Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 13 de junho de 2016

João Candido Portinari palestra sobre a trajetória do pai durante comemorações de oito anos do ICA


João Candido Portinari palestra sobre a trajetória do pai durante comemorações de oito anos do ICA

Em palestra que integra a programação dos oito anos de criação do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, o diretor do Projeto Portinari e filho do importante artista plástico brasileiro, João Candido Portinari, apresenta o tema "Candido Portinari: do cafezal à ONU".

O evento, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), é aberto ao público e acontece nesta quinta-feira (16), às 15h, no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira (Centro de Ciências, bloco 902, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). As inscrições podem ser feitas no local da palestra ou, previamente, via formulário eletrônico:https://goo.gl/UvN4As. Será emitido certificado aos participantes.

TRAJETÓRIA E PROJETO – A palestra pretende expor como a trajetória de Portinari ilustra, literalmente, o famoso ditado do escritor russo Tolstoi: "Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia".

Seu coruscante itinerário começa em um humilde povoado perdido nas imensas plantações de café do interior do Estado de São Paulo e, após legar ao País um retrato emocionado e grandioso, em mais de cinco mil obras, do povo, da vida e da alma brasileira, vai atingir seu ápice nos monumentais painéis Guerra e paz, poderosa mensagem plástica, ética e humanista, presente do Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU).

A exposição de João Candido também focaliza o trabalho de 35 anos do Projeto Portinari, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização da obra e vida do pintor. Também tem como foco sua interface com as áreas de ciência e tecnologia e sua atuação com crianças e jovens de todo o País.

Em particular, sua conquista mais recente: a concretização de um antigo sonho, em décadas julgado impossível, de, após obter da ONU a guarda dos originais de Guerra e pazdurante o período 2010-2014, trazê-los para restauro e exposição no Brasil e no exterior.

Fonte: Setor de Produção Cultural do ICA – fone: 85 3366 9222

===

Revista Entrevista, do Curso de Jornalismo, será lançada na próxima quarta-feira (15)

A revista Entrevista, publicação idealizada e orientada pelo Prof. Ronaldo Salgado e produzida por alunos do Curso de Jornalismo da UFC, chega à sua 35ª edição. O lançamento será na próxima quarta-feira (15), a partir das 18h, na área 2 do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica.

A publicação existe desde 1992 e é resultado da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso, do sexto semestre do curso. Com abordagem centrada no perfil humanizado, a revista apresenta cinco entrevistas em profundidade com personalidades escolhidas pelos alunos da disciplina.

Os entrevistados da edição 35 são: a cantineira Tia Cleide, que há 20 anos cuida da cantina da área 2 do Centro de Humanidades e participa ativamente do dia a dia dos estudantes; a líder comunitária Nereide Alves de Lima, conhecida como Nereide do Pirambu, que leva consigo o bairro no qual nasceu, cresceu e vive até hoje; o marcador de quadrilha junina Reginaldo Rogério, que comanda o tradicional Arraiá do Zé Testinha, no bairro Vila União; o empresário e criador do site Cinema com Rapadura, Jurandir Filho, e a professora do Curso de Medicina da UFC e fundadora do Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde), Raquel Rigotto.

A edição 35 foi produzida no período letivo 2015.2, de agosto de 2015 até fevereiro de 2016, e contou com os seguintes alunos-entrevistadores: Átala Souza, Brenda Albuquerque, Daniel Rezende, Erick Bruno, Frida Popp, João Gabriel, Lauriberto Pompeu, Mylena Gadelha, Rosiane Melo e Taís Barros.

Fontes: Rosiane Melo, estudante de Jornalismo – fone: 85 99829 0959 / Mylena Gadelha, estudante de Jornalismo – fone: 85 99972 2267

===

Livro com etnografia de espetáculo do Coral da UFC será lançado amanhã (14)

Como se dão os corpos em um coro, em cena, em um espetáculo cênico-musical? Essa pergunta é respondida no livro A música do coro/corpo brasileiro: uma etnografia do espetáculo Abraços, que terá lançamento na próxima terça-feira (14), a partir das 18h30min, no Salão Nobre da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

De autoria da antropóloga e musicista Anna Henrike Eymess, a publicação apresenta um olhar etnográfico do espetáculo Abraços, produzido e apresentado pelo Coral da UFC entre novembro de 2009 e março de 2010. O grupo fará uma pequena apresentação no evento.

Anna Henrike Eymess mostra o trabalho do Coral da UFC em um de seus aspectos mais específicos: a construção de seus espetáculos cênico-musicais. A partir de Abraços, a autora apresenta o fazer artístico e musical do coral, que produz espetáculos cênicos à medida que promove e pesquisa o canto coral em cena, guiado pela convicção de que a música brasileira é uma "música do corpo" – que no livro é apresentada como uma "música do coro/corpo brasileiro".

A obra traz, ainda, uma breve história do Coral da UFC e relatos de bastidores do cotidiano de ensaios do grupo, explicando, passo a passo, como é construído um espetáculo de canto coral: da concepção temática, musical e cênica até chegar à produção e apresentação do espetáculo no palco. É como participante do processo criativo que a coralista Anna Henrike Eymess reconstrói para o leitor esse lugar singular de produção musical, cênica e corpórea do coro brasileiro.

O lançamento do livro, que sai em edição bilíngue (português-alemão), é uma realização da Associação de Amigos do Coral da UFC, com apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) e da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC. 

A AUTORA – A alemã Anna Henrike Eymess é graduada em Antropologia Cultural pela Universidade Livre de Berlim (2011) e técnica em Instrumento Musical – Violão pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, 2014). Foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em programas de pesquisa (2010) e pós-graduação (2012 a 2014). Reside no Ceará desde 2012, onde atua como musicista e professora de música e língua alemãs.

Fonte: Anna Henrike Eymess, autora do livro – fones: 85 98781 4579 / 99939 8995


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: