Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 23 de abril de 2013

Notícias da UFC - 19.04.13



Imagem inline 1

Curso de Pedagogia da UFC celebra jubileu de ouro com programação a partir de terça-feira (23)

O Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará comemora 50 anos em 2013 e, para celebrar a data, inicia na próxima terça-feira (23) as atividades de comemoração do jubileu de ouro. Às 19h, no Auditório Valnir Chagas (Faculdade de Educação – Faced), personagens importantes da área de Educação prestarão homenagens a professores, servidores técnico-administrativos e ex-alunos que marcaram a trajetória do curso, que por muito tempo funcionou como centro de irradiação cultural de toda a Universidade. Uma das homenageadas será a primeira professora, Zélia Camurça, hoje com 84 anos.

Também no dia 23, haverá o lançamento do Memorial Virtual da Faced – um repositório de vídeos, fotografias históricas e outros documentos sobre o curso – e o descerramento de placa alusiva à data. A programação do jubileu de ouro se estenderá por todo o ano. Estão previstos também lançamentos de livros que retratam a história do Curso, a realização da Semana de Pedagogia e do Encontro Cearense de Historiadores da Educação, exposição fotográfica no Museu de Arte da UFC (MAUC), sessões de painéis de documentação com ex-alunos e ex-professores, dentre outros.

HISTÓRIA – A criação da graduação em Pedagogia, em 1963, deu-se no contexto de efervescência política e ideológica da década, marcada por forte mobilização popular, conforme lembra a Profª Maria Estrêla Araújo Fernandes, ex-Diretora da Faced. À época, a Educação se enriquecia com os movimentos de cultura popular emergentes, e no Ceará, o curso era considerado um dos palcos dessa agitação. A graduação em Pedagogia surgiu como integrante da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, criada pela Lei nº 3.866, de 25/01/1961, recuperando o modelo das faculdades de Filosofia, Ciências e Letras da USP e do Distrito Federal, projetado por Anísio Teixeira, na década de 1930.

O curso começou a funcionar no primeiro semestre de 1963, com a aula inaugural ministrada pela Profª Zélia Camurça. A primeira turma de pedagogos diplomou-se em 1966, composta por 14 estudantes. Nas palavras do ex-aluno de graduação em Pedagogia, agora aluno do Mestrado em Educação Brasileira, da Faced, Flavio Muniz Chaves, as mudanças político-sociais e econômicas pelas quais a Faculdade tem passado e a inserção dos Parâmetros Curriculares e das Diretrizes Nacionais da Educação Básica têm acompanhado o desenvolvimento e a inovação no cenário nacional e internacional da Educação.

O Curso de Pedagogia da UFC chega a seu cinquentenário com o objetivo de formar professores para a Educação Básica, além de gestores e pesquisadores, sempre levando a bandeira da educação como um fator primordial da autonomia humana.

Fonte: Profª Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca, Diretora da Faculdade de Educação da UFC – fone: 85 3366 7663

======================

Professor emérito do Curso de Arquitetura palestra sobre evolução urbana de Fortaleza

O professor emérito do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará José Liberal de Castro retorna à Instituição para palestrar sobre a evolução urbana em Fortaleza, pesquisa a que se dedicou durante toda a vida acadêmica. Hoje (19), a partir das 16h, no Auditório Cândido Pamplona (Centro de Tecnologia – Campus do Pici), ele fará conferência aberta ao público.

Liberal de Castro formou-se arquiteto pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, em 1942, no Rio de Janeiro. De volta ao Ceará, impulsionou a criação da Escola de Arquitetura da UFC, onde lecionou por 30 anos, e a seção local do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Produziu mais de 500 desenhos, registros históricos do patrimônio arquitetônico do Ceará e Maranhão. Uma das cátedras que ministrou durante décadas na Universidade foi a de Evolução Urbana, tema de sua conferência no Centro de Tecnologia.

O pesquisador explanará sobre os fatores históricos e geográficos condicionantes da localização e do desenvolvimento material de Fortaleza. Será abordada a influência lusitana na urbanização da cidade, dividida em três fases: pré-urbana, de meados dos séculos XVII e XVIII; protourbana, quando a capital se insere nas rotas do comércio internacional; e, por fim, a fase urbana, na segunda metade do século XIX, quando acontece a consolidação urbanística, tanto na configuração da cidade, quanto nos modos de vida da população.

Fonte: Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9600

====================

Inscrições abertas para cursos de extensão vinculados a departamentos do Centro de Tecnologia

Estão abertas, até 24 de abril, as inscrições para a primeira turma do curso de extensão “PAGP (Programa Avançado em Gestão de Projetos) – Gestão de Contratos de Projetos”, vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará. Com 24 horas-aula, será ministrado no Instituto de Ciências do Mar (Labomar – Av. da Abolição, 3207, Meireles), de 4 a 24 de maio, aos sábados, das 8h às 12h. O curso é destinado a profissionais de nível superior que possuem experiência anterior com gestão de projetos ou atuam na área. Graduados e estudantes de graduação de Engenharia, Computação, Administração e áreas afins também podem se inscrever.

Já até 22 de abril ficam abertas as inscrições para o curso de extensão “Introdução ao BIM (Building Information Model): conceitos e modelagem básica 2013”, este vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC. A formação é composta por 30 horas-aula e tem como público-alvo alunos e profissionais das áreas de Arquitetura e de Engenharia e Construção Civil. Será realizado de 22 de abril a 3 de maio, das 18h30min às 21h30min, na sede do Sinduscon (Rua Tomás Acioly, nº 840, 8º andar, Dionísio Torres).

Outra opção de curso é o de “Caracterização avançada de ligantes e misturas asfálticas”, com inscrições até 15 de junho. Vinculado ao Departamento de Engenharia de Transportes da UFC, o curso tem carga horária de 24 horas-aula. Será também ministrado na sede do Sinduscon, nos dias 8, 9 e 10 de julho. O treinamento é voltado para alunos e profissionais engenheiros, químicos, além de pesquisadores e profissionais da área de pavimentos asfálticos.

Os interessados nos três cursos de extensão deverão fazer suas inscrições no site da Associação Técnico-Científica Prof. Paulo de Frontin (Astef – www.astef.ufc.br), onde há mais informações.

Fonte: Astef – fone: 85 3458 7068


---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: