Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Alunos de duas graduações lançam fontes tipográficas com disponibilidade gratuita


Alunos de duas graduações lançam fontes tipográficas com disponibilidade gratuita 

No semestre letivo 2014.1, os alunos do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará desenvolveram o Projeto TipoAssim (tipodafonte.wordpress.com/tipoassim), resultado da disciplina Experimentos em Tipografia, em que aprenderam diversas técnicas tipográficas. Orientado pelo Prof. Eduardo Novais, o projeto tem o objetivo de desenvolver e disponibilizar fontes experimentais com download gratuito.

A disciplina em 2014.1 acabou, mas o projeto seguirá compartilhando as fontes, servindo como repositório e gerando recursos para alunos e setores do próprio curso. De acordo com o Prof. Eduardo Novais, já existe uma grande procura pelas novas tipografias. "O lançamento ocorreu no dia 26 de junho, na web, e conseguimos alcançar a impressionante marca de mais de 500 visualizações em um só dia", comemora.

O grupo, formado por alunos e professor de SMD, ainda pensa em lançar um livro com o resultado do trabalho gerado pelo projeto TipoAssim e os textos do blog O tipo da fonte, criado para discutir assuntos tipográficos e disponibilizar o repositório das fontes. 

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – A memória da época colegial, o continente africano, a importância da vegetação da caatinga para a biodiversidade das aves desse bioma e ilustrações de grandes olhos são algumas inspirações que alunos do primeiro semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC tiveram para criar fontes tipográficas gratuitas e já disponíveis para download na Internet. O trabalho acadêmico, que recebeu o nome de First Type Project (Projeto Primeiro Tipo, em tradução livre – www.firsttype.portfoliobox.me), foi produzido na disciplina Fundamentos da Comunicação Visual, ministrada pelo Prof. Chico Neto no período letivo passado. 

Ao todo, foram criados 26 alfabetos tipográficos, proporcionando aos estudantes desenvolver uma nova relação entre o discurso verbal e visual, tornando-os protagonistas da construção de mensagens visuais. Com a experiência, os alunos aprenderam a fazer desenhos vetoriais com o uso de softwares e estudaram diferentes técnicas para gerar as fontes digitais.

Fontes: Prof. Eduardo Novais, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais – fone: 85 3366 9029 / Prof. Chico Neto, do Curso de Publicidade e Propaganda – fone: 85 3366 7708


--------------

Empresa júnior de Biotecnologia promove curso de programação em Java

Estão abertas, até o próximo dia 11, as inscrições para o Curso de Formação Básica de Programadores em Java. O curso tem duração de 50 horas-aula e será ministrado pelo Prof. Marcos Vinícius de Andrade Lima, do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará. A promoção é da AUG Biotec, empresa júnior do Curso de Biotecnologia.

O curso será realizado das 8h às 12h de 14 a 25 de julho no Laboratório de Informática do Centro de Ciências. O investimento é de R$ 100 mais uma lata de leite em pó, que será doada para uma entidade filantrópica. O curso dá direito a certificado. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail augbiotec@gmail.com

Fonte: AUG Biotec – fones: 85 8594 5895 e 85 9628 8912



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV


--

Nenhum comentário: