Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 21 de julho de 2014

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 687.

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 687.
SEGUNDA-FEIRA,21 DE JULHO DE 2014.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.
AMÉRICA DO SUL.

"Time grande tem que ser cobrado todo dia,
pois a concorrência é grande" (Poeta Antonio de Fortaleza).

GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
O Grupo de estudos do Cangaço (história de uma época), dirigido pelo historiador Ângelo Osmiro Barreto, em  sua última reunião apresentou comentários   a  respeito do livro "Lampião - A raposa das Caatingas", que tem como autor José Bezerra Lima, editado pela JM Gráfica Editora, empresa que, os interessados podem procurar pela Internet, para adquirir a obra. O autor é sergipano, da Cidade de Frei Paulo. A obra vale a pena.

OUTROS LIVROS
Para quem gosta de ler, dois  livros recomendados, no momento, da autoria do escritor brasileiro Olavo de Carvalho: 

- "A Nova era da Revolução Cultural".
- "O Jardim das Aflições".

Atenção! Dia 12 de agosto às 19 horas e 30 minutos na Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário,1) mais uma TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO. Compareça.

Você estudante, professor, poeta, poetisa, escritor, escritora, trovador, trovadora, artista e que gosta de Cultura é nosso convidado. Termina às 21h30min e a entrada é franca.

LITERATURA E JORNALISMO
O presidente Martinho e o Secretário Geral Reginaldo, dois grandes amigos,  junto com os demais dirigentes, estão procurando contar com o apoio da Lei Rouanet para as atividades da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. Torcemos pelo sucesso.

CENTENÁRIO ESQUECIDO
Passou em brancas nuvens o calendário de nascimento de um dos grandes cantores da Música Popular Brasileira, hoje, totalmente esquecido. Trata-se de João Petra de Barros.
Na sua época , somente o Rádio sem jabaculê fazia promoção dos cantores. Não havia ainda a TV.

Este é um motivo do desconhecimento de muitas pessoas, nos dias de hoje. João Petra nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de junho, de 1914. Passado mais de um mês do seu centenário lamentamos que os produtores de programas de rádio - muitos deles - nem sabem quem foi João Petra de Barros.

Era conhecido como como "A Voz de 18 quilates", e estreou como cantor no Programa Casé, da desaparecida Rádio Philips, no Rio de Janeiro, em 1930. Um dos seus grandes sucessos foi" Até amanhã", de Noel Rosa, no Carnaval de 1933. Deixou 48 discos 78 rpm e 94 músicas.

Um dos seus maiores sucessos foi "Palacete de Malandro", de Custódio Mesquita, em 1933, "Caixa Econômica" de Nássara e Orestes Barbosa, a marcha "Chegou Papai Noel", de Roberto Martins e Kid Pepe. Outra: "Professora de Saudade", de André Filho e Orestes Barbos. Também, a canção "Beijo Mascarado" de Gadê e Almanir Greco. É uma pena que velhos nomes não passem hoje, apenas, de saudade.

LIBERDADE 
"A Liberdade de Imprensa é coisa seria. Não é assunto para ser tratado por canalhas" (Jornalista VicenteAlencar).

XICO TEÓFILO
Lamentável sob todos os aspectos, a morte do jornalista por formação e publicitário por profissão, Xico Teófilo. Nossos votos depesar a sua família.

BARES & CIA
Altino Farias (da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo) com o seu blog bastante visitado. Fala de assunto vários, entre eles o que existe, de nível, entre Bares e restaurantes de nossa terra.

CIGARRO - ANTECIPA A MORTE DE QUEM USA.

MARDÔNIO FILHO E LINO HOLANDA
Meu agradecimento ao administrador e comentarista esportivo Mardônio Filho e ao médico Lino Holanda Cavalcante,pela audiência ao meu programa Educação, Cultura e Esporte, na RádioAssunção, das 22 às 23 horas (hoje, segunda-feira, estará no ar) pela Radio Assunção Cearense AM 620. Rádio é Cultura.

MOTEL A CEU ABERTO
Insisto: continua funcionando a ceu aberto na Praça do  Ferreira o motel "No Coração da Cidade" entre a Banca do Chico Paixão e a Banca do Bodinho. Quem toma uma providência?

CENTENÁRIO EM 2015
Ao contrário do que muita gente pensa,o centenário de nascimento do Compositor Jair Amorim, não será este ano e, sim, em 2015.

FORTALEZA
Uma Cidade que vive de promessas. Os dirigentes só dizem assim: plano para amanhã, para 2040 e nada se faz para o HOJE.

TROVAS:

Se me olho, desolado,
num espelho, não sou eu:
olho o triste resultado
que essas tristeza me deu.
KIDENIRO TEIXEIRA.

MUSEU DO MAR
Falou-se tanto que o Museu do Mar seria construído em Fortaleza e agora vem a noticia  que o projeto foi cancelado.

NA VALSA
Em janeiro deste ano fontes da Prefeitura Municipal de Fortaleza informavam que a partir de junho as obras da  Av. Beira Mar seriam iniciadas.  O mês já terminou, julhoe está por terminar e até agora o projeto "não saiu do papel".

IBGE - O MAIOR BANCO DE DADOS DO BRASIL.
VISITE A NOSSA BIBLIOTECA.
Av. 13 de maio, 2901 - Bairro do Benfica.
Fones: 3464.5367 e 3464-5369.
Fortaleza - Ceará.  

KIT DE SEGURANÇA da B & Q
Ao construir ou comprar sua casa, mande instalar o KIT SEGURANÇA da B & Q, contra quedas e subidas de energia. Segurança para toda sua família, com o KIT ENERGIA da B & Q. Você paga em quantas vezes puder. Ligue agora para 0800-095 67 77. Tratamento empresarial diferenciado para você e sua família!
________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________



LIVRO: MEU PERCURSO NA UNIVERSIDADE.
EDITORA: IMPRECE.
AUTOR: ANTONIO DE ALBUQUERQUE SOUSA FILHO.
PROJETO GRÁFICO E CAPA: GERALDO JESUÍNO.
ANO: 2014.


Nenhum comentário: