Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 24 de junho de 2016

GOVERNO ESTUDA ELEVAR O PERCENTUAL DE BIODIESEL NO DIESEL

GOVERNO ESTUDA ELEVAR O PERCENTUAL DE BIODIESEL NO DIESEL
21/06/16
O governo federal estuda elevar o percentual de biodiesel no diesel dos atuais 7% para até 15%. O Ministério de Minas e Energia criou nesta segunda-feira (20) um grupo de trabalho, composto pelo governo e por representantes do setor privado, para desenvolver as ações necessárias para fazer os testes e validar a mudança na mistura.
O grupo tem até 23 março de 2017 para concluir os testes relacionados ao aumento do percentual para 10% e até 23 de março de 2019 para os estudos relativos à adição de 15% de biodiesel no diesel. As informações foram publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira.
Em março deste ano, foi sancionada a lei que eleva a mistura de biodiesel ao diesel vendido ao consumidor para 8% a partir de 2017. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, esse aumento "incentiva a produção de biodiesel, reduz as importações de óleo diesel e favorece a agricultura familiar e o agronegócio brasileiro".
A mesma lei determina que esse percentual passará para 9% até 2018 e para 10% até 2019. O texto também prevê que pode passar a 15% nos anos seguintes, desde que sejam feitos testes em motores e haja aprovação do Conselho Nacional de Política Energética. Na ocasião em que o projeto de lei foi sancionado, a presidente Dilma Rousseff disse esperar que, com as novas misturas, o preço do combustível fique "mais barato" para o consumidor.
Biodiesel
O biodiesel pode ser extraído de fontes como mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja. Esse tipo de combustível, biodegradável e renovável, pode reduzir a poluição ambiental, segundo o governo.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, entre 2007 - quando o governo lançou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) - e 2014, foram economizados US$ 5,3 bilhões com a importação de óleo diesel.

Nenhum comentário: