Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 30 de maio de 2014

NOTÍCIAS & COMENTÁRIOS Claudio Barreto Fortaleza, 29 de maio de 2014.

NOTÍCIAS & COMENTÁRIOS
Claudio Barreto
Fortaleza, 29 de maio de 2014.



1 - Meu confrade Vicente Alencar que edita o Jornal  Café
Literário há muitos anos, precisamente desde 01 de setembro de 1998, num trabalho sem nenhum apoio financeiro - o jornal tem circulação dirigida e portanto é PAItrocinado.

2 - Na verdade estes jornais culturais que são opcionais somente podem ir em frente com algum patrocínio. Mas nenhuma Empresa se interessa em colaborar. Por isso o Editor só tem duas saídas: ou tirar do bolso ou cobrar as matérias de quem aparece na folha.

3 - A primeira opção sempre prevalece, pois a segunda é bem mais difícil.

4 - Também o Binóculo que é editado por Batista de Lima e Ivanildo Dias não tem patrocinadores.

5 - Daí o reduzido número de páginas em  tamanho A-4, quando poderiam ser pelo menos 16. Mas as vezes circula com 4 páginas, outra vez com e vai se virando.

6 - As tiragens são pequenas, as vezes 100 outras 200 exemplares. Mas recomenda-se as pessoas que recebem um exemplar xerocopiem pelo menos 5 e distribuam com seus amigos. Não  há outra saída para divulgar nossa gente.

7 - Os nossos três Jornais da Grande Imprensa da Capital somente valorizam grupos de fora, nomes de outros Estados, dando inclusive ricos espaços para Bandas que não saem do canto nem chegam  a lugar nenhum com suas músicas copiadas em péssimo estilo do gosto estrangeiro. Lamentavelmente é verdade. Mas esta é outra história. Falemos mesmo da nossa vaca fria.

8 - Tanto o Café Literário como o Binóculo, bem como o 
ACADEMUS editado pela Academia de Letras dos Municípios do Ceara-ALMECE, como o Meya-Palavra editado por Deusdedit Rocha não tem apoio de nuinguém que não seja da própria publicação.

9 - Vejamos aleatoriamente um dos números do mensário Café Literário. Número 53 de 01 de janeiro de 2003. Na primeira página poesias de Neide Azevedo Lopes uma das expressões da nossa terra. Ná pagina 2, Giselda Medeiros, na página 4 temos "Os estatutos do homem" de Thiago de Melo e na página 4 a "Declaração  Universal de Direitosd sexuais" surgida no XIII Congresso Mundial de Sexologia em 1997.

10 - São assuntos importantes desder a poesia a uma declaração internacional que atende a todos. Porém
até chegar a publicação custou tempo, trabalho e dinheiro o famoso TTD.

BARRIL DE PÓLVORA

O Brasil transformou-se num Barril de Pólvora. O PT (Partido dos Trabalhadores?)  que sempre pregou a desagregação da Sociedade com a política "do quanto pior melhor"  deve estar sorrindo  a  bandeiras despregadas pelos seus dirigentes.

Tudo que se fazia antes em menor escala com assaltos a bancos - como o primeiro em  Fortaleza, alí nas imediações do antigo Teatro São Sebastião, com jovens que hoje são sessentões e, que, durante anos mostravam que as esquerdas sempre estavam certas. 

Atualmente estas ações estão estão bem mais sofisticadas.
Muita gente ruim, de dupla personalidade, sorrindo prá uns e esfolando outros, fazem parte. É o lado podre do mundo.


Envolviam os jovens com palavras de ordem que nunca levaram a coisa nenhuma que prestasse. Fundaram o PT (Partido dos Trabalhadores?) e outras facções que agora encontraram realmente o que desejavam: Um Brasil completamente descontrolado com aqueles que trabalham realmente em situação difícil e com os bagunceiros tendo direito a Bolsas, ajudas oficiais.

Tocaram seu projeto assaltando agências bancárias, cometendo delitos. E agora queimam ônibus, quebram agencias bancarias, lojas e tudo o mais. É uma dor de cabeça para as pessoas honestas.

O Brasil está no caminho do nada. Não vai para lugar nenhum da maneira como está. Veja o que aconteceu de ontem para hoje em Fortaleza. 

No Terminal do Siqueira foi esfaqueado um motorista da linha Santa Maria e ele acabou  morrendo nas primeiras horas da manhã de hoje.

Que absurdo! E hoje Fortaleza está sem ônibus. Os trabalhadores verdadeiros sofrem. Os vagabundos que são chamados de "trabalhadores" fazem a bagunça. 

É assim que estes vagabundos querem o Brasil. Ou não é?

POESIA

A trovadora cearense Artemiza Correia que dirige a União Brasileira de Trovadores - UBT, em Ocara, escreveu em 2002 o livro Broto's Cearense apresentando suas poesias. 
Vamos a uma delas:


PALAVRAS MÁGICAS
Um bom dia, um sorriso
Com licença, por favor.
Obrigado, por nada, senhor.
Perdoar sempre é preciso, 
ser sincero e ter juízo.
O tal bom sendo é a Educação.
Ter objetivo e determinação
respeitar o direito alheio.
Mentira e fofoca é feio
ser humilde não é humilhação.

É O BRASIL DE HOJE. 
O BRASIL SEM DIREÇÃO. 
GOVERNO FRACO. 
O BRASIL DAS NOVELAS E DOS PROGRAMAS POLICIAIS QUE NÃO LEVAM A NADA, ABSOLUTAMENTE NADA.
O BRASIL ESTÁ DOENTE, MUITO DOENTE.

Fortaleza, 29 de maio de 2014.

Nenhum comentário: