Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 21 de maio de 2014

COLUNA DO VICENTE ALENCAR. EDIÇÃO Nº 648

COLUNA DO VICENTE ALENCAR.
EDIÇÃO Nº 648.
QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.
AMÉRICA DO SUL - Nós somos sul-americanos.

FORTALEZA - CAPITAL DO ARTESANATO BRASILEIRO.

A UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES INFORMA:

A nossa próxima reunião ordinária com a presença de convidados, com apresentação de trovas por parte dos Membros efetivos será no próximo dia 7, o primeiro sábado de junho. As 10 da manhã no auditório da Academia
Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1.

LIVRARIA LIVRO TÉCNICO
A Livraria LIVRO TÉCNICO que se localiza na Rua Dom Joaquim, 54, entre Av. Monsenhor Tabosa e Rua Pereira Filgueiras, vizinho ao FLORIDA BAR (Clube do Bode) e que tem como controlador Sergio Braga está negociando o livro MEU PERCURSO NA UNIVERSIDADE do Professor Antonio de Albuquerque Sousa Filho, ex-Reitor da UFC.

Ele conta com tintas claras e fortes a sua trajectoria como aluno, professor, Diretor de Centro e Reitor da nossa primeira Universidade. Se você não conhece a história da n UFC ficará bem informado.

Detalhes de sua posse numa noite conturbada são contadas
pelo professor Albuquerque que surpreende
positivamente em seu relato.

AGENDA CULTURAL:

DIA 21 DE MAIO (HOJE):
Quarta-feira:
16 horas: Reunião da ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS.
LOCAL: Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário,  1, Centro.

ATENÇÃO!
Houve alteração no horário da reunião. Anteriormente estava programada para 18 horas e 30 minutos mas retornou ao antigo horário das 16 horas segundo informe da Presidente Lúcia Lustosa.

MESA REDONDA:
A reunião começará as 16 horas. Uma Mesa Redonda será realizada às 16 horas e 30 minutos.

Presentes:
O médico Flávio Leitão que falará sobre "Literatura e Medicina".

O advogado e cineasta  Régis Frota falará sobre "Direito e Literatura".

O economista Célio Fernando Bezerra Melo falará sobre "Economia e Literatura".

A presidente Lúcia Lustosa e o Secretário Geral Vicente Alencar solicitam a todos os colegas o comparecimento em mais esta jornada cultural de nossa Academia.

É importante a presença de convidados para que conheçam o trabalho que é desenvolvido na jovem Arcádia.

DIA 22 DE MAIO:
Quinta-feira (amanhã):

Lançamento do livro "AS PESSOAS QUEBRA-CABEÇAS:
MEMÓRIAS DE UM CIRURGIÃO DE TRANSPLANTES" do
médico Thomas E. Starzi, tradução portuguesa do médico cearense JOSÉ JOACYLIO MOREIRA LIMA.

LOCAL: Auditório Castello Branco, da UFC, no Benfica.
Recepção: Jardins da Reitoria.
Av. da Universidade, 2853.

Horário: 19 horas.

Apresentação da obra: Professor JOSÉ MARIA CHAVES (Faculdade de Medicina da UFC)


DIA 28 DE MAIO:
Quarta-feira:

Reunião da ACADEMIA CEARENSE DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Local: Sede da Academia Cearense de Letras - Rua do Rosário, 1.
Horário: 16 horas.


LUA CHEIA
Hoje, dia 21 de maio, observamos o Quarto Minguante da Lua.


VEJA:
"Não existe arte que os governantes aprendam mais rapidamente uns com os outros de que aumentar impostos" (Adam Smith  * 1723 -1790 *), economista escocês.


MENSAGEM:
"Plante uma árvore em frente a sua casa ou, junto ao edifício onde você mora. Colabore com a melhoria do clima do Estado do Ceará. Mais árvores mais oxigênio" (Jornalista Vicente Alencar).

CONVITE

A Editoria do Jornal Café Literário, tem o prazer de convidar V. Sª. e dd. Família, para a apresentação da TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO. A programação terá lugar na Academia Cearense de Letras, e reunirá Poetas, Escritores e Artistas Cearenses.

ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA E JORNALISMO
Qualquer comunicado pela internet acione o seguinte endereço:
www.academiacearense.blogspot.com.br

LIVRO DO PROFESSOR ALBUQUERQUE
O livro do professor Antonio de Albuquerque Sousa Filho intitulado "MEU PERCURSO NA UNIVERSIDADE" que foi lançado no último dia 13 de maio último no Salão Nobre do Náutico Atlético Cearense está a venda na Editora da UFC, cuja livraria se localiza no Campus do Benfica, ao lado do Centro de Cultura Francesa, entrada pela Avenida da Universidade.

Também está a venda na LER LIVRARIAS, Av. Washington, 4040 e no quatro piso do Shopping Aldeota, ao lado da Praça Portugal.

SMILE EDITORIAL
Também a Smile Editorial que é dirigida por Clayton Lima(Rua Pereira Filgueiras, 15, Centro) está distribuindo o livro MEU PERCURSO NA UNIVERSIDADE do professor Antonio de Albuquerque Sousa Filho que teve uma auspiciosa Noite de Autógrafos no Náutico Atlético Cearense no dia 13 de maio.

A Smile Editorial (85. 3254-2799 e 85. 3252.3780) editou a pouco tempo HISTÓRIA DO CEARÁ do professor Nélson Campos dedicada ao Ensino Médio em volume único. Um livro que se pode recomendar.

PENSE:
"Um sorriso contagia acompanhando de um bom dia. Seja feliz e sorria. E diga Bom Dia!" (Aline Melo).

CENTENARIANO
O centenário do saudoso e inesquécivel professor Edmilson Pinheiro, foi comemorado ontem à noite com uma Missa em Ação de Graças, por volta das 17 horas na Igreja de Nossa senhora do Carmo. Um grande número de familares e ex-alunos esteve presente.

O professor Edmilson Pinheiro ficou na História da Educação do Ceará também por um outro fato, além de grande Educador. Foi ele que apresentou,  criou e aprovou o Projeto da Meia passagem para os estudantes cearenses quando foi eleito Vereador em Fortaleza em 1947 pela legenda da UDN.

FUTEBOL
O embate entre as equipes do Fortaleza e do CRB, de Maceió, será realizado no Estádio Alcides Santos, do Clube da Garotada, no Pici.

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
"Escultura", um dos maiores sucessos de Nélson Gonçalves, tem letra de Adelino Moreira e música do próprio Nélson.

FUTEBOL II
O Ceará Sporting jogando à noite passada venceu o América local por 1 x 0 pelo CB da 2ª Divisão. Em Teresina, no Estádio Alberto Silva, o Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio, que tinha o mando de campo empatou em 1 a l com o Sampaio Correia,  do Maranhão, que vencia por 1 a 0 até os 46 do segundo tempo quando a equipe carioca igualou as ações.

RUA MARECHAL DEODORO
Como seria bom se o Prefeito Roberto Cláudio desse uma passadinha pela Rua Marechal Deodoro!

Talvez percebesse como aquela artéria está abandonada.

Pobre Benfica, não tem um Vereador que dê uma"penadinha" por ele.

HOMENAGEM A GERALDO AMÂNCIO
Completar 50 anos de moda de viola dá Cordel. E deu, mesmo! 10 poetas juntaram seus conhecimentos e produziram um livreto de poesia, para o repentista.

Chama-se "Geraldo - 50 anos de Viola e Poesia", com direção de José Gonçalves de Souza, o Gonçalves, ao lado de Luiz Wilson, Chico Sobrinho, Pedro Sampaio, Mundim do Vale, Zé Vicente, Zé Maria de Fortaleza, Jonas Alves, Tibúrcio Bezerra e César do Acordeon.

ARTIGO EM DESTAQUE
Na edição do jornal O ESTADO, de segunda-feira, 19 de maio, um artigo bem arquitetado da escritora Grecianny Cordeiro. Escreveu o que muita gente pensa e não tem espaço para apresentar-se.

REDE WEB DE RÁDIO CEARENSE
Firma-se, a cada dia, espalhando seu som por todo o mundo, Via Internet, principalmente, nos países de Língua Portuguesa, a rede Web de Rádio Cearense. As integrantes da rede são elas:

1 - WEB Rádio São Gonçalo, com Wilson Matos.
2 - WEB Rádio Patacas, de Aquiraz, com Jones Cavalcante.
3 - WEB Rádio Gazeta de Fortaleza, com Vicente Alencar.
4 - WEB Rádio Paracuru, com Gilardo Campos.
5 - WEB Rádio Jornal Escanteio, com Luciano Bernardo.

Você pode ouvir a REDE WEB DE RÁDIO CEARENSE, onde você estiver, inclusive, no seu celular, através do aplicativo
(atenção Marco Furtado). A Internet leva o Som da RWRC aos 207 países do globo.

SANGUE SENDO PEDIDO
Todos os amigos do Radialista Bonifácio de Almeida podem ajudá-lo, agora, em momento difícil, internado na CASA DE SAÚDE SÃO RAIMUNDO (Rua Dr. José lourenço com Rua Pereira Filgueiras, na Aldeota). Ele precisa da doaçãode sangue "O negativo". Por ravor, vamos ajudar.

KURIQUIÃ
O livro KURIQUIÃ - Romance das águas lendárias, escrito pelo médico Almir Gomes de Castro (Da SOBRAMES-CE), continua à venda na Livraria LivroTécnico, na Rua Dom Joaquim, 76, vizinho ao Flórida Bar (Clube do Bode). O Livro Técnico é o ponto de encontro de escritores, poetas e artistas ao lado do bom amigo Sérgio Braga.

ARRASTÃO DOS NAMORADOS
Programado para o dia 7 de junho, a partir das 20 horas, com previsão de término às 3 horas da manhã, do dia seguinte, o Arrastão dos Namorados 2014, uma promoção do Forro Concorde.

A grande festa será no Clube dos Diários, nas Dunas. A realização é da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará.

O promotor de eventos José GONÇALVES de Souza colabora, diretamente, com este evento.Confirme sua presença pelo telefone 3272.0011.

LIVRO - O MELHOR PRESENTE.

NÃO ESQUEÇA: A MOTO MATA. O pior veículo que circula pelas ruas e estradas do Brasil e do mundo.

CIGARRO - O INIMIGO DA VIDA.

IBGE - O MAIOR BANCO DE DADOS DO BRASIL.
VISITE A NOSSA BIBLIOTECA.
Av. 13 de maio, 2901 - Bairro do Benfica.
Fones: 3464.5367 e 3464-5369.
Fortaleza - Ceará.  

KIT DE SEGURANÇA da B & Q
Ao construir ou comprar sua casa, mande instalar o KIT SEGURANÇA da B & Q, contra quedas e subidas de energia. Segurança para toda sua família, com o KIT ENERGIA da B & Q. Você paga em quantas vezes puder. Ligue agora para 0800-095 67 77. Tratamento empresarial diferenciado para você e sua família!

RÁDIO CULTURA DE FORTALEZA.
Ouça no seu computador ou no aplicativo do seu celular radioculturadefortaleza.com.br
Você ouvirá o melhor da Música Popular Brasileira:
Francisco Alves, Nélson Gonçalves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Carlos Galhardo, Roberto Silva, Augusto Calheiros. Ataulfo Alves, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Maurício Benevides, Ângela Maria, Dalva de Oliveira,  Núbia Lafayette, Roberto Carlos, Carlos Alberto, Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano, Agnaldo Timóteo, Carmem Costa, Roberto Luna, Moacir Franco, Ademilde Fonseca, Carlos Augusto, José Augusto,  Mazé Dourado, Aíla Maria, Maliza Bomfim, Rose Espíndola, Isaurinha Garcia, Helena de Lima, Élen de Lima e muitos outros.
________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________




Nenhum comentário: