Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 29 de maio de 2014

[AJEB] Carnaval, futebol e corrupção...

Arnaldo Leodegário Pereira
Arnaldo Leodegário Pereira29 de maio de 2014 15:02
Carnaval, futebol e corrupção...

(crônica)

Sempre vejo ou ouço alguém comentar sobre o carnaval. Geralmente são comentários de reprovação. Alegam que para quê desperdiçar tantos milhões com um evento inútil, tal qual o carnaval? Pessoas das diversas classes sociais comentam que o dinheiro gasto com esses eventos deveria servir para ser aplicado na saúde pública, transporte, educação e em fim, em infra-estrutura. O mesmo vejo e ouço falar do futebol. Uma parcela da sociedade argumenta contra o futebol, fazendo a mesma alegação descrita a cima.
Criticam os jogadores todos. Agora, por exemplo, a “bola da vez” é o jogador Neymar JR., ouço comentários do tipo: por quê um “cara” igual a “ele” deve ganhar fortunas, enquanto a maioria dos brasileiros vivem na miséria ou com salários de sobrevivência? Estes, e outras centenas de argumentos, para justificar a (fala) de que o governo brasileiro gasta milhões com carnaval e futebol, em detrimento da saúde, transporte educação e etc.
Porém, há um engano aí! Pois nesse caso estão confundindo carnaval e futebol com corrupção. O esporte, assim como o carnaval não tem nada a ver com uma Horda de políticos corruptos e larápios que existe no pais! O carnaval é um evento cultural que traz turistas daqui e de fora, e isso movimenta milhões. Ganha o setor hoteleiro, turístico, aviação, e o comercio em geral. Sendo assim, o país só tem a ganhar. É descabido alguém que tenha bom senso criticar os jogadores e o futebol, assim como o carnaval. Pois o que se coloca em questão, são os corruptos e a corrupção, e não o futebol e o carnaval. Portanto, não se deve confundir carnaval e futebol com corrupção.

Neste contexto, vejo os jogadores de futebol como outros profissionais liberais. Assim como os artistas da música e da televisão em geral. Eles defendem o seu sustento tal como um bom advogado, engenheiro, arquiteto, administrador, médico, ou um Bom executivo. Se um atleta do porte de Pelé, Zico, Cafú, Ronaldo, Kaká, ou Neymar JR, fazem fortuna no futebol, o fazem com seu próprio mérito, são trabalhadores honestos que ganham seu pão literalmente com seu próprio suor. (Sem desmerecer os outros trabalhadores). Sendo que, o que está errado neste país é a inversão de valores! Há poucos (políticos) ganhando verdadeiras fábulas para exercer somente a corrupção, enquanto existem milhões de trabalhadores ganhando salários de miséria.

Atletas como Guga, Ayrton Senna, Anderson Silva, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, e tantos outros que elevam o nome do Brasil mundo a fora, com certeza são dignos do salário que recebem. Seus clubes, equipes, agremiações, e ou empresas os paga de acordo com seu mérito e o retorno financeiro que os mesmos lhes proporcionam. Estes profissionais, assim como seus respectivos esportes não podem ser confundidos com a politicagem mesquinha e os políticos corruptos que estão aí a saquear os cofres públicos.

A corrupção existe por sí só, ou seja, para e pelos políticos corruptos. Uma “casta” podre que corrompe a sociedade, dilapida o patrimônio publico, envergonha e humilha os cidadãos de bem, e é sim um câncer a destruir as instituições e macular o nosso tão rico e amado país. (Estes sim deveriam ser exterminados do seio da nossa sociedade).
Ora!... Pode-se e deve-se ter investimentos em saúde, transporte, educação, segurança, -ao mesmo tempo que investe-se em futebol e outros esportes. Assim como, preservar e
incentivar o carnaval que é uma manifestação cultural que nos identifica e atrai divisas para o pais. A corrupção vai existir, independente de se há futebol e carnaval ou não. Se assim o fosse, bastaria um país não ter futebol e carnaval, logo o mesmo estaria livre de problemas dessa natureza?

Mas... Que fique bem claro: não estou apoiando a política do “pão e circo”! Não concordo com gastos exorbitantes e esbanjamento do dinheiro público. Não sou a favor dos estádios com o “padrão FIFA”, (em um país que não oferece as condições básicas aos seus cidadãos), pois alguns desses estádios, logo após a copa do mundo ficarão obsoletos e às “moscas”. Se é para ter o “padrão FIFA”, que a infra-estrutura do país tenha também esse mesmo padrão para que todos os Brasileiros possam usufruir! Assim teríamos sim; Justiça e Igualdade para todos!

Este texto está registrado no Escritório de Direitos Autorais sob o nº 618-350 Livro 1-186 Folha 234 Em 14/10/2013 RJ.

Arnaldo Leodegário Pereira

Nenhum comentário: