Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 14 de junho de 2016

UFC sobe sete posições e agora é a 87ª melhor universidade da América Latina


UFC sobe sete posições e agora é a 87ª melhor universidade da América Latina

A Universidade Federal do Ceará avançou sete posições e é agora a 87ª melhor universidade da América Latina, de acordo com o mais recente levantamento da QS Universities Rankings: http://goo.gl/adwbBx. No mesmo levantamento, a UFC também subiu três posições no ranking brasileiro, passando a ser a 20ª melhor universidade do País e a única do Ceará a aparecer na relação.

O QS é considerado um dos mais importantes rankings internacionais de avaliação da excelência acadêmica, ao lado de levantamentos como o THE e o ARWU. Este é o segundo ano consecutivo em que a Universidade melhora seus indicadores de qualidade. Em 2014, a UFC ocupava a 100ª posição na América Latina e a 25ª no País. No ano passado, a Universidade era 94ª melhor latino-americana e 23ª nacional.

O novo posicionamento da UFC é avaliado pelo Reitor Henry Campos como "uma afirmação do crescimento, da expansão com qualidade e da maturidade da Instituição", bem como o "resultado de um trabalho realizado pelo conjunto da comunidade universitária".

METODOLOGIA – Para chegar a esses dados, a QS avalia a reputação das instituições tanto do ponto de vista acadêmico como do mercado de trabalho, a partir de entrevistas com representantes desses setores. A QS também considera uma série de indicadores numéricos que avalia o empenho da Universidade na produção científica e no comprometimento com a qualidade de ensino.

A UFC se destacou na quantidade de artigos produzidos por professor, ocupando a 26ª posição na América Latina. Também obteve ótimos desempenhos em impacto das novas tecnologias (32º), redes de pesquisa internacionais (39º) e citações por artigo (41º). O critério redes de pesquisas internacionais foi introduzido este ano e avalia as parcerias internacionais em grupos de pesquisas desenvolvidas por determinada universidade.

"Chama a atenção especialmente o indicador que trata da quantidade de artigos publicados por professor. Os dados demonstram que a produção científica da UFC vem registrando um volume muito importante e, com isso, reconhecimento internacional", diz o Prof. Augusto Albuquerque, Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e responsável por acompanhar o desempenho da UFC nos rankings internacionais.

No ranking Brasil, a Universidade melhorou seu desempenho em praticamente todos os indicadores, com destaque para o indicador "citações por artigo", passando da 17ª para a 8ª posição nacional em apenas um ano. O indicador avalia a repercussão que determinado trabalho teve na comunidade científica a partir de sua citação em outras pesquisas da mesma área.

Fonte: Prof. Augusto Albuquerque, Pró-Reitor Adjunto de Planejamento da UFC – fone: 85 3366 7346

---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi


Nenhum comentário: