Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 3 de junho de 2016

SEGUNDO LUSTRO DA ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA E JORNALISMO

SEGUNDO LUSTRO

cid:image001.jpg@01CDA07A.45CFE840
 Academia Cearense de Literatura e Jornalismo
 
Caros confrades,
 
   
Entramos oficialmente no segundo lustro, e vivemos o momento em que todo o quadro titular teve a sua titularidade acadêmica sobrestada, para que cada um se conforme às regras definidas para a ACLJ refundada, ou aceite tacitamente a sua sublimação à dignidade de Membro Honorário, permanecendo na área de conforto, já que nesta condição honorífica nada se exige do acadêmico, além de boa conduta e bom conceito social, ao tempo em que não se o discrimina em quase nada, além da restrição ao direito de votar e ser votado para as funções administrativas da entidade e para assento deliberativo na Decúria Diretiva.
 
Permanecem nas suas funções os cinco membros da Diretoria e mais cinco membros por ela nomeados decuriões, os quais compõem o quorum de dez membros estatuído para deliberar, e farão a condução do processo refundante transitório. A Decúria Diretiva se compõe atualmente pelo Presidente em Exercício Reginaldo Vasconcelos, o Presidente Emérito Rui Martinho Rodrigues, o Primeiro Secretário Altino Farias, o Segundo Secretário Vicente Alencar, o Tesoureiro Paulo Ximenes, e os demais decuriões Adriano Vasconcelos, Vianney Mesquita, Geraldo Jesuino, Cândido Albuquerque e Arnaldo Santos, que se reúnem, deliberam e assinam as atas.
 
As condições para que cada membro efetivo mantenha a cadeira são a assinatura do voto de renovação do compromisso acadêmico, e que continue ou passe a cumprir as obrigações que decorrem desse ato, quais sejam:
 
a)  a quitação da contribuição mensal de R$ 50,00 (cinquenta reais), ou a anualidade de R$ 600,00 (seiscentos reais);
 
b) o comparecimento espontâneo às reuniões mensais marcadas para a manhã do terceiro sábado de cada mês, no Palácio da Luz – ou justifique a eventual falta com razão relevante de doença, viagem ou outra obrigação profissional inadiável;
 
c)  o acompanhamento do Blog Oficial da ACLJ, cujo acesso regular pode ser comprovado por meio de postagens autorais, ou de comentário pelo menos semanal, ainda que sucinto, a qualquer das matérias publicadas, clicando no ícone do lápis que se encontra na base de cada postagem.
 
Pode parecer bizantina essa última condicionante, todavia a vida moderna está hoje dividida entre o mundo físico e o mundo virtual, de modo que o comparecimento ao sítio cibernético das corporações e entidades em geral corresponde à frequência presencial regular que se exige e se espera de seus componentes – diretores, sócios, servidores, empregados. O acesso é rápido, prático e confortável, para se atualizar em tempo real e para opinar sobre os fatos relativos ao estamento a que pertence – e até para prestigiar o trabalho dos que administram e alimentam esses espaços midiáticos.
 
Para os que não são jornalistas e que ainda não tenham livro publicado, abre-se o prazo de um ano para que elaborem e lancem sua obra inaugural, sobre qualquer tema, de qualquer dimensão e em qualquer suporte, inclusive eletrônico (e-book), para que então cada um dos acadêmicos não jornalistas se consagre como intelectual e literato. É importante lembrar que nada disso é requisito para os Membros Honorários, e que haverá especial tolerância, conforme previsto no Estatuto, quanto a todas as exigências acima, para os Membros Eméritos – que são aqueles que pertençam à Academia Cearense de Letras ou que tenham atingido, ou superado, setenta anos de idade.
 
Fica marcada a próxima reunião mensal da ACLJ para a manhã do dia 18 de junho, a partir das 9:00h, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, na Praça dos Leões, Centro – a primeira a ser realizada nesta fase de renovo.  Na oportunidade se fará a chamada dos acadêmicos que desejem manter a sua titularidade na ACLJ Refundada, definindo-se o grupo que preferirá, honrosa e dignamente, se submeter à sublimação. Por ser turno, os Membros Honorários que comparecerem poderão manifestar interesse pelas cadeiras vacantes, sobre as quais têm prioridade em face de outros que se proponham a candidatos.  
 
Vejam no Blog vídeo da TV Diário sobre a 5ª Assembleia Aniversária, que foi ao ar no último dia 31 e que nos foi remetido em DVD pelo confrade Roberto Moreira.
  
 
 A DIRETORIA
 
VIDE
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA E JORNALISTA
CNPJ 21.063.253/0001-84
 
SEDE SOCIAL
Associação Cearense de Imprensa
Edifício ACI – Rua Floriano Peixoto 735 – Centro – Fortaleza-Ce
Fone 32.46.96.23

Nenhum comentário: