Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Onze novos servidores são empossados para os campi de Fortaleza e Russas


Onze novos servidores são empossados para os campi de Fortaleza e Russas

O Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, empossou, na manhã desta sexta-feira (1º), 11 novos servidores, sendo dois professores e nove técnico-administrativos, lotados nos campi de Fortaleza e Russas. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões da Reitoria e contou também com a presença do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz.

Empossada como assistente em administração, Marília Barros de Morais Pereira conduziu a leitura do juramento do termo de posse, seguida pelos 10 colegas. O Prof. Serafim Ferraz deu as boas-vindas aos novos servidores e lembrou o "momento de renovação" vivido na Universidade.

Segundo o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, a expansão da UFC na última década ampliou a demanda por novos quadros. "A Universidade passou por uma expansão muito significativa, e isso aumentou o desafio para administrar", apontou.

O Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, citou a interiorização da UFC, explicando que a descentralização da Universidade gerou impactos diretos para os municípios do Interior. "A Universidade está chegando de forma definitiva ao Interior", ressaltou, acrescentando que a comunidade formada pela UFC – docentes, estudantes e técnico-administrativos – reúne aproximadamente 50 mil pessoas. "A gente precisa ser uma espécie de laboratório o tempo todo", salientou.

Foram empossados no quadro de servidores da UFC Antônio Renato Gomes (técnico de laboratório em eletrotécnica, Campus de Russas), Beatriz Costa Ribeiro (auxiliar em administração), Lígia Ribeiro do Nascimento (professora das Casas de Cultura Estrangeira), Marcos Fábio Pinto Bandeira (médico do trabalho), Mariana Tavares Cavalcanti Liberato (professora do Departamento de Psicologia), além dos assistentes em administração Diego Felipe Batista dos Santos, Marília Barros de Morais Pereira, Raquel Maria Gois Brito, Sebastião da Silva Barroso, Thiago de Sales Silva e Vivianne Gomes da Silva.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331

Fotos em anexo: Ribamar Neto/UFC

===

Edital oferta quatro vagas para professor substituto em Fortaleza

A Universidade Federal do Ceará lançou o Edital n° 161/2016 (http://goo.gl/cDcw7d), que oferta quatro vagas para professor substituto em Fortaleza. Com inscrições a partir de 7 de julho, as oportunidades são para os departamentos de História, no setor de estudo "Prática de Ensino", de Engenharia de Teleinformática, em "Circuitos Elétricos e Eletrônicos", de Direito Público, no setor "Direito da Criança e do Adolescente", e Teoria e Prática de Ensino, em "Didática". 

Com exceção da vaga para "Direito da Criança e do Adolescente", com jornada de 20 horas semanais, as vagas tem regime semanal de trabalho de 40 horas. Candidatos devem apresentar título de doutor e observar, no edital, as datas de inscrição para a vaga de interesse. É prevista reabertura de inscrição para mestres na vacância de inscrito com doutorado. Posteriormente, graduados também poderão se inscrever no caso de ausência de candidatos com mestrado.

Informações sobre documentação exigida, local e horário de inscrições, remuneração, entre outras, podem ser acessadas no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas:http://goo.gl/cDcw7d.

Fonte: Divisão de Concursos e Provimento – fone: 85 3366 7407

===

Pós-Graduação em Educação promove lançamento de livro na segunda-feira (4)

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC realiza, nesta segunda-feira (4), às 19h, o lançamento do livro Caminhos da Educação: questões, debates e experiências. O evento ocorre no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica).

A obra é organizada pelos professores Francisco Ari de Andrade (Departamento de Fundamentos da Educação) e Aurea Albuquerque Guerra (Departamento de Ciências da Informação), além de Vera Lúcia Juvêncio e Munique Freitas, doutoranda e mestranda em Educação, respectivamente.

O livro aborda, sob vários aspectos, a educação brasileira em ambiente escolar e não escolar. Segundo os organizadores, são apresentadas experiências exitosas, que favorecem a reflexão sobre as práticas, a formação docente, as experiências pedagógicas etc., "não como fórmula mágica, mas como caminhos traçados pelos sujeitos na relação como os saberes". Mais informações pelo telefone 85 3366 9985.

Fonte: Vera Juvêncio, doutoranda em Educação – fone: 85 3366 9985

===

Hospital Universitário participa do movimento Julho Amarelo, sobre hepatites virais

Cerca de 1% da população cearense tem hepatite B e outro 1% tem hepatite C. E menos de 10% desses casos estão diagnosticados. Só no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, há 271 pacientes sendo tratados com medicamentos contra essas doenças. Razões mais do que suficientes para o Hospital "abraçar" o movimento Julho Amarelo, adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais.

Para começar, durante todo o mês de julho, o HUWC vai iluminar sua principal fachada com a luz amarela. Além disso, residentes, alunos de Medicina e Enfermagem, médicos e enfermeiras dos serviços de Gastroenterologia e de Transplante de Fígado do HUWC vão participar e apoiar as atividades previstas para o mês. A programação é intensa e já começa neste sábado (2), na edição do projeto Ação Verdes Mares no bairro Vicente Pinzón (Morro Santa Terezinha).

Das 8h às 12h, serão oferecidos teste rápido para hepatites B e C; vacinação contra a hepatite B; aconselhamento nutricional, com avaliação de peso e circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corporal (IMC); triagem para esteatose hepática (gordura no fígado); e sensibilização sobre a importância da doação de órgãos, como o fígado.

Se não tratadas corretamente, as hepatites virais podem evoluir para cirrose ou câncer, sendo, em muitos casos, o transplante hepático a única solução de garantir a sobrevida do paciente. Nesse contexto, o Ceará, além de ser referência em transplante de fígado, destaca-se como o segundo do Nordeste em número de pacientes tratados e está entre os cinco estados do Brasil com usuários com acesso a medicamentos contra as hepatites.

PALESTRA – No dia 8 de julho, o médico Estêvão Portela, infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai ministrar a palestra "Resistência ao Vírus C" para especialistas, residentes e demais profissionais de saúde. O evento será realizado no auditório do Hospital São José (Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia), a partir das 12h. No dia 15 de julho, das 8h às 17h, será a vez de os moradores e funcionários do Lar Torres de Melo terem a oportunidade de realizar teste rápido para as hepatites B e C, além de receberem vacina contra a hepatite B.

Mais informações sobre o movimento Julho Amarelo no Ceará estão no site do HUWC, onde também é possível acessar a programação completa da iniciativa:http://goo.gl/LGFPqg.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: 85 3366 8183


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC 
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938


Nenhum comentário: