Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Pré-Vestibular Paulo Freire promove ciclo de palestras sobre temas da atualidade


Pré-Vestibular Paulo Freire promove ciclo de palestras sobre temas da atualidade

O Curso Pré-Vestibular Paulo Freire, projeto de extensão vinculado à Faculdade de Direito da UFC, promove, durante o mês de julho, ciclo de palestras com diversos temas da atualidade. O evento é gratuito e ocorre no prédio da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro).

Os encontros acontecem aos sábados e domingos, nos dias 9, 10, 16, 17, 23 e 24. O objetivo é apresentar e discutir temáticas relevantes, integrando a preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016.

Serão ministradas palestras sobre: "A ditadura militar", "O telescópio espacial Kepler e a procura por exoplanetas", "A tecnologia a serviço da acessibilidade", "Direito dos animais", "Legislação e drogas" e "Aspectos químicos e biológicos de drogas de abuso".

Detalhes sobre a programação estão disponíveis na página do Curso Pré-Vestibular Paulo Freire no Facebook:www.facebook.com/CursoPreVestibularPauloFreire.

Fonte: Raíra Marques, diretora do Núcleo de Marketing do Curso Pré-Vestibular Paulo Freire – fone: 85 99677 3494 / e-mail:marketing.cursopf@gmail.com

===

Laboratório de Estudos em Psicoterapia exibe filmes e oferta palestras gratuitamente

O Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (Lapfes), vinculado ao Departamento de Psicologia da UFC, exibe quinta-feira (7), a partir das 14h, no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2762, Benfica), o filme Maus hábitos (Espanha, 1983 – Direção: Pedro Almodóvar), seguido de debate, até as 17h. A exibição está na programação do projeto Cine Fenomenologia e Sociedade, com edições mensais.

O Lapfes também oferta palestras mensais que integram o programa Diálogos em Psicologia, discutindo temáticas relacionadas ao corpo, dentre as quais consumo, idealização, gênero, felicidade e sofrimento. A próxima palestra, com tema "Corpo e relações interpessoais: contribuições do psicodrama", será no dia 13 de julho, às 14h, no Auditório Rachel de Queiroz, ministrada pelas professoras Suzana Kramer e Cinthia Mendonça. Os dois eventos são abertos ao público.

Da lista de filmes a serem exibidos nos próximos meses, constam: Terapia de risco, 4 de agosto; Uma lição de amor, 1º de setembro; Cisne negro, 6 de outubro; Questão de tempo, 3 de novembro; e A teoria de tudo, 1º de dezembro.

Já o programa Diálogos em Psicologia inclui as palestras "Construção da Autoimagem: ontem, hoje e amanhã", em 10 de agosto; "O comportamento alimentar em debate", no dia 14 de setembro; "Corpo e gênero: discurso, práticas e saberes", em 5 de outubro; e "Transtornos alimentares – repensando as práticas em saúde", em 9 de novembro.

Outras informações sobre os projetos podem ser obtidas na página do Lapfes no Facebook: www.facebook.com/lapfesufc.

Fonte: Profª Jurema Dantas, coordenadora do Lapfes – fone: 85 99703 7848

===

Açude Santo Anastácio é tema de palestra nesta sexta-feira (8)

Com o tema "Açude Santo Anastácio: problemas e soluções", será realizada, nesta sexta-feira (8), palestra com a Profª Helena Becker, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, o evento é aberto ao público e acontece das 10h às 11h30min, no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola (Bloco 804, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).    

A Profª Helena Becker possui graduação em Engenharia Química pela UFC, mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e pós-doutorado em Portugal. A docente tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos temas Eutrofização, Química Ambiental e qualidade da água.

SAIBA MAIS – O Açude Santo Anastácio (ASA) está localizado entre os pontos de 3°44'36" latitude S e 38°34'13" longitude W. Sua bacia hidráulica possui 12,8 hectares, tendo uma bacia hidrográfica com 143.400 m² e uma barragem de 182 metros de comprimento. A construção data de 1918, pelo represamento do Riacho Alagadiço Grande, efluente da Lagoa de Parangaba, a qual está inserida na bacia do Rio Maranguapinho. O açude é contornado pelos bairros de Padre Andrade, Presidente Kennedy, Parquelândia, Amadeu Furtado, Bela Vista e Pici.

Fonte: Prof. Luís Camboim, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC – fone: 85 99666 7405

===

Departamento de Engenharia de Teleinformática comemora 15 anos de fundação

O Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da UFC (www.deti.ufc.br) celebra, na próxima sexta-feira (8), às 16h, 15 anos de fundação, em cerimônia a ser realizada no auditório do DETI (bloco 725, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

Na solenidade, que terá a presença do Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, serão homenageados professores que fundaram o DETI, ex-diretores do Centro de Tecnologia, servidores técnico-administrativos e estudantes, além do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, do qual saiu o quadro de docentes que deu origem ao curso.

O evento também deve reunir professores e alunos das graduações em Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Computação, ambos criados em 2015 a partir da segmentação do Curso de Engenharia de Teleinformática, não mais ofertado.

O DETI é considerado pioneiro no País na oferta de cursos de graduação, mestrado e doutorado na área de Engenharia de Teleinformática e em atividades de extensão com enfoque na integração entre telecomunicações e computação. A pós-graduação do DETI é formada pelo mestrado acadêmico e doutorado em Engenharia de Teleinformática.

Fonte: Cerimonial da UFC – fone: 85 3366 7313

---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: