Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Comitê divulga nota em que expressa preocupação com rumos da Base Nacional Curricular Comum


Comitê divulga nota em que expressa preocupação com rumos da Base Nacional Curricular Comum

Os professores que integram o Comitê de Assessoramento e a equipe de especialistas que participaram da primeira e segunda versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) divulgaram nota na qual demonstram preocupação com os rumos de algumas discussões da BNCC. As professoras da UFC Massília Dias Lira e Sílvia Helena Vieira Cruz, que integram o Comitê, subscreveram o documento.

A BNCC vem sendo discutida por segmentos, como alunos, pais de alunos, professores de escolas públicas e privadas, organizações não governamentais, além de entidades como o Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), há quase um ano. No dia 31 de maio, foi divulgada uma segunda versão preliminar, que seria discutida nos estados e municípios por meio das secretarias estaduais e municipais de educação. 

No entanto, os participantes do Comitê e da equipe de especialistas dizem que foram surpreendidos com um seminário promovido pela Comissão Parlamentar de Educação da Câmara dos Deputados para discutir o BNCC sem a participação do grupo. 

“Preocupam-nos iniciativas que vêm tentando deslocar a discussão da Base do âmbito do Consed, da Undime e do Conselho Nacional de Educação para outras instâncias, com a participação de grupos e atores cuja legitimidade para deliberar sobre o processo não foi ou tem sido discutida com a sociedade”, diz o texto do documento: http://goo.gl/9W1kNT

Fonte: Profª Massília Dias Lira, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC – e-mail: massiliadias@bol.com.br

===

Projeto de extensão promove blitz ecológica e mutirão de limpeza no Parque Parreão I

O projeto de extensão Pró-Parreão I, ligado ao Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC, realiza, nesta sexta-feira (3), blitz ecológica e mutirão de limpeza no Parque Parreão I.

A ação, que ocorre das 7h30min às 11h, é promovida em parceria com a organização não governamental Grupo de Interesse Ambiental (GIA), a Associação Parque Parreão I (Assoppri) e o SOS Mata Atlântica.

As atividades serão realizadas entre as avenidas Borges de Melo e Eduardo Girão, por trás do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé. O ponto de encontro será no anfiteatro do Parque Parreão I. Para participar, é necessário fazer  inscrição através de formulário eletrônico:https://goo.gl/4zg8oL. Serão fornecidos certificados de participação com carga de quatro horas.

As atividades estão integradas à Semana do Meio Ambiente dos movimentos socioambientais do Ceará, que iniciou atividades no último dia 30, estendendo-se até o dia 9. A programação completa pode ser acessada na página do evento no Facebook: https://goo.gl/wunJRH.

Fonte: Profª Dominik Fontes, coordenadora do projeto de extensão Pró-Parreão I – fone: 85 3366 8045

===

Ciclo de palestras sobre Linguística realiza segundo bloco de debates nesta sexta-feira (3)

O segundo bloco do I Ciclo de Palestras do Laboratório de Estudos em Linguística (Label) da UFCá será realizado, nesta sexta-feira (3), das 14h às 19h, no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica).

O encontro traz o tema "Epistemologia e interdisciplinaridade na Linguística" em sua conferência de abertura, a ser ministrada pelo Prof. Ricardo Lopes Leite, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC.

Compondo a mesa-redonda "Metodologias de análise semiótica do texto literário", a doutoranda Marilde Alves da Silva e os mestrandos Raquel Vieira Sobrinho e Roger Rômulo Monteiro de Medeiros, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, falarão sobre o tema "Semiótica discursiva e suas múltiplas possibilidades de diálogo com a Literatura".

INSCRIÇÕES – Interessados podem se inscrever via formulário on-line (https://goo.gl/aoQnwp) ou, presencialmente, na data do evento. Será concedido certificado aos participantes. Mais informações sobre o ciclo de palestras estão disponíveis no site da revista Entrepalavras:http://goo.gl/SJxrSQ.

Fonte: Profª Claudete Lima, coordenadora do Label – fones: 85 3366 7624 e 3366 7625 / e-mail: label@entrepalavras.ufc.br

===

Seminário na Faculdade de Direito discute prevenção de homicídios de jovens

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza na sexta-feira (3) o seminário Prevenção dos Homicídios na Adolescência: Discutindo Armas e Drogas, no auditório da Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro).

A palestra de abertura, às 8h30min, será ministrada pelo sociólogo Júlio Jacobo, responsável pelos estudos do Mapa da Violência e pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.

Ainda pela manhã, às 10h30min, outro painel discutirá temas relacionados às drogas, em debate conduzido por Luciana Boiteux, professora e coordenadora do grupo de pesquisa em Política de Drogas e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Rafael Baquit, médico do Hospital de Saúde Mental de Messejana e coordenador do coletivo Balance Redução de Risco e Danos.

À tarde, a partir das 13h30min, o debate aborda o acesso a armas, com participação do pesquisador Luís Fábio, do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC; Michele Ramos, do Instituto Igarapé (RJ); e Bruno Langeani, do Instituto Sou da Paz (SP). Às 16h, haverá uma mesa de debate com os palestrantes do evento.

O Comitê é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line: https://goo.gl/GaXcHj.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará – fone: 85 3277 2504

===

Exposição Terra em movimento apresenta elementos da Geologia e Paleontologia

O Departamento de Geologia da UFC promove, na sexta-feira (3) e sábado (4), a exposição Terra em movimento, no Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200, Benfica). O evento é realizado anualmente, em alusão ao Dia do Geólogo, comemorado em 30 de maio.

A exposição itinerante é organizada em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFC e tem o objetivo de mostrar elementos da Geologia, como minerais, rochas, equipamentos e áreas de atuação profissional, e da Paleontologia, como fósseis. O projeto está em execução desde 2013 e já foi apresentado em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e em cidades na região do Cariri.

Fonte: Prof. Wellington Ferreira da Silva Filho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFC – fone: 85 3366 9867

===

Curso de gestão e controle patrimonial tem início na terça-feira (7)

A Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal do Ceará promove, de 7 a 9 de junho, o Curso de Gestão e Controle Patrimonial no Auditório Reitor Ícaro Moreira, no Centro de Ciências (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

O treinamento será ministrado pela equipe da Ernest & Young, uma das mais renomadas empresas de auditoria do mundo, sendo destinado aos servidores responsáveis pela carga patrimonial no âmbito das unidades acadêmicas e administrativas. As inscrições já foram feitas por ofício circular.

Fonte: Pró-Reitoria de Administração – fones: 85 3366 7360 e 3366 7361



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: