Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 29 de abril de 2013

COLUNA DO VICENTE ALENCAR Nº 395


COLUNA DO VICENTE ALENCAR
Nº 395. 29 DE ABRIL DE 2013. 2a FEIRA.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.

Ouça a RÁDIO CULTURA DE FORTALEZA no seu Computador, no seu Celular pelo aplicativo e em outros aparelhos. Estamos na internet: radioculturadefortaleza.com.br


1 - PALESTRA NA ACADEMIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Ficou definida pela diretoria, na última reunião da Academia Cearense da Língua Portuguesa, (quinta-feira, da semana próxima passada) que a reunião do mês de maio será antecipada, do dia 30, em virtude do dia santificado de Corpus Christi, ficando acertado que será no dia 28,uma terça-feira.

Assim sendo, a PALESTRA deste mês será no dia 28, às 16 horas, ficando sob a responsabilidade do professor JOSÉ FERREIRA DE MOURA, ocupante da Cadeira número 20. Ele proferirá palestra subordinada ao tema COMPOSIÇÕES DE PORTUGUES E SUAS RELAÇÕES SEMÂNTICAS.

2 - DE CIMA DA GOIABEIRA
Há alguns dias, li um rico texto, no Diário do Nordeste, sobre o novo livro de Hélio Passos, intitulado "DE CIMA DA GOIABEIRA". procurei saber onde adquirí-lo e o prêço. Não conseguí. Mas, tive a felicidade de receber esse livro, nesta última sexta-feira.

Enviado pelo autor, e com uma dedicatória inesquecível - o que é muito pessoal por parte do Hélio - sentimo-nos felizes com um presente assim, inesperado, com gosto de tarde de sábado, com  conversa jogada fora e uma cajuina gelada ou, ao lado de uma bebida mais quente.

3 - AGRADECIMENTO
Quero agradecer aos meus amigos, conhecidos, leitores, as palavras objetivas e encorajadoras. Coisa ruim, não levo em conta, coloco na lata do lixo. Pois bem, agradeço a quem me incentivou a continuar criticando, depois de ler o artigo É PRECISO PAGAR, publicado no dia 21 de março, e repetida depois. 

Trata-se de um assunto  ligado aos ordenados dos professores, tão ruins, tão fora da realidade. O professor ganhando mal, é claro, que ele não pode viver bem.

4 - VARGAS
Acabei de ler o pequeno livro "VARGAS" - UMA BIOGRAFIA DO PODER", do notável Hélio Silva. Recomendo a vocês.

5 - VIOLÊNCIA EM FORTALEZA
Atenção! Continua nossa Guerra Civil particular. Nada menos que 30 corpos amanheceram no IML às 6 horas da manhã de hoje. Foram registrados 13 homicidios.

6 - IRREGULARIDADES
Como a Cadeia de TIANGUÁ não tem condições - duplo de presos para o local existente - os presos todas as noites são liberados para dormir em casa.

É ou não é um grande Brasil!

7 - J. P. SARTRE
No momento, o que estamos procurando ler e entender é o livro A NÁUSEA,de J. P. Sartre, uma produção de uns 20 anos passados, com tradução de Rita Braga que, somente agora, chega as minhas mãos. Mas, bem atual.

8 - E as fraudes do MINHA CASA, MINHA VIDA, o que vocês acham?

9 - PRAÇA CASTRO CARREIRA
Até que enfim, apareceu um Prefeito para devolver à população cearense a PRAÇA CASTRO CARREIRA, a conhecida Praça da Estação (estação de trens João Felipe). Agora, é mãos à obra e reformar aquele local tão conhecido de Fortaleza.

10 - UMA PESTE
A PEC, que o Governo deseja enfiar "goela abaixo", é na verdade, uma PESTE.

11 - HISTÓRIA
O livro "A filosofia como atividade permanente do Espírito", primeiro volume de Capistrano de Abreu, do conjunto Finalidade do Mundo, foi publicado, pela primeira vez, em 1894. Foi sua primeira obra, depois de seu casamento com Ana Augusta Bastos, fato ocorrido em 2 de dezembro, de 1893.

12 - MORREU SAULO RAMOS
Com complicações cardiovasculares, morreu, ontem à noite em São Paulo o advogado e escritor Saulo Ramos, ex-Ministro da Justiça no Governo do ex-presidente José Sarney.

13 - PAULO VANZOLINI TAMBÉM
Aos 89 anos de idade, morreu na manhã de hoje em São Pauloo médico e compositor Paulo Vanzolini, que em 1950 lançou o samba RONDA, depois transformado em samba-canção com enorme sucesso. Ele também foi o letrista de "Volta por Cima".

14 - IMPOSTO DE RENDA
Você pode entregar sua Declaração até as 23 horas e 29 minutos desta segunda-feira pela INTERNET (ou infernet). Não esqueça senão pagará multa!

15 - VOCE JÁ SORRIU HOJE? A VIDA É UMA FESTA! 
Afinal você tem que confiar em Deus, não no homens!
Uma boa semana para todos.


Nenhum comentário: