Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Calçadas

Aonde vai  chegar o “progresso”?
Outrora, e não faz muito tempo, as calçadas das nossas cidades  eram lugares sadios, próprios e exclusivos para nós, pedestres.  Eram,  ainda, ponto de encontro de pessoas que ficavam descontraidamente a perpetrar comentários sobre este ou aquele assunto, sobre o presente ou o passado.
Nas cidades interioranas formavam-se, à noite, as mais variadas e divertidas “rodas”:  Nesta, alguns senhores comentavam  sobre a vida política do município;  Mais à frente outra roda de senhoras falavam das traquinagens dos seus filhos;  Naquela outra,  jovens moças compartilhavam,  entre si,  das travessuras dos seus corações. Enquanto isso, a criançada brincava incessantemente colorindo o cenário das praças, das ruas, das calçadas.
Mas isso é coisa do passado!  As cidades cresceram, a sociedade “evoluiu”, o progresso” chegou. E com ele veio, a tiracolo,  a insegurança, a imprudência, a desconfiança, o desrespeito.
Hoje, em algumas calçadas de Fortaleza, por exemplo, os pedestres estão literalmente impedidos de usá-las. Quando não são utilizadas como estacionamento, centenas de restaurantes as usam como extensão dos seus próprios estabelecimentos. Pouca vergonha dos seus proprietários e, principalmente, dos nossos governantes que permitem esse abuso. Onde está o Código de Posturas do Município que não coíbe tal absurdo? Onde está o direito de acessibilidade do deficiente físico e do idoso?
Pouco importa para eles! 
A verdade é que hoje temos que conviver com o risco e caminhar paralelamente pelo asfalto disputando com motoristas imprudentes e mal educados o nosso direito de ir e vir.
Deixemos para lá Fortaleza!
E hoje nas cidades do interior? Com se encontram as suas calçadas?
Ah! Lá também  O “progresso chegou e as modernizou. Estão todas desertas. Já não há mais a alegria daquelas rodas. As pessoas se enclausuraram dentro das suas casas gradeadas.  Estão presas. A insegurança, a televisão e a  internet contribuem, sobremaneira,  para que homens, mulheres e crianças vivam individualmente a solidão de suas próprias vidas.
Ah,  “progresso !
 
uma foto de uma calçada localizada no distrito de Caringbah, Sidney, Austrália
Foto em uma das avenidas de Fortaleza  retrata a falta de educação do nosso povo e a falta de pulso dos nossos governantes.  
Abilio, 18 mar 2011

Nenhum comentário: