Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Notícias da UFC - 26.11.12

UFC faz concursos para professor em Fortaleza

A Universidade Federal do Ceará está inscrevendo para concursos públicos que selecionarão professores titular e adjunto para Fortaleza. Estão disponibilizadas, nos setores de estudo Geociências e Planejamento e Análise Ambiental, duas vagas de professor titular no Instituto de Ciências do Mar (Labomar) para as quais o candidato deverá possuir título de doutor ou livre-docente há, pelo menos, 10 anos.

Para o cargo de professor adjunto, estão disponíveis sete vagas, em cinco departamentos, todos os contratos em regime de 40 horas, com dedicação exclusiva: 

•    Departamento de Matemática (Centro de Ciências), setor de estudo Singularidades e Topologia – uma vaga; 
•    Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (Centro de Ciências), setor de estudo Química Orgânica – uma vaga; 
•    Departamento de Computação (Centro de Ciências), setor de estudo Computação de Alto Desempenho e Linguagens de Programação – uma vaga; 
•    Departamento de Economia Agrícola (Centro de Ciências Agrárias), setor de estudo Teoria Econômica Aplicada e Métodos Quantitativos – uma vaga; 
•    Departamento de Clínica Odontológica (Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem), setores de estudo Clínica Integrada/Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Clínica Integrada/Radiologia Odontológica e Clínica Integrada/Pacientes Especiais – três vagas.

As inscrições para o concurso de professor titular ficam encerradas em 21 de janeiro de 2013, e as do concurso de adjunto, em 20 de dezembro deste ano. Mais informações no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (www.progep.ufc.br), onde constam os editais nº 456/2012 e nº 451/2012. 

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fone:  85 3366 7407 

==========================

Reabertas inscrições para concurso de professor substituto

Reabertas, até quarta-feira (28), as inscrições para a seleção de uma vaga de professor substituto para a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. O concurso é para o departamento de Direito Privado, setor de estudo “Direito Civil V (coisas)”. O regime de trabalho é de 20 horas semanais. Para participar, o candidato deverá possuir título de mestre. Mais informações sobre o processo seletivo no Edital nº 441/2012, disponível na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (www.progep.ufc.br). 

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC – fone:  85 3366 7407

==========================

Seleção Unificada para Residência Médica no Ceará inscreve até dezembro

A Coordenação dos Programas de Residência Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC) e o Grupo Gestor do Processo Seletivo Único para Residência Médica do Estado do Ceará (GGS) divulgam o edital de seleção (SURCE 2013). As inscrições estão abertas até 4 de dezembro, exclusivamente através do site da seleção (resmedceara.ufc.br).

Dentre as 506 vagas disponíveis para os mais de 60 programas de residência, 345 serão para acesso direto e 161 para programas com pré-requisito, destinadas a médicos habilitados e qualificados para o exercício profissional em todo o território brasileiro em programas de Residência Médica. A finalidade do processo seletivo unificado é ordenar e preencher, por ordem de desempenho dos participantes, todas as vagas disponibilizadas pelas instituições conveniadas e credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC). Além disso, propõe avaliar o desempenho acadêmico dos egressos de Cursos de Graduação em Medicina e de Médicos Especialistas, que desejem obter outro título de especialidade, em obediência ao que determina a legislação vigente.

A taxa de inscrição para a SURCE 2013 será no valor de R$ 550,00, e o boleto poderá ser pago até as 17h (horário de Fortaleza) de 5 de dezembro de 2012. As avaliações teóricas serão aplicadas em 20 de janeiro de 2013.

O GGS, formado pelos representantes das instituições parceiras, juntamente com a Coordenadoria de Concursos (CCV) da UFC, estará a frente das ações de execução do processo. Vale lembrar que o processo seletivo unificado foi estabelecido através de convênio firmado entre a UFC, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, o Instituto Dr. José Frota, a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, a Secretaria de Saúde e Ação Social do Município de Sobral, a Faculdade de Medicina de Barbalha, a Faculdade de Medicina de Sobral/ Santa Casa de Misericórdia de Sobral, a Faculdade de Medicina de Juazeiro/ Hospital Santo Inácio e Hospital São Lucas, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e a CCV-UFC. 

Para mais informações, a SURCE tem sua secretaria estabelecida no HUWC (Campus do Porangabuçu), na Coordenação da Residência Médica – COREME/ GGS/ SURCE, Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 – Bairro Rodolfo Teófilo, Fortaleza. 

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone:  85 3366 8183

=========================

Ciência ao Meio-Dia debate conceito de raça

A edição de quarta-feira (28) do Programa Ciência ao Meio-Dia apresentará o vídeo “Nós não somos de raça nenhuma”, do Prof. Sérgio J. D. Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais. A exibição acontece no auditório do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (Sala 3 – 1° Andar), no Campus do Pici. 

O programa é aberto a toda a comunidade da Universidade Federal do Ceará. O Prof. Chico Campos, coordenador do programa, explica que o vídeo põe em questão a “falácia científica do conceito de ‘raça’ e argumenta que a conscientização de que cientificamente raças humanas não existem deve ser absorvida por todas as sociedades e incorporada em seus arcabouços conceituais e convicções morais”. 

Fonte: Prof. Chico Campos, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC – fone:  85 3366 9824

=====================

Mostra de Cinema Africano começa hoje na Casa Amarela

O Grupo de Pesquisa “trabalhadores livres e escravos no Ceará: diferenças e identidades”, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, e a Universidade de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) oferecem a programação da VI Mostra de Cinema Africano: Oralidades Contemporâneas, que acontecerá de 26 a 30 de novembro na Casa Amarela (UFC), em Fortaleza, e de 3 a 5 de dezembro no Campus da Liberdade da Unilab, em Redenção. O evento é realizado em parceria com a Casa Amarela, a Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro e o Instituto Frei Tito de Alencar e tem acesso gratuito. 

A programação conta com a projeção de 12 filmes (ficções, documentários, curtas-metragens), de diretores africanos. Conforme Túlio Muniz, pesquisador da Pós-Graduação em História da UFC e bolsista de Desenvolvimento Regional Funcap/CNPq, a mostra deste ano aborda, “de maneira diversa e a partir de realidades deslocadas e fragmentárias do continente, a temática das ‘oralidades contemporâneas’ como modo de entrever a riqueza e a complexidade de ‘tradições vivas’ que, entre a manutenção de memórias e o enfrentamento das problemáticas do dia a dia, declinam, na linguagem criativa dos cinemas africanos, a força da palavra e de vozes em busca de ser ao mundo”. 

O evento contará com a presença de convidados africanos e de debatedores especialistas para cada filme. A coordenação geral é do Prof. Franck Ribard e de Túlio Muniz. Mais informações no blog (is.gd/9eZGuc) e perfil no Facebook (is.gd/Qkjj6S). 

Fonte: Túlio Muniz, pesquisador da Pós-Graduação em História da UFC – fone:  85 3366 7743      



---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
(85) 3366.7331 / 3366.7332


Nenhum comentário: