Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 16 de maio de 2014

"4º Brincar na UFC: um direito de todos" será realizado de 30 de maio a 1º de junho


"4º Brincar na UFC: um direito de todos" será realizado de 30 de maio a 1º de junho

Para comemorar o Dia Internacional do Brincar, a Universidade Federal do Ceará promoverá o "4º Brincar na UFC: um direito de todos", nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, organizado pelo Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (Celula), do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes). Neste ano o evento terá  a participação da Casa de José de Alencar, Seara da Ciência, Casa Amarela Eusélio Oliveira, Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui e Museu de Arte da UFC (MAUC), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, informa o coordenador geral do evento, Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida.

Da programação do dia 30 de maio constam a exibição de filmes do Núcleo de Cinema de Animação, na sala Benjamin Abrahão, da Casa Amarela, das 14h30min às 16h30min; atividades lúdicas no Bosque do Centro de Humanidades, para mostrar que brincar é um direito de todos, com a participação da Secretaria de Acessibilidade – UFC Inclui, das 14h às 17h; e a oficina "O desenho através do carvão, do gesto e da memória", direcionado para o público da terceira idade, no Museu de Arte da UFC, às 9h.

No dia 31, o Iefes promove, no Campus do Pici, entre outras atividades, jogos tradicionais e populares, teatro e dança infantil e oficina de pipa, das 8h30min às 11h30min. No mesmo dia, também será realizado o "Conhecendo a Extensão da UFC", que levará participantes para conhecer os projetos de extensão da Universidade em visita monitorada, de ônibus – a saída acontece às 8h30min do MAUC, no Campus do Benfica.

O encerramento do 4º Brincar será dia 1º de junho na Casa de José de Alencar, com programação que inclui contação de histórias, pé de livros, caraokê de poesias, festival de jogos de tabuleiro e atividades recreativas. 

Fonte: Prof. Marcos Teodorico de Almeida, coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos; da Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer e do Museu da Infância e do Brinquedo – (fones: 85 3366 9216  e 9623 0830)


========================================

Reitoria sedia evento Meditação na UFC no dia 20, terça-feira; aberto ao público

Pela primeira vez, o evento Meditação na UFC será realizado no jardim interno da Reitoria na próxima terça-feira (20), a partir das 18h. É aberto ao público e gratuito. A iniciativa do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), com apoio da organização internacional Arte de Viver, já acontece desde 2013 com encontros mensais no Campus do Pici Prisco Bezerra, em Fortaleza. Visa ajudar as pessoas a aprenderem a lidar com o estresse e os desafios profissionais e acadêmicos, conquistando harmonia e calma. O projeto é desenvolvido pela Profª Lúcia Rejane de Araújo Barontini, vice-diretora do Iefes e por alunos da disciplina Meditação e Educação.
  
Para participar, basta a pessoa interessada comparecer na terça-feira à Reitoria (jardim interno em frente à Concha Acústica). Recomenda-se que o participante use roupas leves e traga seu tapete, colchonete ou manta para sentar. No próximo dia 27, a edição do Meditação na UFC será no Campus do Pici, embaixo da Biblioteca Central. Entre os benefícios citados por quem pratica meditação estão: melhora na concentração, aumento da capacidade de memorização, eficiência no desenvolvimento das atividades cotidianas, criatividade e fortalecimento do poder de intuição.

A Profª Lúcia Rejane possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e formação em terapias corporais alternativas e ioga no Brasil, na Itália e na Índia. A Arte de Viver é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Bangalore, na Índia.

QUALIDADE DE VIDA – O encontro Meditação na UFC vem somar-se a outras iniciativas na Universidade que colaboram para promover a qualidade de vida. Para servidores da ativa, uma novidade este ano é a oferta de aulas de ioga pela Divisão de Programas e Projetos Culturais (DiPPC) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. As aulas são ministradas pelo Prof. Wallace Ananda para turmas às terças e quintas-feiras em dois horários: das 17h às 18h e das 18h às 19h, em sala nos anexos da Reitoria (Rua Paulino Nogueira, 315 – Benfica).  O Prof. Wallace e a Profª Rejane estão em entendimento para a participação dos alunos da ioga no encontro Meditação UFC, na terça.

Fontes: Lúcia Rejane de Araújo Barontini, vice-diretora do Iefes – fone: 85 3366 9533 / Divisão de Programas e Projetos Culturais (DiPPC) da Progep – (fone: 85 3366 7412)



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV


Nenhum comentário: