Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 24 de novembro de 2012

ARENA – UM INCENTIVO À VIOLÊNCIA Vicente Alencar


ARENA – UM INCENTIVO À VIOLÊNCIA
Vicente Alencar
(Da Academia Fortalezense de Letras)

                Gosto de futebol! Há muito tempo, desde criança, quando ainda não era cronista esportivo, atividade que iniciei aos 14 anos de idade. Uma criança, dirá você.
                Pois bem, acompanhei o futebol nas décadas de 60 e 70, sem tanta violência – a não ser os lances normais dentro de campo, coisas da profissão entre atletas – ou mesmo, uma ou outra briguinha aqui e ali, bate boca entre torcedores.
                Se algum dos nossos leitores se der trabalho de pesquisar, nas duas décadas, encontrará pouca coisa, pouquíssima a registrar, em se tratando de violência.
                Os torcedores do Fortaleza e do Ceará; do Flamengo e do Fluminense; do Bahia e do Vitória; do Santa Cruz e do Sport; do Grêmio e do Internacional; do Atlético e do Curitiba; do CRB ou do CSA; do Sergipe e do Confiança; do River e do Flamengo; do Sampaio Correia e do Moto Clube; do América e do ABC, para citar, apenas, alguns clássicos, sempre seguirem para os estádios em paz, com tranquilidade e com amizade.
                Hoje não, são verdadeiros inimigos. E, ainda, foram criados as indesejáveis torcidas organizadas, que não trabalham para o bem do futebol, mas, contrariamente provocaram o mal.
                Agora, chegam os corneteiros do futebol, verdadeiros inocentes úteis, para chamar os estádios – os maiores, em milionárias reformas – de Arena.
                Lamentavelmente, estamos voltando a mais de 2 mil anos passados. Estamos retornando ao tempo das lutas em locais fechados e especializados, caldeirões da violência, como por exemplo o Coliseu. Ali, onde matava-se tanta gente chamava-se de Arena.
                Arena do Castelão, Arena do Maracanã, Arena não sei de onde é um passaporte à violência. Grande parte da crônica esportiva embarcou nesta canoa furada. Não se tem certeza de onde surgiu a denominação. Mas, sabemos que foi da mente suja de alguns dirigentes que, na contra mão da paz, desejam que os estádios se transformem em cemitérios, com a turba se matando a partir dali, seja qual seja o resultado do jogo que se dispute.
                Autoridades do Ministério Público da Justiça Brasileira, bem que poderiam impedir estas denominações que levam apenas à violência, pois, a falta de conhecimento de quem colocou o “apelido” é grande, tenha sido quem for.
                Se desejam transformar o futebol numa carnificina que continuem com esta denominação. Depois, vocês sentirão o problema dentro de suas casas, em suas famílias, em seu trabalho, em sua realidade. Arena não é sinônimo de bom futebol, é sinônimo de violência. 

Nenhum comentário: