Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Livro com etnografia de espetáculo do Coral da UFC será lançado terça-feira (14) na Reitoria


Livro com etnografia de espetáculo do Coral da UFC será lançado terça-feira (14) na Reitoria

Como se dão os corpos em um coro, em cena, em um espetáculo cênico-musical? Essa pergunta é respondida no livro A música do coro/corpo brasileiro: uma etnografia do espetáculo Abraços, que terá lançamento na próxima terça-feira (14), a partir das 18h30min, no Salão Nobre da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

De autoria da antropóloga e musicista Anna Henrike Eymess, a publicação apresenta um olhar etnográfico do espetáculo Abraços, produzido e apresentado pelo Coral da UFC entre novembro de 2009 e março de 2010. O grupo fará uma pequena apresentação no evento.

Anna Henrike Eymess mostra o trabalho do Coral da UFC em um de seus aspectos mais específicos: a construção de seus espetáculos cênico-musicais. A partir de Abraços, a autora apresenta o fazer artístico e musical do coral, que produz espetáculos cênicos à medida que promove e pesquisa o canto coral em cena, guiado pela convicção de que a música brasileira é uma "música do corpo" – que no livro é apresentada como uma "música do coro/corpo brasileiro".

A obra traz, ainda, uma breve história do Coral da UFC e relatos de bastidores do cotidiano de ensaios do grupo, explicando, passo a passo, como é construído um espetáculo de canto coral: da concepção temática, musical e cênica até chegar à produção e apresentação do espetáculo no palco. É como participante do processo criativo que a coralista Anna Henrike Eymess reconstrói para o leitor esse lugar singular de produção musical, cênica e corpórea do coro brasileiro.

O lançamento do livro, que sai em edição bilíngue (português-alemão), é uma realização da Associação de Amigos do Coral da UFC, com apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) e da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC. 

A AUTORA – A alemã Anna Henrike Eymess é graduada em Antropologia Cultural pela Universidade Livre de Berlim (2011) e técnica em Instrumento Musical – Violão pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, 2014). Foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em programas de pesquisa (2010) e pós-graduação (2012 a 2014). Reside no Ceará desde 2012, onde atua como musicista e professora de música e língua alemãs.

Fonte: Anna Henrike Eymess, autora do livro – fones: 85 98781 4579 / 99939 8995

===

MEAC promove 2ª Semana do Bebê com palestras, oficinas e rodas de conversa

A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do complexo hospitalar da UFC ligada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove, de 13 a 17 de junho, a 2ª Semana do Bebê. A abertura será às 8h30min da segunda-feira (13), no auditório do Curso de Odontologia da UFC (Rua Monsenhor Furtado, s/n, Rodolfo Teófilo).

As ações são voltadas ao público interno, mas profissionais de outras instituições, estudantes e demais interessados poderão participar de palestras específicas.

A Semana do Bebê, inspirada em ação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi realizada pela primeira vez na Maternidade-Escola em maio do ano passado. "Surgiu como um convite para incluir a MEAC na programação da Prefeitura Municipal, mas a adesão dos profissionais da casa foi tão grande que acabamos tendo uma programação muito intensa e rica e decidimos que esse evento entrou para o calendário oficial da MEAC. Neste ano tomamos a iniciativa de realizar a segunda edição", explica a enfermeira Elisângela Guerra, uma das organizadoras do evento.

Aleitamento, higiene, sono, saúde e desenvolvimento do bebê são alguns dos temas a serem abordados em palestras, oficinas e rodas de conversa. A programação inclui ainda sessão de cinema, shantala (técnica indiana de massagem), orientações sobre método canguru e incentivo à participação do pai no cuidado do recém-nascido. Em todos os dias da programação, haverá uma palestra com 80 vagas abertas ao público, mediante inscrições prévias.

Para o público externo, as atividades serão realizadas no refeitório da MEAC, sempre das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas no Núcleo de Educação Permanente em Saúde da MEAC, por meio dos telefones (85) 99266 4788 e (85) 3366 8526 ou pelo e-mail educacaocontinuada@meac.ufc.br. A programação completa pode ser acessada no site da MEAC: http://goo.gl/9vP1WJ.

Programação para o público externo:
13/6 – Reanimação Neonatal
14/6 – Terapia Intravenosa 
15/6 – Direitos do Bebê 
16/6 – Mitos e Verdades sobre Alimentação da Nutriz 
17/6 – Interdisciplinaridade no Cuidado ao Bebê.

Fonte: Núcleo de Educação Permanente em Saúde da MEAC – fone: 85 3366 8526

===

Pesquisador ministra palestra sobre educação básica e discurso psicanalítico

O Núcleo de Avaliação Educacional (Nave), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, promove quarta-feira (15), das 9h às 11h30min, palestra ministrada pelo Prof. Eric Ferdinando Kanai Passone, pós-doutorando no Laboratório de Pesquisas e Estudos Psicanalíticos e Educacionais sobre a Infância (Lepsi) da Universidade de São Paulo (USP).

Será apresentado o resultado da pesquisa "Da avaliação da educação básica aos incentivos por resultados: uma abordagem pelo discurso psicanalítico".

A iniciativa é uma parceria entre a UFC e a USP e será sediada no Auditório Valnir Chagas (Rua Waldery Uchôa, 1, Benfica). As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, por meio de formulário eletrônico: https://goo.gl/jHzddt. Mais informações no site do Nave: www.nave.ufc.br.

Fonte: Prof. Raimundo Hélio Leite, coordenador do Nave – fone: 85 3366 7676


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: