Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 1 de maio de 2015

5º Festival de Cinema Transcendental inscreve curtas até 10 de maio

5º Festival de Cinema Transcendental inscreve curtas até 10 de maio

Terminam no próximo dia 10, as inscrições de curtas-metragens da Mostra Competitiva do  5º Festival de Cinema Transcendental. Realizado pela Associação Estação da Luz e sob coordenação geral do produtor audiovisual Lucas de Pádua, a edição 2015 ocorrerá de 20 a 23 de maio em Brasília (DF), no Cine Brasília. O evento, que também exibe longas-metragens, é destaque nacional por apresentar filmes com mensagens positivas, enfocando a paz e a união, independente de credos. Além disso, possui um aspecto solidário: o ingresso é fornecido ao espectador mediante a doação de 2kg de alimento não perecível para entidades beneficentes.

Para a pré-seleção da Mostra Competitiva de Curta Metragem podem inscrever-se realizadores nascidos no Brasil, naturalizados ou residentes no País há mais de dois anos, em situação legal. Cada diretor poderá concorrer com até três vídeos. De acordo com o regulamento, são aceitos curtas finalizados a qualquer data, com até 25min de duração, nas categorias Ficção e Documentário e, realizados nos formatos digital ou 35mm, exigindo-se, de cada realizador, cópia em DVD que será enviada à coordenação do evento.

Os vídeos e dados de iIdentificação deverão ser enviados até o dia 10 de maio  (data de postagem) para o seguinte endereço: Lar dos Velhinhos Maria Madalena - Aos cuidados de Claiton de Freitas (diretoria) -  SMPW, Quadra 03 AE 1 e 2 Park Way - Cep: 71.735-090, Brasília – DF. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no sitewww.cinematranscendental.com.br.

PROGRAMAÇÃO

A Comissão Organizadora do Festival confirma a exibição de cinco longas-metragens: Frei Galvão, o Arquiteto da Luz (documentário, 2013, 70 min.), roteiro e direção de Malcolm Forest; Data Limite Segundo Chico Xavier (documentário, 2014, 63 min.), direção de Rebeca Casagrande, Juliano Pozati e Fábio Medeiros; Happy, the movie (documentário, 2011, USA, 73 min.), escrito e dirigido por Roko Belice; Nos passos do Mestre (documentário, 2014), dirigido por André Marouço; e O Povo Dourado Somos Todos Nós (documentário, 1h03), dirigido por Cecilia Engels, Daniela Parente e Felipe Kurc.

Quanto à programação de curtas, o público terá de esperar a pré-seleção a ser feita pela comissão. Após as exibições dos curtas, os espectadores poderão votar e apontar seus preferidos. Os premiados da Mostra Competitiva, escolhidos pelo Júri Oficial e Júri Popular, receberão o Troféu Luz em solenidade no dia 23 de maio. As produções concorrem nas seguintes categorias: Melhor Curta do Festival, Melhor Direção e  Melhor Roteiro.

O coordenador geral do Festival, Lucas de Pádua, afirma que o Festival foi criado para “se contrapor à temática pesada e muitas vezes negativa do cinema tradicional”, tanto é assim que as produções procuram levar ao público “mensagens positivas, valores éticos, espiritualidade, metafísica, paranormalidade”, diz.

Ele lembra que, no início, pessoas de alguns segmentos não entendiam bem a proposta do Festival, associando o termo “transcendental” apenas ao Espiritismo. Mas esclarece que, embora a programação contemple filmes de natureza espírita, a intenção do evento é apresentar produções com mensagens positivas “independente se é de religião X ou Y ou se nem é de religião”. Hoje, segundo ele, isso mudou, aos poucos o Festival foi conquistado crítica e público e nesses cinco anos de existência, mesmo com desafios, o evento está consolidado no calendário cultural do Distrito Federal.

Mais informações: Claiton de Freitas, produtor do Festival em Brasília - (fone: 61 8288 2725) -www.cinematranscendental.com.br
 

Nenhum comentário: