Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 28 de maio de 2015

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 798

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 798
28 DE MAIO DE 2015 QUINTA-FEIRA
FORTALEZA / CEARÁ / BRASIL
AMÉRICA DO SUL
Nós somos sul-americanos


"os pezinhos das sombras fazem cocegas;
achatado dentro do silêncio
neuroses retomam seu ciclo
(noiti) (firme) (mente)"
Airton Monte, na Antologia III - Os Novos Poetas do Ceará.

POETA TODA VIDA
Livro de Almir Gomes de Castro
Edições Livro Técnico - 2002
Leia e prestigie os autores cearenses.

ROSA DOS EVENTOS
Livro de Francisco Carvalho +
Edições UFC - 1982

Nesta edição o grande poeta alencarino 
homenageou com Poemas de Areia:

- Almeida Fischer.
- Antonio Abelardo de Vasconcelos.
- Caetano Ximenes Aragão. 
- Cláudio Martins.
- F. S. Nascimento.
- Hélder Souza.
- Neudson Braga.
- Pedro Paulo Montenegro.
- Wilson Castelo Branco.

homenageou com Contemplação do ruminante:

- Antônio Girão Barroso.
- Artur Eduardo Benevides.
- Gilberto Mendonça Telles.
- Jáder de Carvalho.
- Linhares Filho.
- Luiz Teixeira Junior.
- Moreira Campos.
- Rogério Bessa.

homenageou com Sena ao vento:

- Adriano Espínola.
- Caio Porfírio Carneiro.
- Carlos D"Alge.
- Horácio Dídimo.
- José Alcides Pinto.
- José Maia.
- Maria da Conceição Sousa.
- Rogaciano Leite Filho.
- Solange Botelho.

APUIARÉS NO MEU DESTINO
Livro de Tonico Marreiro
Editora do Autor - Canindé - CE - 2014

O Prefácio é de Augusto César Magalhães Pinto

Encontramos os seguintes Capítulos:

* A presença da Igreja Católica no municipalismo do Brasil.
* Com conheci Apuiarés.
* Patrycia me fez voltar a Apuiarés.
* Destaques culturais.
* Um apêndice para a História.


MUNDINHA PACHECO E O RESTO DO PESSOAL é um dos melhores livros da literatura cearense. Foi escrito por Juarez Barroso, já falecido, e publicado pela José Olympio,
Editora, em 1969.

NO PRÓXIMO DIA 2 DE JULHO serão passados 154 anos do nascimento do escritor cearense Oliveira Paiva, que nasceu em Fortaleza, em 2 de julho de 1861.

OLIVEIRA PAIVA estudou no Seminário do Crato, e escreveu Dona Guidinha do Poço, editado em 1892. Foi autor, também, do romance A Afilhada, em 1889.

O JORNALISTA RODOLFO ESPÍNOLA escreveu um livro, verdadeiro Documento, com relação aos Portos do Ceará. Trata-se de "Caravelas, Jangadas  e Navios - Uma História Portuária".

A PUBLICAÇÃO TEVE UM GRANDE destaque, todo especial, do professor José Borzachiello, Geográfo, e pertencente  aos quadros Docentes da UFC, que escreveu as Abas da Obra.

ROMEU DUARTE JÚNIOR, Arquiteto e Professor do Curso de Arquitetura, da UFC, fez o Prefácio da obra, e mostrou a satisfação pela publicação.

O LIVRO CONTINUA À VENDA, em Fortaleza, restando poucos exemplares. Tive o prazer de adquirir o volume, no seu lançamento, e dou o meu testemunho da sua importância junto à História do nosso Estado. Qualquer contacto, através do telefone (85) 9994.8679, para adquirir a obra.

TERMINA HOJE,  EM BÚZIOS,  o XXXII Congresso Nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. O Ceará é representado pelos jornalistas Fenelon Gonçalves, Antonio José de Oliveira e José Carlos Araújo.

LAMENTAVELMENTE, UM BRASILEIRO está envolvido num dos maiores escândalo s do futebol mundial. 8 dirigentes da FIFA foram presos, como larápios, entre eles José  Maria Marim, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol e da CBF.

ACABOU O TABU DE MORAR em apartamento, sem assalto. Vocês acompanharam, ontem, em São Paulo, no bairro dos Jardins. Ladrões invadiram um apartamento de luxo e renderam os donos.

FATOS DESTA NATUREZA são registrados em todas as Cidades. O problema é que no Brasil existem maias bandidos que policiais. Tanto faz, você morar aqui ou alhures. Não temos segurança, este é o problema.

O BRASIL PRECISA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE 1º, 2º e 3º Graus. Mais escolas, menos Presídios.

A Av. Heráclito Graça está esburacada e escura. No mais é preciso que sejam podadas as árvores do passeio. Não cortadas, como geralmente se faz, mas sim podadas, como deve ser.

A AV. RUI BARBOSA está um primor. Buracos em seu asfalto em toda a Via. Beleza!

UMA REUNIÃO DE NÍVEL para 5, 10, 10, 50 ou mais pessoas você encontra o melhor
dos docinhos em DUET DOCERIA. O contato pode ser feito pela Internet: duet.doceria@gmail.com ou pelo telefone (85) 9992.1262.

AS 22 HORAS DE HOJE na Rádio Assunção Cearense AM 620 a realização do Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte. Na Internet: radioassuncaocearense.com

FRANCISCO NOBREGA que preside a Academia de Letras e Artes do Nordeste - ALANE está concluindo seu novo romance.

MÉDICO JOACYLIO PONTE estará em outubro na Cidade de Chicago para participar de Congresso Internacional no Colégio Americano de Cirurgiões. Ele é professor  da Faculdade de Medicina da UFC.

ALEXANDRE MAIA pontua o sábado com seu programa musical a partir das 14 horas na Rádio Assunção Cearense AM 620.

CLÉLIO CAVALCANTE do Ônibus-Livraria Chico Xavier (Av. Beira Mar) encontra-se em Salvador (Bahia). Foi visitar seu amigo Divaldo Franco, notável Orador espírita, atualmente com 88 anos.

ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS abrirá seu Ciclo de Palestras deste ano, em  setembro, com a presença do escritor Antonio Torres, da Academia Brasileira de Letras. Confirma o presidente da ACL, escritor José Augusto Bezerra.

O ASSASSINATO DA BAILARINA RENATA BRAGA que foi morta  há 21 anos - barbaramente -
terá sua vida transformada em filme. Seu assassino continua impune. Ainda espera-se o julgamento do caso. 

AS 16 HORAS DE HOJE a Academia Cearense da Língua Portuguesa estará reunindo a sua Diretoria. Valdemir Mourão lembra a todos a necessidade da presença.

IV ENCONTRO DE UFOLOGIA ESPÍRITUALIDADE DO CEARÁ será realizado neste sábado. Endereço: Rua Pereira Filgueiras, 4. Telefone de contactos: 3272.1218. Agomar Martins e Mônica Pinheiro e Jorge Nóbrega entre os conferencistas.

E OS SINOS DAS IGREJAS CATÓLICAS DE FORTALEZA não estão mais tocando em sua totalidade. Um alí outro acolá em ação.  Lamentável. Não se sabe como uma tradição milenar acaba em nossa Cidade. Sem dúvida por aqui residem muitos imbecis, idiotas e desclassificados que concordam com isso. Inclusive gente graduada.

B & Q a Empresa qe se preocupa com a sua Empresa e você!

CASA DE LIVROS USADOS O GERALDO na Rua 24 de maio, 950, quase esquina com Rua Pedro I. Você combina o preço da Obra que deseja adquirir.


QUEREM CALAR O RÁDIO BRASILEIRO acabando com as Emissoras AM. 

CONTINUAM OS ASSALTOS A CICLISTAS. Muitas bicicletas já foram levadas. As ciclovias deram aos ladrões chances bem maiores de agir.

POE SINAL AS CICLOVIAS CHEGARAM com atraso de 50 anos. Hoje a maioria das pessoas que antes utilizavam o pequeno veículo  atualmente usam  motocicletas. 

BRASIL - QUE DEUS NOS AJUDE!



Nenhum comentário: