Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 5 de julho de 2016

Congresso de Geoquímica dos Países da Língua Portuguesa recebe inscrições de trabalhos


Congresso de Geoquímica dos Países da Língua Portuguesa recebe inscrições de trabalhos

Estão abertas, até o dia 20, as inscrições de resumos de trabalhos para o XIII Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa – Desafios da Geoquímica ao Desenvolvimento da Humanidade (CGPLP). O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Geoquímica e UFC, por meio do Departamento de Geologia, será realizado de 16 a 18 de novembro, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

O Congresso recebe trabalhos nas temáticas: "Geoquímica dos processos hidrotermais e hidrogeoquímica"; "Geoquímica orgânica e dos processos sedimentares e processos biogeoquímicos"; "Geoquímica ambiental, médica e forense"; "Litogeoquímica e geoquímica dos solos"; "Geoquímica isotópica e geocronologia"; "Geoquímica dos processos de alteração"; "Técnicas analíticas e instrumentação e modelamento geoquímico dos processos geológicos"; "Geoquímica, sustentabilidade e educação"; e "Geoquímica de jazidas minerais e prospecção geoquímica".

Inscrições e mais informações podem ser acessadas no site do evento: www.xiiicgplp.com.br.

Fonte: Comissão Organizadora do XIII CGPLP – e-mail: contato@xiiicgplp.com.br

===

Estratégia de sobrevivência para crianças da favela é tema de livro que será lançado hoje (5)

Será lançado hoje (5), às 19h, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2356, Benfica), o livro O grupo como estratégia de sobrevivência para crianças da favela. A obra é resultado da tese de doutorado em Ciências Médicas da psicóloga Hilda Oliveira, também professora da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC.

O trabalho aborda as configurações vinculares engendradas por um grupo de crianças habitantes de uma comunidade pobre em Fortaleza. A autora investiga a psicodinâmica grupal com base na teoria grupanalítica e ideias winnicotianas (de Donald Woods Winnicott, pediatra e psicanalista inglês). Seus resultados revelaram que a convivência, no contexto específico da comunidade, pareceu representar um significativo apoio emocional para as crianças, apesar da sociedade caótica, violenta e excludente onde estavam inseridas.

O grupo como estratégia de sobrevivência para crianças da favela tem 312 páginas e foi publicado pelas Edições UFC. Mais informações com a autora, pelo telefone (85) 99161 0475.

Fonte: Profª Hilda Oliveira, autora do livro – fone: 85 99161 0475


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi


Nenhum comentário: