Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Alunos de Arquitetura vencem concurso nacional com projeto sobre ponte da Barra do Ceará

Alunos de Arquitetura vencem concurso nacional com projeto sobre ponte da Barra do Ceará

A proposta de um novo desenho para a ponte José Martins Rodrigues, mais conhecida como ponte da Barra do Ceará, elaborada por uma equipe de alunos de Arquitetura e Urbanismo da UFC, foi a vencedora do 2º Prêmio {Cura}: Transposições. Rafaela Müller, Daniel Benevides, Edson Macedo e Amura Al Houch são autores do projeto Travessias Urbanas, que recebeu o primeiro lugar da premiação entregue pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

A partir da proposição "Como as cidades têm tratado o tema das transposições", os estudantes elaboraram um projeto que contempla uma transposição de mobilidade, com caminhos que contemplavam pedestres, ciclistas e  transportes não motorizados.

"Concebemos o projeto visando não apenas possibilitar ou potencializar a travessia de modais não motorizados, ligando o 'ponto A ao ponto B', mas dando ao percurso um caráter lúdico para valorizar as potencialidades paisagísticas locais", comenta Edson Macedo, um dos autores do projeto.

A ideia para o projeto surgiu a partir do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Rafaela Müller, que investiga as travessias urbanas na Barra do Ceará. "Em uma das primeiras visitas que fiz ao local, vi três mulheres no acostamento, com três carrinhos de bebês, duas delas estavam na rua e uma no passeio. Então, todo dia existe essa demanda de pessoas que passam por lá e que atravessam", afirma.

Ainda segundo a estudante, a transposição de mobilidade teve como objetivo promover uma ressignificação da ponte. "Quisemos dar a ela um uso não apenas como um lugar de passagem. Uma das coisas importantes também foi trazer essa visibilidade para a Barra do Ceará, que é um local muito importante para a cidade", destaca. A premiação ocorreu no mês de abril.

Fonte: Rafaela Müller, aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC – fone: 85 3366 7495

===

UFC forma 62 médicos da 107ª turma da Faculdade de Medicina, em Fortaleza

Em seu pronunciamento na solenidade de colação de grau de 62 formandos da Faculdade de Medicina da UFC, na tarde dessa segunda-feira (6), o Prof. Henry Campos, Reitor da Instituição, além de parabenizá-los pela conquista, enfatizou: "Os novos médicos que temos à nossa frente sobraçando seu diploma universitário são profissionais de uma estirpe muito especial. Foram formados na universidade pública e isto adiciona algo valioso a seus perfis".

O Reitor afirmou que o Brasil é "um País que sempre adiou seu projeto de grande nação, próspera e socialmente justa" e lamentou que "o abismo que separa ricos e miseráveis continua demasiado profundo e cada vez mais inaceitável". Admitiu ainda caber aos brasileiros que tiveram acesso ao ensino superior de qualidade "edificar um Brasil melhor, onde não haja lugar para a miséria, a violência, a exclusão, a discriminação".

Veja outras imagens da colação de grau no Flickr da UFC: https://goo.gl/xpxylG

Representando os concludentes, Ernane Bruno Osório Neto fez da gratidão a tônica de seu discurso. Agradeceu a Deus, aos pais, aos professores e aos pacientes: "Quando os perdemos, nos dão a lição de como somos falíveis". Admitiu que aquele era um momento difícil de traduzir em palavras porque os sentimentos aflorariam por meio de "sorrisos e lágrimas". Falando de convivência nos últimos anos, disse que foram forjadas grandes amizades e observou: "Quando se pensa que é o fim, estamos na verdade diante de um novo começo".

Escolhida pelos graduandos para falar em nome do corpo docente, a Profª Elizabeth de Francesco Daher, vice-coordenadora do Curso de Medicina, ressaltou que "há uma grande diferença ente ser médico e saber Medicina, e que é a consciência de cada um que irá ensinar a diferença".

Ela disse ter a certeza de que os concludentes receberam uma formação geral sólida porque o principal objetivo da Faculdade é proporcionar uma visão crítica, humanística e ética da Medicina. Para a Profª Elizabeth Daher, o que engrandece um profissional de Medicina é a humildade. Ela exortou os novos profissionais a lutarem "para que todos tenham acesso e chances de cura". Por fim, enfatizou que a Medicina é "a arte do amor" e pediu que os novos profissionais "se doem" com serenidade e seriedade, com ousadia e com cautela.

RITUAL – O cerimonial da solenidade de formatura, que ocorreu no novo auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Campus do Benfica, prosseguiu com o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques, fazendo a entrega ao Reitor da lista com a assinatura dos graduandos que seria anexada à ata de colação de grau.

Em seguida, os representantes dos formandos – Paula Cabral Rebouças e Hermano Pontes de Castro – postaram-se à frente da mesa das autoridades acadêmicas, e o concludente João Paulo Carmo Rodrigues dirigiu, ao microfone, o Juramento de Hipócrates, repetido por todos os graduandos, de pé, com a mão direita levantada. O Reitor Henry Campos leu o termo de colação de grau e os considerou formados.

Leia mais: Concludentes de Medicina colam grau no Campus da UFC em Sobral: http://goo.gl/cTXNwx

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938

Fotos em anexo: Viktor Braga/UFC

===

Curso de Gestão e Controle Patrimonial é aberto no auditório da Reitoria

Foi aberto, na manhã desta terça-feira (7), o Curso de Gestão e Controle Patrimonial, promovido pela Pró-Reitoria de Administração para servidores responsáveis pela carga patrimonial das unidades acadêmicas e administrativas da UFC.

Com cerca de 140 participantes inscritos, a formação está sendo transmitida via videoconferência para o Campus de Sobral. As unidades de Quixadá, Russas e Crateús enviaram seus servidores para acompanhar o curso presencialmente no auditório da Reitoria, no Campus do Benfica.

Veja imagens da abertura do curso no Flickr da UFC: https://goo.gl/srn4f8

Ao saudar o público presente, a Pró-Reitora de Administração, Profª Denise Correa, falou da importância do curso após um trabalho de dois anos realizado pela empresa Ernest & Young no levantamento de bens móveis e imóveis da Universidade. "Na licitação, determinamos que a última etapa do trabalho fosse a revisão dos manuais de procedimento no âmbito da UFC e esse treinamento de capacitação para gestão do patrimônio em toda a Universidade", explicou.

O objetivo do curso, completa a Pró-Reitora, é "compartilhar com todos os usuários, responsáveis pelo patrimônio, enfim, com todos os gestores, os procedimentos aplicáveis a essa gestão de bens móveis e imóveis da UFC".

O Curso de Gestão e Controle Patrimonial acontece durante todo o dia nestas terça (7) e quarta-feira (8) e durante a manhã da quinta-feira (9).

Fonte: Pró-Reitoria de Administração – fones: 85 3366 7360 e 3366 7361

Foto em anexo: Jr. Panela/UFC

===

Biblioteca de Ciências e Tecnologia amplia horário de funcionamento dos salões de estudo

O Sistema de Bibliotecas da UFC ampliou o horário de funcionamento dos salões de estudo individual e coletivo, localizados no 2º andar da Biblioteca de Ciências e Tecnologia (BCT). Os salões passam a funcionar das 7h30min às 20h. Anteriormente, o serviço era encerrado às 17h30min.

A mudança atende a uma antiga reivindicação da comunidade universitária do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, que demandava mais tempo para as atividades de estudo. O horário de atendimento da biblioteca continua o mesmo.

Atualmente, o Sistema da UFC contempla 18 unidades nos diversos campi. Algumas delas – como a Biblioteca do Centro de Humanidades – já contam com horário noturno para seus salões de estudo.

Fonte: Sistema de Bibliotecas da UFC – fones: 85 3366 9506 e 3366 9507

---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: