Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 27 de novembro de 2012

VICENTE ALENCAR INFORMA: Terça-feira, 27 de novembro de 2012. Nº 280.


VICENTE ALENCAR INFORMA:
Terça-feira, 27 de novembro de 2012. Nº 280.


1-   Às 19h30min de hoje, 27 de novembro, na séde da Academia Cearense de Letras, o advogado e professor Ernando Uchôa Lima assumirá a Cadeira nº 14, patroneada por João Brígido, que foi ocupada por Jáder de Carvalho e, ultimamente, vinha pertencendo a Barros Pinho. O médico e poeta Pedro Henrique Saraiva Leão presidirá a Sessão Solene. Saudação do Ministro César Asfor Rocha.

2 - Em 27 de novembro, de 1885, portanto, há 127 anos, o escritor cearense Adolfo Caminha, autor de A NORMALISTA, era promovido a guarda-marinha. Ele nasceu em Aracati, em 20 de maio de 1867.

3 - AGENDA
Posse da nova Diretoria da Academia Fortalezense de Letras será dia 7 de dezembro, às 19h30min, tendo a escritora Lúcia Lustosa como Presidente, e este jornalista como Secretário Geral.

4 - BIBLIOTECA
A Engexata Engenharia que enveredou pelos caminhos (apoio) da Cultura, depois dos lançamentos dos livros dos Confrades Ângelo Barreto e Sílvio dos Santos, está em campanha para formação de sua biblioteca e, aceita doações. Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 1950, na Aldeota.

5 - O jornalista Tonico Marreiro que, durante muitos anos apresentou o Programa Uirapuru nos Municípios, lançará em Fortaleza, o livro "Raimundo Marreiro" homenageando  o seu pai, um dos destaques da poesia popular em Canindé. Será sábado, a partir das 13 horas, na Praça dos Mártires (Passeio Público), em frente à Santa Casa de Misericórdia.

6 - Gostaria de conseguir FOTO do saudoso poeta cearense Sidney Neto, que foi o ocupante da Cadeira número 1, da Academia Cearense de Letras. Quem puder colaborar, poderá enviar através do e-meio vicentealencar25@yahoo.com.br Fico grato.

7 - O cearense Alberto Nepomuceno, Maestro que deveria ser bem mais lembrado, em nossa terra, nasceu em Fortaleza, em 06 de julho de 1864, e morreu com, apenas, 56 anos de idade, em 16 de janeiro, em 1920. Sua composição de grande sucesso intitulada ABUL, completará 100 anos, em 2013.

8 - Hasteada, em um órgão Governamental, na Av. Santos Dumont, a Bandeira Brasileira que há muito perdeu as cores. O verde "virou" azul e ela precisa ser substituida, imediatamente. Cuidado!

9 - Será que os organizadores de um projeto que lança uma linha de ônibus para circular somente das 5 às 9 da manhã - Messejana/Papicu
estão certos? E no restante do dia? Horário de "pico" somente bem cedo?

10 - O livro de Otávio Aires de Meneses, pai do jornalista Durval Aires, escrito no século passado (ele morreu há 30 anos), ganha sua primeira edição, depois de pesquisado e reorganizado em seus originais por seu neto, Desembargador Durval Aires Filho. Será lançado dia 11 de dezembro, no Ideal Clube. Titulo: Joaseiro Antigo, história do Padre Cícero, seu povo e sua Cultura (mantendo-se a grafia da época).

11 - TERÇA NOBRE HOJE
Rose e Maurício Cabral Benevides comandam, hoje, a última "TERÇA-NOBRE" do ano, no Salão de Festas do Edifício onde residem. Programa começará às 20 horas.

Nenhum comentário: