Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O RETRATO OSVALDO PERALVA

Meus caros, recomendo a leitura do relançamento do livro ¨O Retrato¨ , do jornalista baiano ( já falecido ) Osvaldo Peralva.
O autor, que era comunista, relata fatos interessantes de sua vida e o seu desencanto com a ideologia marxista, depois de ter ocupado a quarta posição na hierarquia do PCB.
Ao discorrer sobre o período em que foi a Moscou estudar na escola de formação de bolchevistas, sobre a doutrina Marxista-Leninista afirma que ¨o curso era uma espécie de lavagem cerebral, que buscava produzir agentes capazes de executar as ordens mais absurdas sem vacilar, e que NÃO TENTASSE PENSAR, a não ser por meio de chavões, para evitar desvios da linha do Partido, fixada pela Direção Suprema. Através da pressão ideológica, e do próprio regime de internato, onde se fazia a apologia da obediência cega e do endeusamento de tudo que fosse soviético, buscava-se transformar cada aluno em um indivíduo despersonalizado, sem quaisquer interesses ou vontades que não fossem os interesses e as vontades da Direção do Partido¨.
 Ao se desligar do Partido, após a  desestalinização  promovida pelo Nikita Kruschev, foi execrado pelos antigos camaradas, acusado de Agente da CIA (suprema ofensa a um ex-comunista),  perseguido e preso pelo regime militar pós-64,  foi depois relegado a um ostracismo até sua morte.
A referência à Escola de Moscou me lembrou a descrição do mesmo internato onde Ramon Mercader foi treinado para assassinar o Trotski, como nos narra Leonardo Padura no espetacular ¨O Homem que amava cachorros¨(também recomendo com empenho).
Eu acho que já nasci com mais de trinta anos, principalmente porque GOSTO MUITO DE PENSAR.

Nenhum comentário: