Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 19 de maio de 2015

Inscrições para o ENEM 2015 começam em 25 de maio


Inscrições para o ENEM 2015 começam em 25 de maio

O Ministério da Educação (MEC) informou na última quinta-feira (14) que as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 serão de 25 de maio a 5 de junho, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep: www.inep.gov.br). As provas estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro. Nos dois dias de exame, os portões nos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Confira o edital com as regras do ENEM: http://bit.ly/1EftESc.

O ENEM é a única forma de ingresso na UFC. O Exame é indispensável para que os estudantes possam concorrer no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do qual a Universidade participa. Desde 2013, a Instituição utiliza a nota do ENEM também como critério para a admissão de graduados e transferidos de outras instituições de ensino superior, bem como no ingresso para os cursos semipresenciais. Em todos os casos é exigida a edição mais recente do exame. A nota é ainda pré-requisito para quem desejar concorrer a bolsas de estudo no exterior do programa Ciência sem Fronteiras.

INSCRIÇÃO – Para inscrever-se no ENEM, são necessários os documentos de identidade e CPF do candidato. Estarão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública, além das pessoas que se declararem carentes. Para os demais, o valor será de R$ 63,00. O pagamento deve ser feito até às 21h59min (horário de Brasília) do dia 10 de junho. A confirmação das inscrições será feita apenas pelo site do ENEM:http://enem.inep.gov.br.

O candidato pode obter mais informações sobre o ENEM 2015 no site do Inep: www.inep.gov.br.

Fonte: Divisão de Comunicação da Prograd/UFC, com informações da Assessoria de Comunicação do Inep – fone: 85 3366 9219

=====

Empossados mais nove servidores para os campi de Fortaleza e do Interior

O Reitor em exercício da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, empossou nove servidores, sendo três docentes e seis técnico-administrativos, nesta segunda-feira (18), na sala de reuniões da vice-reitoria. Os empossados ocuparão cargos nos campi da UFC em Fortaleza e em Russas.

Durante a cerimônia de boas vindas, o Prof. Henry Campos destacou a importância desse momento de recepção de novos servidores para quebrar a distância entre servidores e a administração superior. "Esse acolhimento sinaliza a nossa disposição para dialogar com o servidor", afirmou.

Veja imagens da posse no Flickr da UFC: http://bit.ly/1Ab5Wfb

O Reitor em exercício fez uma apresentação sobre a UFC, destacando aspectos como a presença da Instituição em importantes rankings nacionais e internacionais ligados à educação; o compromisso com a democratização do acesso dos jovens ao ensino superior, com a adesão ao sistema de cotas e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação; a expansão de campi da Universidade para o Interior e o papel desempenhado junto à comunidade.

"Vocês agora fazem parte de uma das maiores e melhores universidades do Brasil. Todo trabalho é valioso e todos vocês vão trazer conteúdo importante para a Universidade", completa o professor dando boas vindas aos novos empossados. Veja a lista completa dos servidores que tomaram posse: http://bit.ly/1cLuy2Q.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

=====

Ciclo de Debates sobre a UFC tem início nesta quarta-feira (20), na Reitoria

Realizado pelo Observatório de Políticas Públicas (OPP) da Universidade Federal do Ceará, terá início nesta quarta-feira (20), às 18h, no Auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), o Ciclo de Debates sobre a UFC. Neste primeiro encontro, que tem como tema Responsabilidade Socioambiental, será debatida a Campanha UFC Sustentável (http://bit.ly/1ID5Y1O), que visa otimizar o uso de recursos e evitar desperdícios na Instituição.

Participam como palestrantes do encontro o Prof. Augusto Albuquerque, coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento, e o Prof. Tomás Nunes Cavalcante, do Departamento de Engenharia Elétrica. Como debatedores, foram convidados Maria Isabel de Araújo Furtado, professora aposentada do Departamento de Teoria Econômica, e o estudante Aníbal Neves de Morais Bastos, do Curso de Geografia.

Segundo o Prof. Fernando Pires, coordenador do OPP, "como a Universidade é uma instituição que fomenta e dissemina o saber, a democracia, e tem papel fundamental na formação científica e humanista que deve ser referência para a concepção de políticas e da gestão pública do nosso Estado e região, devemos nos voltar também para ela", explica. Para participar do Ciclo, não há necessidade de fazer inscrição prévia.

CAMPANHA – A Campanha UFC Sustentável (http://bit.ly/1ID5Y1O) tem como referência o Plano de Logística Sustentável (PLS), documento editado em junho de 2014 como resposta da Administração Superior à instrução normativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que convocou todas as instituições federais a elaborarem e aplicarem estratégias de sustentabilidade.

Na UFC, as ações procuram reduzir o consumo de materiais, água, energia elétrica, expandir as práticas de coleta seletiva solidária, editar catálogo de árvores da Universidade e elaborar georreferenciamento das árvores catalogadas, dentre outras.

Fonte: Prof. Fernando José Pires de Sousa, coordenador do Observatório de Políticas Públicas da UFC – fone: 85 3366 7822


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – Fortaleza/CE – CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 – Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: