Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dia da Arte - um dia para viver a arte renascentista


Para marcar o Dia da Arte, 4 de maio, a Organização Filosófica Internacional Nova Acrópole vai realizar um dia de atividades em Fortaleza que promete aguçar todos os sentidos. Na programação, exposição, música, gastronomia e poesia renascentistas.
Celebrar a vida através da arte. É assim que a Organização Filosófica Nova Acrópole vai comemorar o Dia da Arte, 4 de maio. A data será festejada em todas as sedes na Nova Acrópole no país com o mesmo tema: o Renascimento. O evento conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação, do Vice Consulado da Itália e do Instituto de Cultura Italiana de Fortaleza.
A programação é variada e começa já na sexta, 3 de maio, na sede da Nova Acrópole Fortaleza. Cerca de 200 estudantes do ensino médio de quatro escolas públicas estaduais vão participar de visitas guiadas a uma exposição didática sobre o Renascimento. As visitas estão programadas para acontecer às 8h, 10h, 14h e 16h. Os estudantes vão ter a oportunidade de viajar pelo universo renascentista, em geral só conhecido através dos livros. A visita será iniciada com uma mini palestra sobre o Renascimento.
Na exposição, eles vão conhecer de perto réplicas de obras renascentistas como “A Última Ceia” e “O homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci; “A Calúnia de Apeles”, “A Primavera” e “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli e “A Escola de Atenas”, de Rafael. O espaço trará ainda uma réplica da “Capela Cistina”, de Michelangelo, dentre outras obras.
As atividades se intensificam no sábado, 4. A partir de 12h até às 22h, a exposição didática dos quadros renascentistas ficará aberta ao público.
Da Vinci Gourmet
Pintor, escultor, arquiteto e também mestre de banquetes. Esse é o multifacetado Leonardo Da Vinci. E para quem quiser apreciar esse lado chef de Da Vinci, é só ir ao Restaurante O Banquete, onde acontecerá o evento Da Vinci Gourmet. A chef Liliane Pereira preparou um cardápio especial para o Dia da Arte, elaborado a partir das receitas do famoso renascentista. O cardápio será servido a partir de 12h, acompanhado de explicações sobre a receita e curiosidades sobre esse lado pouco conhecido do mestre renascentista.
Música renascentista
Voltar no tempo através da música renascentista é o objetivo da audição comentada que será realizada a partir das 17h. Caracterizada pela polifonia, ou seja, pela execução simultânea de duas ou mais melodias diferentes combinadas entre si, a música renascentista sacra e profana ainda encanta muita gente. Entre seus instrumentos, estão o alaúde, a viola da gamba, a viola de braccio, o cravo, as flautas doces e os instrumentos de percussão. A audição será comentada pelo prof. Rafael Montenegro.
Palestras abertas
O dia de atividades também terá palestras com a diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Renata Peluso, que vai abordar os temas "Por que a beleza importa?", às 15h, e "Os Motores Ocultos do Renascimento", às 19h30.
Pintura digital
Entre uma palestra e outra, o público vai poder conferir a apresentação do artista plástico Dom Cabral, que vai executar ao vivo uma pintura digital da obra “Criação do Homem”, de Michelangelo, conhecida como “O Dedo de Deus”. Enquanto na técnica tradicional se usa papel, tela, lápis, pincel e tintas, na pintura digital o processo ganha ferramentas digitais em programas específicos.
Nascido em Blumenau-SC, Dom Cabral reside em Fortaleza há 12 anos. Desde 2004, ele divulga a conscientização ambiental através de seus personagens em historinhas apresentadas em escolas, revistas em quadrinhos e website. Mais de 200 escolas já receberam a visita de Dom Cabral e sua historinha Lixo no Lixo, que encantou os alunos com seus personagens.
Orquestra Eleazar de Carvalho
O dia de programação termina com um concerto às 21h, quando o público será presenteado com uma apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho.
A programação comemorativa pelo Dia da Arte segue no domingo, 5 de abril, com uma tarde musical na Livraria Cultura. Mais uma vez, a Orquestra Eleazar de Carvalho vai se apresentar com comentários sobre a música renascentista. A entrada é 1 kg de alimento não perecível. As vagas são limitadas.
O Renascimento
A Renascença foi um momento histórico que fez o resgate de um ideal humanista, onde as obras clássicas da filosofia foram resgatadas, em primeiro lugar pelos muçulmanos que depois trouxeram esta obra para a Europa. Da Itália, esta cultura irradiou para o resto da Europa e deu força para as grandes navegações e para a abertura da visão de mundo que se tinha até então, entre os séculos XIV e XV.
O ser humano ficou novamente no centro e por isso, houve um impulso para o desenvolvimento da razão e da filosofia que transformaram a cultura da época. A escola filosófica de Marcilio Ficino foi um exemplo deste momento em que a família Médici apoiou a tradução da obra platônica e onde começou a haver um debate mais intenso da obra deste filósofo numa época em que predominava o pensamento de Aristóteles, mais acessível para a época. Um olhava para o ideal, enquanto o outro se ocupava por explicar os fenômenos como são.
Este debate mais do que atual faz o homem contemporâneo lembrar-se de como é necessário ainda apreciar a arte e a filosofia, numa busca eterna por entender a si mesmo e a vida.
Programação Dia da Arte – Nova Acrópole Fortaleza
03 de maio de 2013
Visita Escolas da Rede Pública à Exposição de Quadros Renascentistas – 8h, 10h, 14h e 16h
04 de maio de 2013
Exposição didática - Quadros renascentistas 12 às 22h
Da Vinci Gourmet - Almoço especial com receitas de Leonardo Da vinci no Restaurante O Banquete a partir das 12h
Audição comentada - Música renascentista - 17h
Palestras
"Porque a beleza importa?" – Renata Peluso - 15h
"Os Motores Ocultos do Renascimento" – Renata Peluso - 19h30
Concerto - Música ao vivo com a Orquestra Eleazar de Carvalho – 21h
05 de maio de 2013
Tarde Musical na Livraria Cultura com Orquestra Eleazar de Carvalho – 17h

Serviço:
Nova Acrópole Fortaleza, Rua Vicente Leite, 2451 - Dionísio Torres, 85 3257-2777 / 8833-3217
www.acropole.org.br
Mais informações:
Simplícia Viana, jornalista Nova Acrópole -  (85)8724-2435
Liliane Pereira, chef Restaurante O Banquete - (85)8894-6474        
Gilda Barroso, assessora de imprensa – (85)8839-9322/ (85)9925-5762


Nenhum comentário: