Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Banco de Leite da Maternidade-Escola necessita de doações com urgência


Banco de Leite da Maternidade-Escola necessita de doações com urgência

O Banco de Leite da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (BLH/MEAC), da Universidade Federal do Ceará, necessita, imediatamente, de 30 litros de leite materno para completar sua capacidade total, incluindo margem de estoque. Segundo a enfermeira Raquel Meireles, o Banco está com apenas 20 litros de leite, quando o ideal seriam 50 litros para atingir o "estoque de segurança".

A MEAC dispõe de 21 leitos de UTI neonatal e 30 do chamado médio risco. No momento, nem todos os leitos estão ocupados. Há 19 bebês na UTI e 28 no médio risco. Como os bebês da UTI neonatal consomem, em média, cinco litros por dia, o "estoque de segurança" será suficiente para garantir 10 dias de alimentação a eles.

Há mais de 25 anos, o banco de leite da MEAC, através da colaboração de muitas mães, vem contribuindo para a saúde e o bem-estar dos bebês que recebem as doações. No ano de 2013, o BLH da MEAC coletou 1.188,3 litros de leite humano, atendendo a 673 bebês. De janeiro a abril deste ano, já foram distribuídos 317 litros, colaborando para o atendimento de 292 recém-nascidos. 

BENEFÍCIOS DA DOAÇÃO - O leite humano é imprescindível para a recuperação dos internos da UTI neonatal. Ele alimenta e protege o bebê contra infecções e alergias. Seu consumo está diretamente associado ao desenvolvimento e à imunização, pois é rico em nutrientes.  Além disso, o alimento possui componentes que nenhum outro oferece, como anticorpos e glóbulos brancos, fundamentais para a saúde.

O esvaziamento da mama estimula a produção do leite materno. Como a mãe do bebê interno em UTI neonatal não fica perto do filho o tempo todo e seu estresse é maior, pode ocorrer diminuição na produção láctea. Nesses casos a complementação das dietas é feita com leite humano doado, depois de analisado e pasteurizado em banco de leite. 

COMO DOAR LEITE MATERNO - O BLH da MEAC atende pelo telefone 85 3366 8509. Além de receber o leite doado, tratar e abastecer a UTI neo, o Banco também atende todas as mães e familiares que tenham dúvidas e precisem de orientações sobre a retirada do leite, armazenamento e coleta, dentre outras dicas.
O BLH também realiza a coleta domiciliar, não sendo necessário o deslocamento da mãe. A doação de frascos de vidro com tampa plástica, utilizados por marcas de maionese e café solúvel, também é importante. 

Serviço:
Doação de leite materno para o Banco de Leite da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (BLH/MEAC)
Público-alvo: mulheres lactantes saudáveis, não fumantes, que não ingerem bebidas alcoólicas e não façam uso de nenhum tipo de medicamento
Beneficiados: bebês internados na UTI Neonatal
Funcionamento do BLH: segunda à sexta-feira, das 7h às 16h
Contato: 85 3366 8509 
Sugestão de fonte: enfermeira Raquel Meireles – Fone: 85 9998 2088

Fonte: Núcleo de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC – fones: 85 3366 8183 e 8116 5042 



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa -youtube.com/ProgramaUFCTV

Nenhum comentário: