Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Documentário O começo da vida terá duas sessões gratuitas na Reitoria


Documentário O começo da vida terá duas sessões gratuitas na Reitoria

A Pró-Reitoria de Extensão da UFC promove, nesta quarta-feira (1º), duas sessões do documentário O começo da vida (Brasil, 2016, 80 min), às 12h e às 16h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica). São disponibilizados 140 lugares por sessão.

Após as exibições, haverá debate com especialistas (professores Álvaro Madeiro Leite e Almir de Castro Neves, do Departamento de Saúde Materno-infantil, e Marcia Machado, pró-reitora de Extensão e docente do Departamento de Saúde Comunitária da UFC) sobre o tema primeira infância (período que vai da gestação aos seis anos), apresentado no longa-metragem dirigido por Estela Renner.

O começo da vida percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa. A entrada é gratuita e as sessões são abertas ao público em geral. Assista a um dos trailers do filme em: https://www.youtube.com/watch?v=NtLlAnYhV_M.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fone: 85 3366 7452

===

Estudantes escolhem nova diretoria do DCE em eleições de hoje (31) a quinta-feira (2)

Acontece de hoje (31) até quinta-feira (2), com urnas em todos os campi da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza e no Interior, eleições para a nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Instituição. Concorrem quatro chapas:

Chapa 10 – DCE Diferente; 
Chapa 20 – Lutar, Resistir e Construir; 
Chapa 30 – Sem Tempo para Temer;
Chapa 40 – Todo Mundo no DCE.

Qualquer estudante da UFC regularmente matriculado pode votar, comparecendo à urna instalada em sua unidade acadêmica e apresentando documento com foto (RG, CNH, carteira de estudante etc.).

SOBRE O DCE – O DCE é a entidade de representação máxima dos estudantes de uma universidade. Representa e defende, junto com os centros acadêmicos dos cursos, os interesses do corpo discente, bem como estimula o debate de ideias e promove ações de caráter político, cultural, científico e social. No último dia 10, o DCE completou 60 anos de criação. O Jornal da UFC de maio produziu reportagem sobre a entidade: http://goo.gl/QaN6XA. Outras informações estão disponíveis na página do DCE da UFC no Facebook: https://goo.gl/xkio0N.

Fonte: Pedro Aragão, da comissão eleitoral – fone: 85 99951 8584

===

Prorrogado período de inscrições para a 28ª edição da Semana de Estudos Clássicos

Foi prorrogado o período de inscrições para a XXVIII Semana de Estudos Clássicos, que ocorre de 20 a 25 de junho, na área 1 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2683, Benfica). O evento é promovido pelo Núcleo de Cultura Clássica – vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras – e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras.

Nesta edição, o tema será "O feio e o torpe na Antiguidade e sua recepção". Haverá conferências, minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. A conferência de abertura será ministrada pelo Prof. Konstantinos P. Nikoloutsos, da Saint Joseph's University (Filadélfia, Estados Unidos).

INSCRIÇÕES – As inscrições para quem deseja apresentar trabalho vão até 5 de junho. Os estudos podem ser apresentados nas modalidades comunicação, pôster e esquete. Os resultados da inscrição serão divulgados até 10 de junho. Já as inscrições para aqueles que não apresentarão trabalhos seguem até 17 de junho, na secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras. Outra opção é se inscrever no dia 20 de junho, no local de credenciamento do evento. Acesse detalhes sobre o processo de inscrição e a íntegra da programação atualizada:http://goo.gl/24pc0i.

Fonte: Profª Ana Maria César Pompeu, do Departamento de Letras Estrangeiras – fone: 85 3366 7612 / e-mail: amcpompeu@hotmail.com

===


Livro sobre formação e docência será lançado em Sobral na quinta-feira (2)

Nesta quinta-feira (2), a partir das 19h, acontece o lançamento do livro Formação de professores, docência e avaliação educacional em debate: diálogos (im)pertinentes, em Sobral. A solenidade, aberta ao público, será no Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED), localizado na Rua Iolanda P. C. Barreto, 132, Derby Clube.

Sob a organização dos professores Herbert Lima Vasconcelos (do Instituto UFC Virtual) e Isaías Batista de Lima (da Universidade Estadual do Ceará – UECE), a publicação busca refletir sobre docência em suas matizes de formação, de prática docente e de avaliação dessa prática, amparada na concepção de práxis.

Dividido em três partes (formação docente, práxis docente e avaliação educacional), o livro é composto por 12 capítulos, elaborados por pesquisadores de diversas áreas, como Psicologia, Matemática, Física, Pedagogia, Economia, entre outras, vinculados a diferentes instituições de ensino brasileiras, como o Instituto Centro Tecnológico (Centec), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além da UFC e UECE. Exemplares serão distribuídos gratuitamente no local, durante o lançamento.

Fonte: Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFC – fones: 85 3366 9024 e 3366 9031



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: