Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Como se sentiria Juraci se fosse tomar umas e tivesse os PMs do Roberto Cláudio?



Publicado: 23-04-2013 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Ceará, Política, Segurança Pública
Com o título “Prefeito protegido”, eis artigo da jornalista Adísia Sá, veiculado no O POVO desta terça-feira. Ela aborda, com toques de ironia, a criação, por parte do Governo do Estado, de uma tropa militar para garantira segurança do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Confira:
“Coordenadoria militar. Cid cria órgão para proteger prefeito RC”. (O POVO, 17/4) O título me chamou a atenção e fiz a leitura: “O governador Cid Gomes (PSB) criou, através de decreto, a Coordenadoria Militar da Prefeitura de Fortaleza, que terá a responsabilidade de fazer a segurança pessoal do prefeito Roberto Cláudio (PSB). “A entidade – prossegue a matéria – terá policiais militares em seus quadros e será subordinada à Casa Militar, órgão estadual responsável pela segurança pessoal do governador.”
As atribuições do novo órgão estão bem definidas no citado documento – como “assistir diretamente o prefeito de Fortaleza nos assuntos relacionados à segurança institucional”. São especificadas algumas obrigações: “orientar, coordenar e dirigir serviços de segurança do prefeito, colaborar na elaboração de planejamento estratégico de segurança e deslocamento do prefeito”. Ou seja: para onde o prefeito for, estará acompanhado de “protetores”. E tem mais: “manter cadastro de identificação dos funcionários do gabinete: acompanhar o prefeito em solenidades e viagens”. Nossa…
Para onde for Roberto Cláudio, segue o séquito, inclusive em viagens. A folha de gastos do gabinete – em tese e ou de fato – vai crescer. Nosso “santo dinheirinho” vai custear tudo.
Mas o documento não acaba aí. A coordenadoria terá duas subdivisões. Uma é a Célula Municipal de Ajudância de Ordens, que ficará encarregada, entre outras coisas, de “prestar assistência ao prefeito”. Assistência? Nebulosa expressão.
Prossigamos na leitura do documento, no texto divulgado por este jornal: “Além disso, poderá se estender” (essa Célula, entenda-se) “até mesmo aos parlamentares, já que o decreto prevê que à célula caberá colaborar com o Comando da Coordenadoria Militar, na “execução da segurança pessoal dos vereadores, de acordo com critérios do prefeito”. Meu Deus: essa “célula” tem atribuições de tal magnitude, pois depende de critérios do prefeito.
Fico imaginando o dr. Roberto Cláudio acompanhado de seguranças em todo deslocamento que possa fazer. E tem mais: “essas medidas de segurança “cobrem os familiares do prefeitos em “situações anormais ou eventuais”. (Quem dirá quais são essas situações anormais?) E vai além: à “célula” cabe estudar “as condições das vias dos itinerários a serem percorridos pelo prefeito.”
“O decreto já entrou em vigor.” Antes, a Lei Orgânica dava essa atribuição à Guarda Municipal.
Como se sentiria o dr. Juraci Magalhães com esse aparato todo, ao entrar no boteco da esquina para tomar um aperitivo…?
* Adísia Sá,
adisiasa@gmail.com 
Jornalista.

Nenhum comentário: