Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Campanha UFC e Você contra o Mosquito entra em nova fase e lança site próprio


Campanha UFC e Você contra o Mosquito entra em nova fase e lança site próprio

A Universidade Federal do Ceará é uma das lideranças do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, proposto pelo Ministério da Educação, e reafirma seu compromisso de erradicação do mosquito Aedes aegyptiiniciando uma nova fase da campanha UFC e Você contra o Mosquito. Lançada em janeiro e já entendida pela Administração Superior como uma ação permanente, a campanha acrescenta a seu escopo um leque de diferentes ações para impactar a comunidade acadêmica.

A principal novidade desta fase é o lançamento do site www.aedes.ufc.br, que concentrará a divulgação de notícias sobre ações de prevenção e combate ao inseto, calendário de formações educativas para os diferentes públicos que compõem a Universidade e mecanismo para solicitação de palestras. No site, também está disponível material didático pronto para ser usado nas atividades de multiplicação para estudantes, servidores docentes, técnico-administrativos e comunidade, como: apresentação de slides, lista de verificação domiciliar e do ambiente de trabalho e peças publicitárias da campanha para veiculação nas redes sociais e em grupos de aplicativos de mensagens.

O grande desafio é superar a crença de que esse é um assunto que todos dominam e já sabem como lidar. Só em 2016, segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, já foram notificados 42.983 casos suspeitos de dengue, 102 diagnósticos de microcefalia associada ao zika vírus e 2.234 pessoas confirmadas com chikungunya no Estado. A situação é preocupante, porém, a educação possui grande potencial de reverter o quadro. "Cada universidade vai dar o seu melhor. A ideia é fazer um trabalho censitário, de acompanhamento da evolução do número de ocorrências, verificar se os casos de microcefalia podem ser atribuídos ao zika, realizar campanhas permanentes, desenvolver pesquisas, buscar vacinas, traçar estratégias", enumera o Reitor Henry de Holanda Campos, que coordena o grupo de trabalho das universidades envolvidas com o tema.

Na nova página, o usuário poderá testar seus conhecimentos de maneira lúdica em um quiz sobre o inseto, as doenças que transmite e as formas de interromper seu ciclo de reprodução. Caso o desempenho na pontuação não seja dos melhores, no próprio endereço eletrônico estão disponíveis estatísticas epidemiológicas, dados científicos sobre as quatro doenças (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e suas possíveis complicações (como microcefalia e síndrome de Guillain-Barré), ferramentas para uma prevenção efetiva em casa, na Universidade e nos espaços públicos, bem como os contatos dos órgãos competentes aos quais se pode denunciar focos do mosquito.

COMUNIDADE ATIVA – Uma das instâncias protagonistas da campanha, a Pró-Reitoria de Extensão pretende contar com o reforço dos mais de 700 programas e projetos de extensão que administra. Envolvendo, dessa maneira, os mais de 600 bolsistas dos projetos, ela vislumbra a chegada da mensagem a um público mais amplo, já que essas ações beneficiam mais de um milhão de pessoas em todo o território cearense. "Há a necessidade de maior engajamento da comunidade universitária no assunto por ela não ter percebido, ainda, a gravidade do problema", alerta.

Já foram realizadas palestras de sensibilização com as equipes de limpeza e manutenção de vários campi, servidores de setores administrativos e organizações estudantis como Programas de Educação Tutorial (PETs) e empresas juniores. Todos saíram da formação com a missão de impactar pelo menos uma turma de companheiros de estudo ou trabalho. A expectativa é de que os alunos, professores e servidores, ao ouvirem as apresentações de seus colegas, compreendam a mensagem e tornem-se também agentes multiplicadores em suas famílias e comunidades.

De acordo com o Prof. Chico Neto, docente do Curso de Publicidade e Propaganda e Coordenador Adjunto de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, todo o processo visa ao empoderamento. "Para que o combate ao mosquito e às doenças seja efetivo, compreendemos que a melhor estratégia de comunicação é oferecer às pessoas informações e ferramentas qualificadas na disseminação de melhores práticas para a prevenção e tratamento da zika, chikungunya, febre amarela e dengue", afirma.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7319

===

Departamentos de Psicologia e de Arquitetura e Urbanismo abrem seleção para professor substituto

Duas vagas para seleção de professor substituo serão abertas a partir de 21 de junho na UFC. Conforme o Edital nº 146/2016 (http://goo.gl/tLTXnx), as oportunidades são para os departamentos de Psicologia e de Arquitetura e Urbanismo, no Campus do Benfica, em Fortaleza.

Voltada para o setor de estudo "Introdução à Psicologia com Ênfase nas Psicologias Fenomenológico-Existencialistas", a primeira vaga, com regime de trabalho de 40 horas semanais, exige dos concorrentes título de doutor. As inscrições podem ser realizadas no período de 21 a 23 de junho. É prevista reabertura para mestres, em caso de não inscrição de doutores, de 27 a 29 de junho. Observada vacância de inscritos com título de mestre, graduados poderão se inscrever nos dias 1º, 4 e 5 de julho.

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo receberá inscrições para o setor de estudo "Projeto Gráfico" nos dias 21, 22, 23, 24 e 27 de junho. A vaga exige dos candidatos somente graduação e tem regime de 20 horas semanais de trabalho.

Informações sobre taxas, documentação exigida, remuneração, entre outras, podem ser acessadas no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: http://goo.gl/tLTXnx.

Fonte: Divisão de Concursos e Provimento – fone: 85 3366 7407

===

Lançada segunda oferta de curso de formação em Telessaúde

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da UFC, em parceria com o Programa Telessaúde Brasil Redes, está com inscrições abertas para a segunda oferta do curso Formação de Orientadores para Usuários do Programa Telessaúde Brasil. A iniciativa é voltada para profissionais de saúde que atuam na atenção básica, com nível superior ou médio.

Após preencher o formulário de inscrição (https://goo.gl/PK7j1p), cada candidato deve receber um e-mail com instruções em até 48 horas, indicando o link de acesso ao curso e como proceder. Nesta edição, serão ofertadas 500 vagas para todo o Brasil. As inscrições, que vão até o preenchimento de todas as vagas, são feitas através de formulário eletrônico.

SOBRE O CURSO – O projeto pretende ampliar a capacidade de enfrentamento de situações de risco que se apresentam nas áreas de atuação do profissional de saúde e áreas afins. O curso é autoinstrucional, na modalidade a distância, sem mediação de tutor, constituído de cinco módulos, com duração de até três meses. O primeiro módulo aborda as diretrizes do Programa Telessaúde Brasil Redes e seu funcionamento no Estado do Ceará. O segundo aborda as doenças tropicais, com enfoque em dengue, chikungunya e zika, seguido pelos módulos sobre geriatria, drogas e doenças crônicas não transmissíveis.

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) – fone: 85 3366 8055

---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi


Nenhum comentário: