Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 23 de julho de 2014

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 684

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 684
QUARTA-FEIRA,23 DE JULHO DE 2014
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL

PENSE: 
"O ser humano tem um coração bom, mas se deixa corromper pela vaidade que o afasta do verdadeiro caminho" (Frei João Lopes da Silva).

FORTALEZA - A CAPITAL BRASILEIRA DO ARTESANATO.

CENSURA
Tantos e tantos de meus colegas Jornalistas e Radialistas comunicadores de rádio, jornal e TV de uma maneira geral, fizeram através dos anos tantas Campanhas contra o uso da Censura. Mas, agora, concordam, isto é aceitam "observar de uma outra maneira, noticiando de uma maneira diferente".

CENSURA 2
Quem concorda em noticiar da maneira como algumas autoridades desejam, lamentavelmente estão praticando o suicídio democrático. Ao aceitar "ponderações" de algumas pessoas estão se deixando Censurar. É uma pena. Estão prejudicando a nossa profissão, estão deixando de lado o próprio objetivo da IMPRENSA.

CENSURA 3
O jornalista, o radialista, o comunicador tem, como matéria prima a informação, o fato, a noticia. Seja ela boa ou ruim. Se você acha que "noticia tal pode ser dada, noticia tal não pode" você está sendo irresponsável, incompetente e renunciando a sua condiçção de autêntico profissional.

CENSURA 4
Se as noticias tivessem que ser censuradas não haveria mais o violento noticiário policial, que mostra tudo o quer existe de ruim no mundo. Pessoas assassinadas com as vísceras a mostra, outras com a cabeça esfacelada, enfim, agressão que é mostrada no video no jornal, apresentadas em relatos. Nem por isso a CENSURA deve existir. Tudo se trata de jornalismo. 

CENSURA 5
Todos nós conhecemos frases bem populares que são entendidas pelos analfabetos e pelos letrados,  pelo que possuem saber acadêmico: "Mostra, bota os pobres para fora, para que todos conheçam" ou então "... para que todos saibam o que está acontecendo". E mais: "Quem for podre que se quebre..."

CENSURA 6
Portanto toda e qualquer Lei que venha reduzir a atividade da IMPRENSA seja na área que  for, inclusive no noticiário político, é irregular, incompreensível e fora de propósitos. Porém, se alguns "carneirinhos" concordam e acham que tudo está certo e deve ser assim mesmo, a tendencia é piorar
as ações da IMPRENSA tendem a ficar mais prejudicadas ainda.

CENSURA 7
Se as medidas que estão sendo sugeridas, apresentadas, mostradas, colocadas CONTRA a Imprensa e alguns fazem de conta que não entendem os objetivos, não enxergam, seriam bastante criticadas se fosse no tempo do Governo Militar. Muitos imediatamente afirmariam: "É censura, estão exagerando". 

CENSURA 8
Atualmente tudo isso se registra e os "carneirinhos" nada falam. Pena. É lamentável que tenhamos ainda no Brasil um pouco de Imprensa Marron. O que lamento profundamente.

CENSURA 9
Não foi assim que eu aprendi com Durval Aires de Meneses, J.Arabá Matos, Aliatar Bezerra, Wildo Celestino, Flavio Ponte, Carlos Ponte, José Raimundo Costa, João Ramos, Almir Pedreira, Adérson Braz, Peixoto de Alencar, Mário Santos, Mardônio Sampaio, Narcélio Limaverde, Aderbal Jr, Morais Né e tantos outros.

FORTALEZENSE
Cada dia mais forte o nome de Fernanda Quinderé para a presidência da Academia Fortalezense de Letras, atualmente dirigida por Lúcia Lustosa.

TROVADORES
No próximo 2, primeiro sábado de agosto, mais uma reunião da UBT-FORTALEZA contando com a presença de colegas das UBTs do interior do Estado.

CANGAÇO
O Grupo de Estudos do Cangaço reunir-se-á na primeira terça-feira do mês de agosto (dia 5) às 19 horas no auditório da Associação Brasileira de Odontologia,  na Rua Gonçalves Lêdo, tão bem presidida por José Maria Sampaio.

PROSA E VERSO
Com a presenças de poetas, escritores, trovadores, estudantes, professores e artistas em geral, reunir-se-á dia 12 a TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO na Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1, no centro ao lado da Praça dos Leões.

MOTEL NA PRAÇA DO FERREIRA
Continuam os colchoes, as fiangas, o desrespeito na Praça do Ferreira, principalmente no trecho entre as bancas do Chico Paixão e do Bodinho na Praça do Ferreira, em frente ao Edifício Savanah. Trata-se do motel Coração da Cidade constítuido por desocupados e moradores de rua. Pergunta-se: quem pode tomar uma providência?

CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO
Permanece o crime contra o Patrimônio Público - o povo paga os impostos - em, Fortaleza. Agora é na Rua Torres Câmara, estão arrancando as pedras de granito que tem vida útil eterna, trocando-as por lajotas de cimento e areia. Nossa Cidade sofre. E como sofre. E quem se responsabiliza pelo crime?

CIGARRO - O INIMIGO DA VIDA

CIÊNCIAS POLÍTICAS
Precisamos da Disciplina Ciências Políticas desde o Ensino Fundamental e Médio. Se você for estudar a matéria somente na Faculdade será tarde demais.

PLÁSTICOS
Não jogue sacos plásticos nas ruas. A limpeza da Cidade já não é boa e você agindo assim estará piorando a situação de todos nós (Colaboração da nossa coluna).

PENSE:
Já dizia a música popular: "Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai".

RÁDIO
Das 8 as 9 horas na Rádio Metro 930 AM (hoje inclusive) o Programa Océlio Pereira especializado em esportes.

CID CARVALHO
Das 12 às 13 horas o Programa Antenas e Rotativas na Rádio Cidade AM 860 com Cid Carvalho e também a nossa presença e Evandro Soares.

GRIPE - A mãe de todas as doenças. Cuidado!


IBGE - O MAIOR BANCO DE DADOS DO BRASIL.
VISITE A NOSSA BIBLIOTECA.
Av. 13 de maio, 2901 - Bairro do Benfica.
Fones: 3464.5367 e 3464-5369.
Fortaleza - Ceará.  

KIT DE SEGURANÇA da B & Q
Ao construir ou comprar sua casa, mande instalar o KIT SEGURANÇA da B & Q, contra quedas e subidas de energia. Segurança para toda sua família, com o KIT ENERGIA da B & Q. Você paga em quantas vezes puder. Ligue agora para 0800-095 67 77. Tratamento empresarial diferenciado para você e sua família!
________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________



LIVRO: MEU PERCURSO NA UNIVERSIDADE.
EDITORA: IMPRECE.
AUTOR: ANTONIO DE ALBUQUERQUE SOUSA FILHO.
PROJETO GRÁFICO E CAPA: GERALDO JESUÍNO.
ANO: 2014.


Nenhum comentário: