Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 28 de maio de 2015

E PARA ONDE VAMOS ?


E PARA ONDE VAMOS ?
 
Como tenho destacado há muitos anos, principalmente neste Jornal , para termos uma boa Qualidade de Vida, é necessário desenvolver os seus dois Condicionantes Fundamentais (Educação e Saúde) e os Secundários (Estilos de Vida e Ambientes Saudáveis). 
 
Os países desenvolvidos mostram isto com ótimos exemplos, conhecidos neste mundo tão difícil. E o que temos também destacado, é que Saúde e Educação, constituem uma “dupla” relacionada e completamente articulada. Não conhecemos nenhum país que tenha desenvolvido uma sem a outra. Assim também, como os  Princípios Secundários, são sempre desenvolvidos em conjunto. E, pesquisas em renomadas Universidades, tem demonstrado que eles são responsáveis por até 70% de nossa longevidade. E agora, quando a quantidade de idosos aumenta rapidamente, eles se tornam evidentes e chegam a ser destaques permanentes na imprensa e na internet mundial.
 
Assim, este meu “Delenda Cartago”, e que me perdoem os leitores amigos, pela repetição.
Em meu artigo de Março escrevi: “Alegra-me, neste momento tão importante da vida brasileira, saber que o Governador de nosso Estado, convidou um profissional de alta competência,  como o Dr. Carlile Lavor, para Secretário de Saúde. Trabalhamos e aprendemos juntos e, tenho certeza, ele sabe o que deve ser feito. Que lhe sejam dados os elementos necessários para a implantação de uma indicada saúde pública. Sem dinheiro e sem profissionais capacitados e adequados para a saúde pública brasileira, jamais vamos alcançar uma boa qualidade de vida”.
Carlile também participou de vários de nossos Programas de Rádio, “Novas Idades”, na FM Universitária, e soubemos exatamente de seus conhecimentos e desejos atuais para a Saúde Pública brasileira  e , principalmente, cearense. 
Não passaram 2 meses após esse nosso artigo, e a Imprensa cearense se encheu de notícias, de entrevistas com Carlile, do porque de sua saída e sobre a situação de nossa Saúde  Pública. A história continua se repetindo há muitos anos e agora, ainda mais complicada com a falta de planos futuros prospectivos, ausência de verbas e de administração participativa, grande disputa política, diversidade de partidos pro e contra o governo e a falta de decisões para valorizar a nossa Saúde. E, conjuntamente, a imprensa cearense continua destacando as nossas grandes dificuldades no processo educacional do país. São universidades, faculdades, centros educacionais e escolas com problemas graves financeiros e falta de pessoal capacitado.
Os jornais brasileiros e os canais de televisão, diariamente,  estão cheios de notícias destacando os problemas graves com a saúde e a educação do brasileiro.
E para mim, médico velho, também preocupado com a “Qualidade da Morte”, mais a coisa se complica. Quando aumentam as dores, os problemas osteo-articulares, problemas musculares, necessidades de muitos exames laboratoriais, perda da memória cognitiva, dedutiva e interpretativa e dificuldades para manutenção de uma atividade física necessária, mais e mais verificamos as carências existentes. E de uma Medicina Paliativa de que poucos falam.
Alguns brasileiros buscam, felizmente, uma maior religiosidade, mas muitos, os jovens, infelizmente, se destacam na violência e nas drogas.
Para nós, então, as únicas saídas são : Educação, Saúde, Estilos de Vida e Ambientes Saudáveis, em níveis desenvolvidos, com ajuda da Medicina Paliativa, Religiosidade e Organizações Sociais Participativas.
Será que vamos alcançar este Futuro Feliz?
 
Antero Coelho Neto
Médico e Professor
 
 

Nenhum comentário: