Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

domingo, 25 de maio de 2014

RECEITA FEDERAL LANÇA CAMPANHA DE ORIENTAÇÃO NO DIA NACIONAL DE RESPEITO AO CONTRIBUINTE

No dia 25 de maio é celebrado o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, a partir da edição da Lei nº12.325/2010, com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte. Marcando esse calendário, a Receita Federal mobiliza-se para ressaltar um dos seus objetivos estratégicos que é aprimorar os serviços prestados à sociedade. É por esse objetivo que trabalha com afinco para proporcionar um serviço público de excelência, mais ágil, fácil e confortável aos contribuintes, especialmente por meio da simplificação das obrigações e procedimentos e da intensificação do atendimento à distância.

Nesse sentido, o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), por exemplo, disponível na página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br), oferece ao contribuinte um ambiente seguro, com dezenas de serviços à disposição e totalmente protegido por sigilo fiscal. Com isso, a sociedade tem cada vez mais conforto, tranquilidade e segurança para obter os serviços que deseja, via internet, durante 24 horas, sete dias por semana e em qualquer lugar.

A fim de ressaltar suas ações para modernização e facilitação de sua relação com o contribuinte e a sociedade, a Receita Federal lança neste mês de maio uma campanha de orientação e atendimento especial. Algumas delegacias da 3ª Região Fiscal, compostas pelos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, preparam balcão de atendimento em locais de grande acesso da sociedade, ou mesmo no próprio ambiente da Instituição, com o foco em três aspectos:

1) Autoatendimento Orientado para o uso do Portal e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte): orientação ao contribuinte para uso do e-Cac, disponível na página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br), um ambiente seguro, com diversos serviços que podem ser realizados de forma autônoma pelo próprio contribuinte.

2) Orientação aos contribuintes para a verificação da situação do processamento  da Declaração IRPF/2014: em caso de pendências, o contribuinte será orientado a como proceder a  autorregularização quando verificados erros de preenchimento e apuração de tributos, antes do início formal de uma fiscalização.

3) Orientação sobre procedimentos de viagem ao exterior:  como devem proceder os contribuintes que viajam ao exterior, no que diz respeito às regras de declaração e pagamento de tributos que incidam sobre os bens adquiridos na viagem.

Em Fortaleza, a Receita Federal estará prestando tais orientações no Shopping Del Paseo, durante os dias 22 a 24 de maio, no horário de 10 às 20 horas.


Nenhum comentário: