Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 27 de maio de 2014

PAULO AFONSO GANHA CASA DA CULTURA



     Prefeito assina Ordem de Serviço para reforma do prédio da antiga Câmara dos Vereadores onde será a Casa da Cultura
Em solenidade realizada na Praça da Bíblia, em frente ao prédio da antiga Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, o prefeito Anilton Bastos assinou a Ordem de Serviço da reforma deste prédio que abrigará a Casa da Cultura de Paulo Afonso, onde funcionarão o Arquivo Histórico Digital de Paulo Afonso, o Instituto Geográfico e Histórico e a Academia de Letras de Paulo Afonso.
Serão preservadas a fachada e a estrutura interna sofrerá pequenas reformas para dotar o ambiente de um pequeno auditório e museu, no salão principal, três pequenas salas para o acervo de documentos destas instituições que ali funcionarão, além de copa e banheiros.
A ordem de serviço foi também assinada por Clodoaldo Assis de Oliveira, representante da Construtora Cenio Ltda, ganhadora da tomada de preços 02/2014, contrato 0140/2014, firmado em 25 de abril de 2014. A obra, cuja conclusão está prevista para 120 dias será executada com recursos próprios e custará ao município R$ 165. 855, 09.
A ordem de serviço foi também assinada por escritores, membros da ALPA e do IGH, pelos vereadores presentes e outros representantes de instituições do município.
Foram oradores do evento, além do Professor Antônio Galdino que conduziu o cerimonial, os escritores Roberto Ricardo, presidente do IGH, Francisco Araújo, presidente da ALPA, Professor José Fernando, vice-presidente da ALPA e João de Sousa Lima, historiador, pesquisador e escritor em nome dos escritores presentes.
João de Sousa falou da sua alegria em ver o início desta obra “porque, Prefeito Anilton Bastos, tenho viajado muito por esse Brasil, fazendo palestras e em cidades pequeninas, com duas ou três ruas, sempre encontrei uma casinha simples, destinada à agregar os valores culturais, a Casa da Cultura daquele lugar. E Paulo Afonso vê agora realizado um sonho de todos nós, de muitos anos”.
Ao entregar a palavra ao Prefeito Anilton para a mensagem final do evento, o Professor Galdino, que defende há anos o projeto do resgate da história e da memória de Paulo Afonso e lançou recentemente o livro De Forquilha a Paulo Afonso – Histórias e Memórias de Pioneiros disse da sua alegria de ver realizado ali o que tanto buscou, assim como o professores Roberto Ricardo e José Fernando, junto ao Prefeito Anilton e que agora se concretiza. Repetindo o que falara o presidente da ALPA, Francisco Araújo, o professor Galdino reforçou que “seria a história que estará registrando para conhecimento destas e das próximas gerações, o seu gesto desta noite de 22 de Maio de 2014, assim como aquele que V.Exa. presidirá na inauguração deste patrimônio cultural, dentro de alguns meses”. Galdino sugeriu que a placa da fachada do prédio que registra o funcionamento ali, durante anos, da Escola de Artes Cezar Rios, “deverá ser colocada dentro do auditório, como o registro dessa atividade cultural desenvolvida nestas instalações.”
Também falaram os vereadores José Gomes de Araújo (Zezinho do INPS), Bero do Jardim Bahia e Antônio Alexandre, todos destacando “a importância da destinação que se dá a este prédio histórico onde tive a oportunidade de atuar como vereador e que agora será o endereço da cultura em Paulo Afonso”, como disse o vereador Antônio Alexandre.
O vice-prefeito Jugurta falou de conversa que teve com o ex-prefeito Edison Teixeira, “assim que cheguei a Paulo Afonso e abri a Loja O Ferrageiro. O ex-prefeito, já falecido, me dizia que Paulo Afonso não tinha futuro e que eu era um corajoso instalando uma grande loja na cidade. Eu disse a ele que acreditava no futuro de Paulo Afonso e hoje estou aqui comprovando que eu tinha razão. Esta é uma grande cidade que cresce em pequenas obras como esta e em grandes outros investimentos”.
Ao encerrar o evento, o Prefeito Anilton Bastos disse que “desde os primeiros tempos do meu primeiro mandato, tão logo foi inaugurada a nova Câmara de Vereadores, pensava o que fazer com este prédio que é histórico. Vieram muitas sugestões e muitas idéias. Recebi várias vezes pedidos dos professores Galdino, Roberto Ricardo, Fernando, para que destinasse esse prédio para abrigar os órgãos e instituições culturais que já existem em Paulo Afonso e que ali fosse, de fato, a casa da memória de Paulo Afonso. Demorou, amigos, mas ai está. Mesmo vivendo momentos de dificuldades financeiras, reservamos um pouco dos recursos próprios do município para que a nossa Paulo Afonso, meu caro João (de Sousa Lima), tenha a sua Casa da Cultura”.
Compareceram à solenidade o chefe do Gabinete Júnior Benzota, o Secretário de Cultura e Eventos, Jânio Soares e ainda Ana Clara, Secretária de Desenvolvimento Social, Leda Chaves, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Alexei Vinícius, Secretário de Saúde, Edmar, Secretário de Infraestrutura. Os vereadores Zezinho do INPS, Bero do Jardim Bahia, Antônio Alexandre e o ex-vereador Vavá Ferraz. Presentes também membros fundadores do IGH e da ALPA como os escritores Antônio Galdino, João de Sousa Lima, Roberto Ricardo, Sandro Gomes, José Fernando, Glória Lira, Jovelina Ramalho, Francisco Araújo e também os escritores Rubinho Lima, Gecildo Queiroz, Jotalunas.  Também estavam presentes Dolores Moreira (APDT), Edson Chucky.
Os órgãos beneficiados com a reforma do prédio já se articulam para preparar, junto com a prefeitura, a solenidade de abertura de suas portas com evento cultural marcante.

matéria do Jornal Folha Sertaneja- Antonio Galdino








Nenhum comentário: