Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 25 de maio de 2015

HOMENAGEM AO GRANDE CEARENSE - PINTOR ANTONIO BANDEIRA




Antonio Bandeira- o colecionador de crepúsculos, homenagem  pela passagem dos seus 93 anos de vida se vivo fosse(in memoriam) que acontece no dia 26 de maio de 2015, portanto sua data de nascimento, está registrada no dia 26 de maio de 1922 sua cidade natal em fortaleza, filho de sabino bandeira e Maria do Carmo bandeira, pertencente a uma família de 06(seis irmãos) todos já falecidos, restando seus sobrinhos, que hoje administra, todo o seu patrimônio histórico, e zela pela sua herança de preservação  de seus dons artísticos.
AntonioBandeira,nasceu e viveu, nas ruas , Agapito dos Santos e Padre  Ibiapina e Tereza Cristina, onde teve sua infância marcada por jogos de pelada e esporte nos campos da igreja  de Otavio Bonfim por perto do mercado São Sebastião, onde vivia perambulando com seus amiguinhos de infância, donde teve uma infância sadia, junto a criançada da época, um registro a ser feito, bastante significativo, é o registro de batismo deste menino que logo no futuro viria a ser um dos grandes artistas, e que ganharia o mundo com sua arte sendo reconhecido por todos como um dos maiores artistas, ficando entre os 05(cinco) maiores pintores do mundo dentro do seu estilo do abstracionismo(sua técnica), que somente ele teve o privilégio de criar e manuseia  sua maneira de produzir seus quadros dentro de uma forma já definida com sua criação própria de uma linha  e trajetória, já bem elaborada, donde seus traços e poder de criação, sejam  vistos e admirados por todos. AntonioBandeira autodidata, quando criança teve umas pequenas aulas de desenho com a professora Mundica, uma senhora conhecida da família, que dava aula de desenho do ensino particular, nas casas dos meninos, donde AntonioBandeira produziu um quadro, pintado em guache sobre papel, que mais tarde foi presenteado sua irmã, a senhora Julia Bandeira, com data e assinatura do artista que na época tinha 15 anos de idade, pintado e produzido no dia 21 de janeiro de 1937, que tem como titulo Castelo Lago e Cisne, que hoje se encontra com seu sobrinho também artista plástico bandeira lima, que foi reproduzido em tamanho maior, pintado em óleo sobre tela, já que o original estava bastante gasto  e deteriorado pelo tempo. AntonioBandeira pode se dizer que no ano de 1941 aos 19 anos de idade, participou da criação de um centro cultural na cidade de fortaleza, juntamente com Clidenor Capibaribe(o barrica) de 1913 e Mario Baratta em 1915 a 1983, um e outro mais velhos e experiente que ele, muitos orientaram bandeira em sua iniciação no movimento artístico daquele estado(Ceará) em 1944 funda a sociedade cearense de belas artes, com Inimá de Paula, Aldemir Martins, João Maria Siqueira e Francisco Barbosa Leite.
Em 1945, AntonioBandeira participou da exposição do instituto dos arquitetos  no rio de janeiro, no qual foi contemplado(agraciado) com uma bolsa de estudos em Paris, na França, entre 1946 e 1950 em paris, frequenta a escola superior de belas artes, e a academia de La Grande Chaumière, independente, pouco afeito a disciplina, com ideias próprias que tencionava desenvolver, em breve, bandeira romperia com o ensino tradicional, juntando-se a Wols e Bryen, e dando origem ao grupo Banbryols, iniciais dos nomes dos 03(três) pintores, o grupo duraria do período de 1949 a 1951, quando o pintor Wols veio a falecer. De volta a ao brasil no ano 1951, instala-se no ateliê do amigo escultor José Pedrosa, onde também trabalhava Milton da Costa, donde volta a paris em na data de 1965, onde permanece até a data de seu falecimento ocorrido em06 de outubro de 1967.
O critico Frederico Morais, escreveu a seu respeito... Acho definitiva, para a compreensão de sua obra a seguinte afirmação, “nunca pinto quadros, tento fazer pintura”, isto quer dizer, o quadro não parece significar para ele uma, realidade autônoma uma estrutura que possuí suas próprias leis, algo que se constrói com elementos específicos, a pintura é um estado de alma, que ele extroverte aqui e alí, sem outro objetivo, que o de comunicar, um sentimento, uma emoção, uma lembrança, enfim é uma transposição de seres , coisas e momentos, gostos e olfatos, que vou vivendo, no presente no passado e no futuro.
Cronologia do artista e sua trajetória:
·         No ano de 1922- nasce em fortaleza capital do estado Ceará, no dia 26 de maio.
·         No ano de 1942- medalha de ouro no salão de abril na cidade de fortaleza
·         No ano de 1943 – na cidade de São Paulo, no Salão Paulista de Belas Artes, ganhando medalha de Bronze.
·         No ano de 1955- na França- a arte na França e no mundo, no museu de arte moderna em parís
·         No ano de 1955- na cidade de São Paulo, exposição individual no MAM/SP- individual na galeria Obelisk- Londres na Inglaterra.
·         No ano de 1956- exposição individual na Galeria Edouard Loeb, na cidade de paris na França.
·         No ano de 1957- exposição individual na Galeria Seventy Five, em Nova York, nos estados unidos-50 anos de pintura abstrata, na galeria Greuze, em Paris (França)
·         No ano de 1959-´participou da 5ª bienal(internacional) de São Paulo, no MAM/SP- arte moderna brasileira na Europa, em Munique na Alemanha.
·         No ano de 1960- exposição individual de inauguração do MAM/BA- coleção Leirner, na galeria de arte das folhas de São Paulo- 30ª bienal de Veneza.
·         No ano de 1961- exposição individual de inauguração do museu de arte da UFCE na universidade federal do ceará- individual nas galerias em São Luiz e Gead de São Paulo e no rio de janeiro- o rosto e a obra, na galeria do Ibeu em Copacabana, no rio de janeiro- na 6ª bienal internacional de São Paulo, no MAM/SP- Internationale Malerei,E Aschaizenburg , na Alemanha.
·         No ano de 1962- exposição individual, na galeria Bonino, no rio de janeiro- individual na galeria Querino na cidade de Salvador- individual no Museu de Arte da Ufc na cidade de Fortaleza Estado do Ceará.
·         No ano de 1963- exposição- civilização do nordeste, inauguração do museu de arte popular da bahia.
·         No ano de 1964- exposição individual na galeria Atrium na cidade de São Paulo- 32ª bienal de Veneza- exposição na ONU na arte na galeria do IBEU, na cidade do Rio de Janeiro - o nu na arte contemporânea, na galeria do IBEU, em Copacabana, no ano de 1964, na cidade do rio de janeiro.
·         No ano de 1965- exposição itinerante arte brasileira atual, na Europa- artistas do brasil, Nova Orleans nos Estados Unidos- L’oeil de Boeuf, em Madri, na Espanha - artistas latino americanos no museu de arte moderna na cidade de paris.
·         No ano de 1966- exposição de artistas brasileiros de paris, na galeria Debret em Paris (França) exposição de artes brasileira, no Palais de Beaux-Arts, em Bruxelas, na Bélgica- auto retratos na galeria do IBEU em Copacabana, no Rio de Janeiro.
·         No ano de 1967- falece (morre) em paris na capital da França, no dia 06 de outubro.
·         No ano de 1968 - inauguração da sala Antonio Bandeira, no museu de arte da Universidade Federal do Ceará-UFC- homenagem no salão de comparações na cidade de paris capital da França.
·         No ano de 1969- Antonio Bandeira em Paris, na galeria Debret- retrospectiva no MAM/RJ
·         No ano de  1970- na pinacoteca na cidade de São Paulo.
·         No ano de 1972- a semana de 22: antecedentes e consequências, no MASP.
·         No ano de 1976- o desenho jovens dos anos 40 na PESP.
·         no ano de 1978- as bienais e a abstração; na década de 50 no Museu Lasar Segal em São Paulo.
·         No ano de 1982- universo do futebol, NOMAM/RJ- arte brasileira na coleção Odorico Tavares, no museu Carlos Costa Pinto na cidade de Salvador, na Bahia.
·         No ano de 1984- coleção Gilberto Chateaubriand; retratos e auto-retratos da arte brasileira no MAM/SP- exposição nacional de artes abstrata no hotel quitandinha na galeria de artes Banerj no rio de janeiro- tradição e ruptura: síntese de artes e cultura brasileira no MAM/SP- individual  na galeria Bonino no Rio de Janeiro.
·         No ano de 1985- seis décadas de artes moderna; coleção Roberto Marinho, no poço imperial na cidade do rio de  janeiro - mostra na galeria Broomhead, em Paris na França- e na 18ª bienal internacional de São Paulo na fundação bienal, no 8º salão nacional de artes plásticas, no MAM/RJ.
·         No ano de 1987- ao colecionador, homenagem a Gilberto Chateaubriand, no MAM/RJ- modernidade, da arte brasileira do século XX, no Musée d'Art Moderne de La Vile na cidade de paris capital da França.
·         No ano de 1988- modernidade: da arte brasileira do século XX, no MAM/SP
·         No ano de 1989- seis décadas de artes moderna  brasileira: coleção roberto marinho, na Fundação Caloust Gulbenkian - no Centro de  Artes  Moderna, na cidade  de Lisboa em Portugal- 20ª bienal internacional de São Paulo- sala especial de pintura abstrata -  efeito bienal no ano de 1954 a 1963 na Fundação Bienal - arte  brasileira dos séculos XIX e XX nas coleções cearenses: pintura e desenhos no espaço cultural da Unifor na cidade de Fortaleza.
·         No ano de 1990 - exposição individual na bolsa de do rio de janeiro.
·         No ano de 1991 - na SCAP: 50º no Salão De Juazeiro do Imperial Othon Palace hotel, na cidade de fortaleza.
·         No ano de 1992 - o olhar de Sergio sobre  arte brasileira; desenhos e pintura, na biblioteca municipal Mario de Andrade, na cidade de São Paulo - Brasilien:Entdeckung und Selbstentdeckung, no Kunsthaus;Zurique, na Suiça.
·         No ano de 1993- obras para ilustração do suplemento literario: noano de 1956 a 1967 no MAM/SP- o desenho moderno no Brasil; coleção Gilberto Chateaubriand no museu de arte moderna-MAM/RJ na galeria de Arte do Sesi – São Paulo – Arte Moderna Brasileira: uma seleção da Coleção Roberto Marinho, no MASP – Bienal Brasil Seculo XX, na Fundação Bienal, São Paulo.
·         No ano de 2008 – Exposição Individual Apresentada no período de 22 de Agosto a 10 de Outubro de 2008. Local na Pinakotheke de São Paulo.
·         Exposição Individual apresentada no peridodo de 23 de Outubro de 2008 a 20 de Fevereiro de 2009. Local Espaço Cultura da UNIFOR – Universidade de Fortaleza.
·         Exposição L’Abstraction Lyrique dans La Peinture de Bandeira. Local nas Sacas Miró Damaison de Unesco, em Paris, no período de 30 de março a 29 de Abril de 2010
 
Este texto foi desenvolvido e redigido por Bandeira Lima, Artista Plástico, onde homenageia seu tio Antonio bandeira, pela passagem de seu aniversário, se vivo fosse, completaria 93 anos.


Bandeira Lima
Artista plástico

Nenhum comentário: