Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Jogadores, ex-atleta e integrantes da Casa de Cultura Alemã discutem o futebol como encontro de culturas


Jogadores, ex-atleta e integrantes da Casa de Cultura Alemã discutem o futebol como encontro de culturas

Mostrar o futebol como fenômeno não apenas esportivo, mas também sociocultural, é o objetivo do evento "O futebol como encontro de culturas – a participação e o olhar cearense", a ser promovido pela Casa de Cultura Alemã (CCA) da Universidade Federal do Ceará no dia 5 de junho, às 18h. O professor e atual administrador da Casa, Alexander Ribeiro, que atuou como intérprete no time alemão Hertha BSC (Berlim), e o ex-aluno da CCA Ronaldo Simões, que acompanhou a seleção brasileira durante a Copa das Confederações de 2005 e na Copa do Mundo de 2006 (Alemanha), debaterão com o ex-atleta Caetano, pai dos jogadores e irmãos cearenses Raffael (Borussia Mönchengladbach) e Ronny (Hertha-BSC), que também participarão do evento.

Eles compartilharão visões e impressões sobre o futebol no Brasil e na Alemanha, tocando em temas como carreira, adaptação, língua, saudades e expectativas, dentre outros. "O objetivo é destacar o futebol como algo muito maior e mais complexo do que 22 jogadores correndo atrás da bola em um campo delimitado, mostrando que, além do universo profissional do futebol, existe, sobretudo, o fator humano", explica a organização do evento.

O debate será dia 5, na Sala Interarte (Área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica). As inscrições ocorrem a partir de 2 de junho pelo e-mail: cca@ufc.br. A sala tem capacidade para 50 pessoas.

SAIBA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES: 

Ronaldo Marcos Simões Moreira: estudou Alemão na CCA e Letras na UFC. Acompanhou a seleção brasileira durante a Copa das Confederações em 2005 na Alemanha e a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha como Attaché da Delegação brasileira.
Caetano: ex-jogador das equipes do Fortaleza, Ceará e Ferroviário, além de outros.
Raffael Caetano de Araújo: nasceu em 28 de março de 1985, em Fortaleza. Jogador de meio-campo e ataque da equipe alemã do Borussia Mönchengladbach.
Ronny Heberson Furtado de Araújo: nasceu em 11 de maio de 1986, em Fortaleza. Jogador de meio-campo da equipe alemã do Hertha-BSC, Berlim.

Fonte: Casa de Cultura Alemã da UFC – fones: 85 3366 7738 e 3366 7739

---------------------

"4º Brincar na UFC: um direito de todos" será realizado de 30 de maio a 1º de junho

Para comemorar o Dia Internacional do Brincar, a Universidade Federal do Ceará promoverá o "4º Brincar na UFC: um direito de todos", nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, organizado pelo Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (Celula), do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes). Neste ano o evento terá  a participação da Casa de José de Alencar, Seara da Ciência, Casa Amarela Eusélio Oliveira, Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui e Museu de Arte da UFC (MAUC), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, informa o coordenador geral do evento, Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida. 

Da programação do dia 30 de maio constam a exibição de filmes do Núcleo de Cinema de Animação, na sala Benjamin Abrahão, da Casa Amarela, das 14h30min às 16h30min; atividades lúdicas no Bosque do Centro de Humanidades, para mostrar que brincar é um direito de todos, com a participação da Secretaria de Acessibilidade – UFC Inclui, das 14h às 17h; e a oficina "O desenho através do carvão, do gesto e da memória", direcionado para o público da terceira idade, no Museu de Arte da UFC, às 9h.

No dia 31, o Iefes promove, no Campus do Pici, entre outras atividades, jogos tradicionais e populares, teatro e dança infantil e oficina de pipa, das 8h30min às 11h30min. No mesmo dia, também será realizado o "Conhecendo a Extensão da UFC", que levará participantes para conhecer os projetos de extensão da Universidade em visita monitorada, de ônibus – a saída acontece às 8h30min do MAUC, no Campus do Benfica.

O encerramento do 4º Brincar será dia 1º de junho na Casa de José de Alencar, com programação que inclui contação de histórias, pé de livros, caraokê de poesias, festival de jogos de tabuleiro e atividades recreativas.

Fonte: Prof. Marcos Teodorico de Almeida, coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos; da Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer e do Museu da Infância e do Brinquedo – fones: 85 3366 9216  e 9623 0830

-----------------------------

FEAAC debate economia e política no período da ditadura militar

O Núcleo de Economia Política Viès, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará, dá início nesta quinta-feira (29) a um ciclo de debates sobre economia e política na ditadura militar. Segundo os organizadores, o objetivo é aprofundar as discussões acerca do que foi o período, por que aconteceu e como se deu, sob a perspectiva da Economia Política e da Geopolítica.

A primeira atividade será uma palestra com os professores Aécio Oliveira e Júlio Ramon Ponte, ambos do Departamento de Teoria Econômica (DTE). O evento terá início às 18h30min, no auditório da FEAAC (acesso pela Rua Marechal Deodoro, 400).

Fonte: Núcleo de Economia Política – fone: 85 3366 7562 / site: www.vies.ufc.br



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV


--

Nenhum comentário: