Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 12 de abril de 2013

COLUNA DO VICENTE ALENCAR: Nº 382.


COLUNA DO VICENTE ALENCAR:
Nº 382.
12 DE ABRIL DE 2013.
SEXTA-FEIRA.

Ouça a melhor Música Popular Brasileira 
web rádioculturadefortaleza.com.br
no seu Computador ou no seu Celular/aplicativo.

Cumprimentando os amigos dos países de Língua Portuguesa e mais
os amigos de Londres, Copenhague, Madrid, Moscou e São Petersburgo que nos acompanham.

1 - REUNIÃO DO ROTARY CENTENÁRIO
Nesta sexta-feira, entre meio dia e mais 13 horas e 30 minutos, mais uma reunião ordinária do Rotary Clube Centenário presidido por Marconi Pessoa. Como sempre um almoço no Marina Oarque Hotel, com a presença, pelo menos, 80 participantes.

2 - ACADEMIA DO ROTARY CENTENÁRIO
A próxima reunião da Academia de Letras e Artes do Rotary Clube Centenário (a primeira do gênero no Brasil) ocorrerá na primeira quarta-feira de maio, exatamente às 18 horas. 

Será prestada uma homenagem à memória do escritor cearense Edgar de Alencar, que nos deixou em 24 de abril, de 1993, portanto há 20 anos. Ele nasceu em Fortaleza no dia 6 de novembro, em 1901, tendo falecido no Rio de Janeiro.

3 - CENTRO CULTURAL JORN. JÁDER DE CARVALHO
O presidente do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico, confirmou presença na inauguração do CENTRO CULTURAL, no próximo dia 18, às 19 horas, na Av.Beira Mar, em frente ao Náutico.

4 - CIGARRO - O INIMIGO DA VIDA.

5 - FANTASIAS, SONHOS E DESEJOS
O médico e escritor João de Deus Pereira da Silva estará lançando,
dia 25, no próximo na UNICRED, que se localiza no Centro de Compras Avenida, na Av. Dom Luís, seu mais novo livro intitulado 
FANTASIAS, SONHOS E DESEJOS, numa noitada, com a presença de muitos convidados e amigos.

6 - HOMENAGEM A RAIMUNDO MENESES
A Câmara Municipal de Fortaleza prestará significativa homenagem, pela manhã de hoje, 12 de abril, às 9 horas da manhã, ao Jornalista e Odontólogo Raimundo Ximenes, um dos Embaixadores do bairro do Montese, em nossa Capital.

Ele receberá a Medalha Boticário Ferreira, pelo seu trabalho se desenvolvimento do bairro, que está completando 67 anos de fundação. A solenidade será realizada no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Rua Professor Gomes de Matos, 1921, no Montese.

7 - 120 ANOS DE "A NORMALISTA"
Estamos, neste 2013, comemorando os 120 anos do livro A NORMALISTA, do grandioso escritor cearense - um tanto esquecido ADOLFO CAMINHA. O volume foi lançado em 1823, e está chegando, agora, neste meio de ano, a 120 anos.

Adolfo Ferreira Caminha, o Fêlix Guanabarino da PADARIA ESPIRITUAL, nasceu em Aracati, em 29 de maio, de1867, e faleceu em primeiro de janeiro, de 1897, sem completar 30 anos de existência. 

Foi funcionário público e Jornalista, tendo fundado a REVISTA MODERNA, aqui em Fortaleza, em 1821, e no Rio de Janeiro, em 1896, fundou a NOVA REVISTA.

8 - GUARACY RODRIGUES
Estava este repórter fazendo sua "fezinha", numa casa lotérica da Caixa Econômica, quando se depara fazendo a mesma coisa, com o escritor Guaracy Rodrigues, meu colega de turma, compositor, letrista, teatrólogo, ensaista e que, há muito tempo, não encontrava. Conversamos bastante. Guaracy Rodrigues que foi Secretário da FUNCET há alguns anos está, novamente, morando no Ceará.

9 - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES - UBT FORTALEZA
Esta é uma das mais sérias instituições de nosso Estado, tradicional, na sua maneira de fazer da trova um apanágio, dentro das Letras cearenses. Vamos a uma TROVA de Batista Soares (* Nascido em Acaraú-Mirim, distrito de Massapê em 1912):

             Jangada que vai e vem
             Singrando um mar de sargaços,
             vê se me traz o meu bem
             A angra mansa dos meus braços...

10 - ALÉM DO MAIS...
José Maria Chaves o médico e escritor, que foi presidente da SOBRAMES, está chegando a novo Porto. É, agora, membro da Academia Limoeirense de Letras, onde tomará posse no mês de maio. Esteve na última Terça-Feira em Prosa e Verso, e nos levou um exemplar do seu  muito bom "Além do Mais...", livro que lançou há pouco tempo,  na Academia Cearense de Letras.

11 - ELIANE ARRUDA
A professora e acadêmica Eliane Arruda será a próxima conferencista da reunião da ALMECE, no mês presente no Palácio da Luz.

12 - Você já sorriu hoje? A VIDA É UMA ALEGRIA!
          

Nenhum comentário: