Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 16 de abril de 2013

Notícias da UFC - 16.04.13


Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para falantes de outras línguas inscreve até dia 20

Estão abertas, até 20 de abril, as inscrições para o curso de extensão “Língua portuguesa e cultura brasileira para falantes de outras línguas”, atividade do Observatório das Ciências da Linguagem, vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. 

Com carga horária de 40 horas-aula, será ministrado no bloco didático de Letras (área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica), às terças e quintas-feiras, no período de 7 de maio a 11 de julho, das 18h30min às 20h, por graduandos de Letras, matriculados na disciplina de “Estágio em Língua Portuguesa”. 

Os interessados deverão fazer teste de proficiência, em data e local a serem comunicados em resposta ao e-mail de inscrição (plip@ufc.br), a fim de serem divididos em grupos básico, médio e avançado. Para se inscrever, o candidato deve enviar mensagem eletrônica, até o dia 20 de abril, com o assunto “INSCRIÇÃO”, para plip@ufc.br. No corpo da mensagem, deve informar nome e nacionalidade. Ao apresentar-se para o teste de nível, o candidato deverá comprovar que se encontra legalmente no Brasil. 

Fonte: Profª Rosemeire Monteiro-Plantin, coordenadora do Observatório das Ciências da Linguagem – fone: 85 3366 7625

================

Curso de Gestão de Projetos está com inscrições abertas

O Centro Acadêmico de Administração, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), recebe inscrições até 3 de maio para o curso de Gestão de Projetos. 

O facilitador será Éder Furtado, Gerente de Projetos na Dell Computadores. Os interessados podem fazer a inscrição no CA de Administração (Rua Marechal Deodoro, 400, Benfica). O curso terá carga horária de 30 horas, com aulas nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio e 1º, 8 e 15 de junho, das 8h às 12h, no Bloco Didático III da FEAAC, no mesmo endereço do CA. O valor do curso é de R$ 240,00, podendo ser parcelado em até cinco vezes. É concedido um desconto de 5% para quem pagar à vista. Nesse valor está incluso o pagamento do material didático. 

Mais informações pelos fones 85 8836 3464 e 9602 9786 ou através do e-mail: cadmufc@gmail.com

Fonte: Dayanna Hegly Rabelo Saraiva, do CA de Administração – fone: 85 9602 9786

================

Abertas quatro vagas de professor substituto da UFC em Fortaleza

Nesta semana, estão abertas as inscrições para seleção de quatro vagas de professor substituto da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza. Nos dias 16, 17 e 18 de abril, podem se inscrever candidatos a uma vaga no Departamento de Letras Estrangeiras, do Centro de Humanidades. O setor de estudo é “Língua Latina”, o regime de trabalho é de 20 horas semanais, e para participar, é preciso apresentar diploma de graduação. 

Já nos dias 18, 19 e 22, estão abertas as inscrições para duas vagas no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, sendo uma no setor de estudo “Tecnologia da Arquitetura” e outra para o setor “Projeto arquitetônico” – ambas com regime de trabalho de 40 horas semanais. No mesmo período, podem se inscrever candidatos a uma vaga para o Departamento de Saúde Materno-Infantil, no setor de estudo “Pediatria”, cujo regime é de 20 horas semanais. 

Para concorrer a uma dessas três vagas, é necessário apresentar título de mestre. Mais detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis nos editais nº 106/2013 e nº 97/2013, publicados no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (www.progep.ufc.br). 

Fonte: Núcleo de Seleção e Adaptação Funcional da Progep – fone: 85 3366 7407

==============

Coral da Faculdade de Direito seleciona novos cantores

Acontecem hoje (16) e na quinta-feira (18), a partir das 18h30min, as audições para interessados em fazer parte do coral da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, atividade de extensão reestruturada no ano passado. 

Sob coordenação do Prof. Erwin Schrader e regência de Laís Costa, aluna do Curso de Música da UFC, o grupo é um espaço de formação musical para todos os estudantes da Universidade e também para pessoas da comunidade externa à Instituição. 

Os candidatos devem se inscrever através do e-mail coral.direito.ufc@gmail.com. As audições de seleção serão no anfiteatro da Faculdade de Direito, mesmo local dos ensaios, que acontecem às terças e quintas-feiras, das 18h30min às 20h30min. Mais informações pelo telefone (85) 8806 3970. 

Fonte: Laís Costa Rocha, regente do Coral da Faculdade de Direito da UFC – fone: 85 8806 3970

==============

Ciclo de Cine Debate sobre a Seca começa hoje (16)

Terá início hoje (16) o Ciclo de Cine Debate sobre a Seca, promoção do Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais e do Laboratório de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos, ambos do Curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Será às 13h no miniauditório do Departamento de Geografia da UFC, no bloco 911 do Campus do Pici. 

Essa atividade se repetirá mensalmente durante todo o semestre de 2013.1 (sempre na segunda terça-feira do mês) com o objetivo de proporcionar um espaço de discussão sobre a seca no Nordeste brasileiro. O primeiro filme a ser exibido será o documentário Dom Fragoso, que retrata a história de Antônio Batista Fragoso, sacerdote católico nascido na Paraíba que se tornou o primeiro bispo da diocese de Crateús (no sertão do Ceará), onde ficou de 1964 a 1998. O filme expõe suas reflexões sobre fatos importantes da História do Brasil e trata da experiência do religioso durante o bispado, com ênfase na organização dos trabalhadores rurais em sindicatos e nas Comunidades Eclesiais de Base durante o regime militar. 

O evento contará com a presença do diretor do documentário, Francis Vale, e do professor do Departamento de Geografia, Amaro Alencar. Mais informações e a programação completa na página do evento no Facebook (migre.me/e8TtJ) ou através do telefone (85) 8533 1208. 

Fonte: Jardélia Damasceno, aluna do 8° semestre do Curso de Geografia da UFC e integrante da Comissão Organizadora do evento – fone: 85 8533 1208

===============

Esporte, cultura e pesquisas de impacto social vão ao ar hoje no Programa UFC TV

Vai ao ar hoje (16), às 19h30min, na TV Ceará (canal 5), mais uma edição inédita do programa semanal UFC TV, que mostra a participação da Universidade Federal do Ceará no processo do plantio e conservação do novo gramado da Arena Castelão, dentre várias outras notícias. Um dos pontos altos do programa desta terça-feira é a história de uma equipe de basquete formada por mulheres com deficiência física, todas cadeirantes. As atletas têm apoio da UFC e ganharam destaque em uma competição local, antes disputada apenas por homens. 

Ao relembrar as fortes ressacas que atingiram o litoral de Fortaleza nos últimos dias, a edição também levanta um debate sobre a erosão e a destruição causada pela força do mar. O telespectador confere ainda uma matéria sobre o bom desempenho de estudantes de Engenharia Metalúrgica da UFC, que conquistaram o segundo lugar no Desafio Internacional de Produção de Aço, realizado em Bruxelas (Bélgica). Tudo isso sem contar com as dicas culturais, informações sobre eventos acadêmicos e outras novidades sobre o dia a dia da Universidade. 

O programa UFC TV é produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC e exibido pela TV Ceará, canal 5, em dois horários: às terças-feiras, às 19h30min, e aos domingos, às 12h30min. Você também pode assistir através do portal da UFC (www.ufc.br). 

Fonte: Produção do Programa UFC TV – fone: 85 3366 7764


---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: