Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Notícias da UFC - 27.11.12


Notícias da UFC - 27.11.12

Itapajé terá extensão do campus da UFC em Sobral

A Administração Superior da Universidade Federal do Ceará está tomando providências para viabilizar uma extensão do campus de Sobral na cidade de Itapajé direcionado para a formação de professores da Educação Básica. Na manhã de ontem (26), o Reitor Jesualdo Farias e o Pró-Reitor de Graduação, Custódio Almeida, estiveram reunidos com o deputado federal Danilo Forte tratando dos detalhes do projeto que recebe apoio da bancada federal cearense no Congresso Nacional.

Em Itapajé, já existe um imóvel que abrigará os cursos, faltando os trâmites burocráticos para que a Universidade possa ali se instalar, depois de feitas as reformas necessárias, a serem apontadas pela equipe da Coordenadoria de Obras e Projetos da UFC, que visitará o local no início de dezembro. Para garantir recursos de custeio e para o corpo docente e técnico-administrativo, o deputado Danilo Forte está apoiando a Universidade nos encaminhamentos necessários junto ao Ministério da Educação.

Ao se voltar para o Ensino Fundamental e Médio, a extensão do campus de Sobral se concentrará em pelo menos 12 disciplinas, dentre elas Física, Química, Matemática, História, Geografia, Biologia e Filosofia. “O funcionamento dos cursos só se iniciará quando toda a infraestrutura estiver montada e apta a receber alunos”, ressalta o Prof. Jesualdo Farias. “A previsão é de que, dentro de um ano e meio, possa estar efetivado”, complementou. A princípio funcionará em três turnos, ofertando 300 vagas. Haverá dois tipos de alunos: os de segunda licenciatura e os que ingressarão por meio do ENEM-SiSU.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone:  85 3366 7307

================================

Nelson Maculan Filho receberá título de Professor Honoris Causa e ministrará palestra na UFC

O Prof. Nelson Maculan Filho virá a Fortaleza receber o título de professor honoris causa da Universidade Federal do Ceará, que será concedido em solenidade na quarta-feira (28), às 19h, no Auditório da Reitoria. Já em 2008, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a concessão do título, mas – por questão de agenda – somente este ano o homenageado receberá a comenda.

As atividades do Prof. Maculan na UFC na data da solenidade (28) incluem ainda palestra, às 14h30min, no auditório dos departamentos de Computação e de Estatística e Matemática Aplicada (Campus do Pici – Bloco 910), com o título “Recobrimento de um corpo por esferas – aplicações no tratamento de tumores por radiação”. O título de Honoris Causa da UFC é atribuído a professor ou pesquisador de projeção nacional ou internacional, que tenha se distinguido na vida pública por sua atuação em favor das Ciências, das Letras, das Artes ou da cultura em geral do País.

O homenageado coleciona várias honrarias importantes, sendo uma das mais recentes o Prêmio Anísio Teixeira, outorgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante as comemorações dos 60 anos dessa instituição, em 2011. Conforme o Prof. Manoel Campêlo, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC, o Prof. Maculan tem dado valorosa contribuição à Universidade, especialmente à Pós-Graduação em Ciência da Computação. “Sua participação na formação de vários professores – aposentados e em atividade – dos departamentos de Computação e de Estatística e Matemática Aplicada, é incontestável. Seu incentivo para que essas pessoas retornassem a seu Estado, em lugar de permanecer nos polos já estabelecidos, atraíssem outros pesquisadores que compartilhassem os mesmos ideais e passassem a disseminar o saber em suas instituições e a formar novas pessoas tem exercido papel fundamental para o atual desenvolvimento da Computação na UFC e no Estado do Ceará”, afirma. Ressalta ainda Campêlo que a constante disponibilidade do homenageado para participar de projetos de pesquisa e para desenvolver estudos em parceria em sua área de atuação tem contribuído para a consolidação de grupos de pesquisa que se formaram na UFC.

O extenso currículo do Prof. Maculan registra dezenas de projetos e vários grupos de pesquisa por ele liderados, envolvendo pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras. Por exemplo, ele já orientou mais de 100 dissertações de mestrado e 60 teses de doutorado no Brasil e pelo menos 40 dissertações e mais de 10 teses de estudantes do Chile, Equador, México, Panamá, Peru, da Argentina, Bolívia e Venezuela. Atuou em várias sociedades científicas e agências de fomento à pesquisa. Foi editor de importantes publicações científicas, escreveu cinco livros, e sua produção científica ultrapassa uma centena de trabalhos publicados em periódicos, capítulos de livros, congressos e coletâneas.

Mais informações estão disponíveis no portal da UFC (www.ufc.br).

Fonte: Prof. Manoel Campêlo, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC – fone:  85 3366 9840

============================

Laboratório da UFC dará suporte a empresas no desenvolvimento de inovações tecnológicas

O Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (Lesc), vinculado ao curso de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará, integra agora a recém-lançada Rede de Centros de Inovação em Eletrônica Para Produtos (Rede EPP). Há dois meses, a rede composta por dez centros e núcleos de inovação de todo o País entrou em operação com a missão de auxiliar empresas brasileiras a desenvolver e aplicar produtos e sistemas tecnológicos que modernizem a produção e tornem o mercado nacional mais competitivo frente à forte concorrência estrangeira.

A Rede EPP faz parte do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), instituído em 2007 e vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). O Sistema foi criado para apoiar empresas a aumentar produtividade e faturamento a partir da aproximação com a comunidade acadêmica e científica, fortalecendo assim a economia local.

Empresas de pequeno, médio ou grande porte que precisem de soluções tecnológicas em sua cadeia produtiva podem participar da chamada de projetos da Rede EPP, que vai até 14 de janeiro de 2013. Ao preencher formulário (www.redeepp.org.br), o gestor irá identificar, junto a um dos centros de inovação da Rede, quais as carências de sua empresa e quais os projetos, produtos ou sistemas eletrônicos mais adequados para supri-las.

Os recursos para desenvolver e executar os projetos de inovação vêm da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e a contrapartida financeira das empresas será proporcional ao faturamento de cada uma, de forma que microempresas arcarão com apenas 5% do custo do projeto e pequenas empresas, 10%.

No Ceará, o Lesc (www.lesc.ufc.br) é o representante da Rede EPP. Surgido há oito anos, conta hoje com cerca de 50 integrantes, entre professores da UFC e estudantes de graduação e de pós-graduação. No portfólio de empresas com as quais já foram feitas parcerias estão multinacionais como Intel, AMD, HP e LeNovo, dentre outras. Algumas das especialidades são sistemas embarcados, automação, identificação por radiofrequência (RFiD), projeto de placas eletrônicas, sistemas de testes para linha de produção e projetos de sistemas eletrônicos e computacionais (incluindo notebooks, tablets e e-readers).

“O Lesc é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento, onde conhecimento vira tecnologia para poder ajudar a indústria”, define o coordenador do laboratório, professor Helano de Sousa Castro. Ele explica que, há cinco anos, o Lesc foi convidado pelo MCT para integrar a rede Sibratec e, articulando-se a outras nove instituições de pesquisa, pretende diminuir a defasagem tecnológica das empresas nacionais. “Foi detectado que as pequenas empresas estavam perdendo mercado para a indústria estrangeira, exatamente pela falta de tecnologia agregada a esses produtos”, aponta o pesquisador.

Em janeiro acontece a primeira rodada de projetos, quando a Rede EPP irá receber a demanda da indústria e analisá-las. A segunda rodada está prevista para 28 de fevereiro. O professor Helano de Sousa Castro é o chefe do Lesc, e maiores informações podem ser obtidas pelo seu contato helano@lesc.ufc.br.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone:  85 3366 7307 

=========================

Engenharia Agrícola promove workshop nos dias 6 e 7 de dezembro

O II Workshop de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia Agrícola ocorrerá de 6 a 7 de dezembro de 2012 no Departamento de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici. O programa engloba comunicações, minicursos e palestras. Os interessados em fazer os minicursos devem inscrever-se mediante e-mail para o coordenador do evento, Prof. Daniel Dalbieno (dalbiero@ufc.br). O restante da programação é aberta ao público.

Os minicursos programados são: SWAT (Soil and Water Assessment Tool: Ferramenta de avaliação de solo e água), com a Profª Maria Simas (20 vagas), em 4 de dezembro, das 18h às 20h, e 5 de dezembro, das 14h às 18h; Software Mendley, com o Prof. Jonathan Alves (20 vagas), em 4 de dezembro, das 18h às 20h, e 5 de dezembro, das 14h às 18h.

O evento geral começa em 6 de dezembro, às 8h. Após a abertura, a Profª. Maria João Simas Guerreiro faz palestra sobre proteção dos recursos hídricos numa perspectiva europeia. Às 10h20min, o Prof. Pedro Fernandes Dantas fala sobre captação de água in situ em áreas do semiárido paraibano. A partir das 14h, acontecem sessões temáticas por área de concentração com participação dos pesquisadores convidados e apresentações orais dos alunos. Os assuntos em pauta são “engenharia de sistemas agrícolas, irrigação e drenagem” e “manejo e conservação de bacias hidrográficas no semiárido”.

Em 7 de dezembro, às 8h, o Prof. Julien Daniel Pierre Burte fala sobre os pequenos vales aluviais nos semiáridos tunisianos e nordestinos: análise comparativa das trajetórias históricas e evolução desses verdadeiros oásis. Às 9h10, a palestra é do Prof. João Paulo Rodrigues Alves Delfino Barbosa sobre como conhecer e antecipar respostas funcionais de plantas às mudanças globais. Às 10h40min, o Prof. Kleber Pereira Lanças faz palestra sobre Pós-Graduação no Brasil na área Agrícola - novos rumos. Às 14h, acontece mesa- redonda para definição de metas e estratégias para o novo triênio de avaliação do programa. O encerramento está previsto para as 17h.

Fonte: Prof. Claudivan Feitosa de Lacerda, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – fones:  85 3366 9754 / 3366 9756



---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: