Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PEGA O LADRÃO por Humberto Ellery

Humberto Ellery
 
PEGA O LADRÃO
Meus caros, em meados dos anos 50 eu,no verdor dos meus dez anos, seguia pela rua Guilherme Rocha em direção à praça José de Alencar (tempo bom em que uma criança podia andar sozinha na rua)
De repente um rapaz magro e atlético surgiu correndo no meio da rua, em direção à praça do Ferreira, gritando a plenos pulmões:
¨Pega o ladrão, pega o ladrão! ¨
Enquanto corria e gritava gesticulava com as mãos apontando para um suposto ladrão que fugia.
Assustado encostei-me à parede, enquanto ansiosamente buscava com os olhos o ladrão fugitivo, e não conseguia avistá-lo. Várias pessoas vinham logo a seguir também correndo e gritando:
¨Pega o ladrão, pega o ladrão !
O rapaz atlético, muito veloz, dobrou na esquina da rua Major Facundo entrando na praça do Ferreira e sumiu da minha vista. Logo a seguir passou o tropel das pessoas que também corriam e gritavam.
Passado o susto eu soube que o ladrão em fuga era o tal rapaz atlético, que assim agira para iludir os transeuntes, pois se soubessem que era ele o ladrão certamente tentariam segurá-lo.
Confesso que ao tomar conhecimento de tal estratagema senti uma ponta de admiração pela astúcia do rapaz.
-¨Que cara esperto, pensei.¨
A criança de apenas dez anos não atinou que era um criminoso que assim procedera, encantou-se simplesmente com a tática tão ardilosa utilizada para escapar.
Pois não é que agora os ladrões da Petrobras aparecem na TV esbravejando:
¨Pega o ladrão, pega o ladrão!¨
Dona Dilma, seu Ze Eduardo, eu não tenho mais dez anos, vão enganar os trouxas !

Nenhum comentário: