Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Notícias da UFC - 12.04.13



I Simpósio em Economia Rural debate convivência com o semiárido

Estão abertas, até 23 de abril, as inscrições para o I Simpósio em Economia Rural, evento que o Departamento de Engenharia Agrícola e o Mestrado em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará realizam, nos dias 25 e 26, para discutir políticas públicas de convivência com o semiárido.

Na programação estão previstas palestras com professores e profissionais da área, apresentação de trabalhos científicos, além do lançamento do livro Programa de contingência e redução da pobreza no semiárido, do Prof. Pedro Sisnando Leite, professor aposentado da UFC que trabalha, há mais de três décadas, em questões de desenvolvimento econômico. Será no auditório do Departamento de Zootecnia (bloco 808) e no Departamento de Economia Agrícola (bloco 826), no Campus do Pici.

O Simpósio tem o objetivo de estimular o debate sobre os processos de desenvolvimento e seus impactos, notadamente ambientais, econômicos e sociais, em uma região sensível e estratégica do Brasil. Além disso, serão apresentados como resultados de pesquisa avanços teóricos e metodológicos que possam ajudar a sociedade a construir formas de produção e trabalho no semiárido que sejam ambientalmente sustentáveis, socialmente resilientes e economicamente competitivas.

Inscrições e outros detalhes da programação estão no site do Simpósio (econruralufc.wix.com/simposio). Após 23 de abril, as inscrições serão feitas presencialmente. O evento é gratuito e aberto ao público. 

Fonte: Rennaly Sousa, membro da Comissão Organizadora do I Simpósio em Economia Rural – fone: 85 3366 9721

=================

Cine Freud terá Hitchcock e documentário sobre travestis brasileiras na Europa

O Cine Freud, projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise do Departamento de Psicologia, da Universidade Federal do Ceará, retoma este mês (nos dias 17 e 24) sua principal atividade: exibição periódica de filmes, seguidos de um debate com psicanalistas convidados. As sessões acontecem às 14h na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591). 

O interessado pode fazer a inscrição, gratuita, pela Internet (bit.ly/YwCE5A) ou presencialmente no dia do evento, a partir das 13h30min. Há sorteio de livros e emissão de declaração de participação a cada filme.

Programação:

17/04 – O voo da beleza (direção: Alexandre Fleming Vale, 2012; 76 min; Brasil). Documentário etnográfico sobre a vida de travestis e transexuais brasileiras vivendo na Europa que aspiram ao reconhecimento por atravessarem fronteiras as mais diversas. Consideradas como “imigrantes desqualificadas”, elas nos informam sobre a comédia inevitável dos gêneros e sobre um certo “voo da beleza”. Nesse dia, a sessão é especial, com o lançamento do livro O voo da beleza: experiência “trans” e migração, de autoria de Alexandre Fleming Câmara Vale, diretor da produção e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFC. Para debater sobre o tema, o convidado é o Prof. Orlando Cruxên, do Curso de Graduação em Psicologia da UFC.

24/04 – Festim diabólico (direção: Alfred Hitchcock, 1948; 80 min; EUA). Na cidade de Nova York (EUA), Brandon e Phillip assassinam David, seu colega de classe. Eles escondem o cadáver em um baú, que servirá como mesa para um jantar com seus amigos e familiares. Baseado em uma história real. A debatedora convidada é a Profª Karla Martins, do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFC.

O Cine Freud é organizado, atualmente, pelos alunos Mauro Reis, Lara Silveira, Giselle Gadelha, Eduardo Taveira e Raquel Adeodato, do Curso de Psicologia, sob a coordenação dos professores Orlando Cruxên e Laéria Fontenele. A atividade é realizada há mais de 6 anos e já beneficiou cerca de 7.700 pessoas da comunidade interna e externa. 

Fonte: Cine Freud – Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 33667727

=====================

Encontros Literários Moreira Campos começam dia 17

Com o tema “Memória Literária e Cultural”, os Encontros Literários Moreira Campos começam no próximo dia 17, das 18h às 20h, no Auditório José Albano, no Centro de Humanidades I da Universidade Federal do Ceará. Os encontros prosseguem, sempre às quartas-feiras, no mesmo horário e local, até novembro. As pessoas interessadas podem fazer a inscrição no blog do evento (encontrosliterariosmoreiracampos.blogspot.com.br).

Esta será a 30ª edição dos Encontros. Os organizadores informam que, a partir deste ano, o mais tradicional evento do Curso de Letras da UFC, iniciado pelo próprio Moreira Campos, passa à coordenação conjunta do Departamento de Literatura e do Acervo do Escritor Cearense. A comissão organizadora é formada pelos professores Odalice de Castro e Silva (coordenadora), Maria Neuma Barreto Cavalcante (representante do Acervo do Escritor Cearense), José Leite de Oliveira Júnior (responsável pela comunicação) e Marcelo Magalhães Leitão (responsável pela programação).

Conheça as palestras programadas:

17/04 – “Memória literária e cultural”, Prof. Gilmar de Carvalho (UFC); 

24/04 – “Memórias da leitura de contestação e rebeldia”, Profª Adelaide Gonçalves (UFC);

08/05 – “A riqueza das bibliotecas”, Francisco Jonatan Soares (Diretor do Sistema de Bibliotecas Universitárias – UFC) e Ana Elizabeth Albuquerque Maia (bibliotecária, Diretora da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC); 

15/05 – “Literatura portuguesa no século XX: esquecimento e memória num soneto de Florbela da Alma”, Prof. Cid Ottoni Byllardt (UFC); 

22/05 – “Escritores cearenses: Rachel de Queiroz”, com Profª Odalice de Castro e Silva (Coordenação); Prof. Carlos Alberto de Sousa (doutorando em Linguística PPGL-UFC); doutoranda Keila Vieira de Souza (Universidade de Coimbra); Regina Ribeiro (jornalista e mestre em Literatura Comparada da UFC); alunas do Curso de Letras e bolsistas PIBIC: Geórgia Gardênia Brito Cavalcante e Maria Helena Aguiar Martins; 

29/05 – “A memória da infância: considerações sobre a poesia de Jáder de Carvalho”, Prof. Francisco Carlos Carvalho da Silva (Feclesc-Uece). A programação na íntegra está no blog (encontrosliterariosmoreiracampos.blogspot.com.br). 

Fonte: Prof. José Leite Jr., responsável pela comunicação dos Encontros – fones: 85 8612 0776 / 9683 4561 / 3267 7875 / e-mail: leitejr@ufc.br / Departamento de Literatura – fone: 85 3366 7617 


---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
(85) 3366.7331 / 3366.7332


Nenhum comentário: