Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

JORNAL DO VICENTE ALENCAR. Nº 569.

JORNAL DO VICENTE ALENCAR
NA INTERNET PARA TODO O MUNDO
Nº 569.
QUARTA-FEIRA.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.
AMÉRICA DO SUL.

SANTOS DO DIA:

- São Vicente Palotti.
- São Victor.
- São Gaudêncio.

INSTITUTO
No Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico a posse de dois novos nomes, nesta quinta-feira dia 23 a partir das 19 horas. Marcelo Gurgel e
Reginaldo Lima verde são os novos nomes.

TELEFONEMAS
Depois da informação aqui divulgada sobre seu livro "As Reportagens de Landry Pedrosa" o Jornalista recebeu vários telefonemas de parabéns. Todos querem saber a data de lançamento que ainda não está marcada.

NEWTON PEDROSA
Os comentários de Newton Pedrosa estão agora no Faceboock. Muito bom.

ROMARINHO
Com Valdson com três cartões sem poder jogar e com Romarinho já em condições o Fortaleza contará com este jovem valor hoje à noite diante do Tiradentes no Estádio Presidente Vargas às 20 horas e 20 minutos.

MAGNO FORA
No seu jogo de hoje pela Copa do Nordeste, contra o TREZE, em Campina Grande o Ceará Sporting não contará com  Magno Alves. Em face da veteranice ele será poupado para ser utilizado no próximo jogo.

LUTO
O antiogo zagueiro Pedro Matos que foi do sport clube Limoeiro, Ceará Sporting esporte clube do Recife, natural de Limoeiro do Norte, faleceu na Cidade do Cabo em Pernambuco, onde residia. Com 87 anos sua morte enluta o futebol alencarino e o pernambucano.

ITAPIPOCA
Um verdadeiro caos em Itapipoca. O povo sofre a falta d"água. Um triste momento.

ORELHÕES
Embora nem todos utilizem telefones celulares as empresas telefonicas estão desativando os Orelhões. Muita gente prejudicada.

CAGECE
Desde o dia 27 de dezembro que tento com que a CAGECE nos traga o serviço de ligação para podermos usufruir do seu produto (água) mas até agora nada de ligação. 

NARRADORES
Obrigado aos narradores Carlos Fred, Miguel Messias e Wilson Matos pela leitura diaria da coluna. 

FURTO
Já foram furtados 22 bancos da Praça General Tiburcio alí ao lado da Academia Cearense de Letras.  Falta policiamento.

FUTEBOL & CIA
Vicente Alencar - Jornalista e Radialista.

INFORMAÇÃO INCORRETA
O primeiro Campeonato Cearense de Futebol foi disputado em 1920. Na verdade, foram  quatro (4) times de Fortaleza, que participaram do certame. Foram eles: Fortaleza, Ceará, Bangú e Guarani. Por sinal, este Guarani  foi  o  time onde jogou o escritor e historiador Raimundo Girão, hoje nome de Avenida em Fortaleza, seu lateral esquerdo. Portanto o Campeonato Cearense de Futebol tem  apenas, 94 anos, completados neste 2014. A informação  de  que este é o Campeonato de número 100 é uma informação, totalmente, incorreta.

INFORMAÇÃO INCORRETA (2)
O Campeonato  de  1920 foi organizado pela ADC -Associação Desportiva Cearense, organizada pelo professor e comerciante Alcides Santos e, contava com representantes dos quatro times existentes.A informação de que nos anos de 1914 a 1919 ocorreu um Torneio Oficial, em Fortaleza, não é verdadeira.

Os jogos de então tinham lugar na Praça de pelotas (hoje Praça Clóvi s Beviláqua) e Campo do  Prado (onde existe hoje o Instituto Federal de Educação), no bairro de Fátima, antigamente chamado de Benfica (antigamente o bairro do Benfica era maior).

O que existiam eram jogos esparsos, sem nenhuma organização. Para quem entende, tem juízo e não é apaixonado por causas perdidas, é só raciocinar: Se foi criada uma Associação,  no caso a ADC, é porque nada existia, tudo era feito, como se diz, "de boca".

INFORMAÇÃO INCORRETA (3)
Admitamos que, o Torneio tivesse existido, um em cada ano. Torneio não é Campeonato,. Torneio, a exemplo de Copa e Taça, é uma competição singular, com área de ação mais curta. É somente um turno. Como na natação, temos piscina cheia (50m) e piscina curta (25m), uma coisa nada tema vêr com a outra.

Portanto, entenda, nunca existiu Campeonato Cearense entre 1914 e 1919.
A informação de um Campeonato Centenariano é errada. O Campeonato de 2014 leva o número 94. Errar é humano, permanecer no erro  é diabólico.

JOSÉ ELIAS BACHÁ
O que ocorreu com esses pseudo torneios, de 1914 a 1919, é que um pesquisador cearense encontrou alguns registros  jornalísticos , dando conta de resultados de futebol daquela época. 

Então, imaginou tratar-se de um Campeonato. Levou a idéia ao saudoso presidente José Elias Bachá, que foi até hoje,o mais popular presidente alvinegro. Ele ouviu tudo, direitinho, e depois afirmou:  "meu filho, isto é besteira, esse campeonato nunca existiu". E,o assunto morreu alí.

MÁRIO DEGÉSIO
Anos depois, o mesmo Senhor voltou à carga,sobre o assunto, procurando o saudoso Mário Degésio Cavalcante, ex-presidente do Gentilândia, torcedor apaixonado do Ceará Sporting, e que na ocasião, era presidente da Federação Cearense de Futebol. Mário ficou contaminado pela informação e, dezenas de anos depois, resolveu regularizar Campeonatos que nunca existiram na década de 10 (dez).

ESTÁ VIVO
A fonte, a pessoa que passou a informação à Elias Bachá e Mário Degésio Cavalcante, ainda, está vivo, embora, os dois protagonistas, no casos da comunicação já tenham falecido.

Mas, é de bom alvitre todos saberem que essas explicações são necessárias, para que muitas pessoas, inclusive, alguns colegas  cronistas esportivos que acreditaram em informações fajutas não sejam enganados ou "levados no bico".

CAMPEONATO CEARENSE
Esse primeiro turno, do Campeonato Cearense de 2014 (de número 94)
deixa um pouco de vazio em sua maneira de ser disputado. As ausências de Ceará e Guarany de Sobral, campeões e vice de 2013, e por isso mesmo disputando a Copa do Nordeste,  deixam parte da torcida olhando para o nada. 

Por isso, mesmo, Fortaleza, Ferroviário e Icasa, de Juazeiro, são os favoritos para vencerem a primeira fase, ganharem dois pontos de bonificação e, depois,ao lado de outro classificado, disputarem com Ceará e Guarany os demais jogos.

CAPITAL E INTERIOR
Entre os 9 clubes disputantes, neste primeiro turno, temos 3 clubes da Capital: Fortaleza,Ferroviário e Tiradentes e 6 do interior: Horizonte, Icasa, Guarani de Juazeiro do norte, Quixadá, Crato e Itapipoca.  São 3 agremiações da Capital e 6 do interior; o Horizonte vem mostrando bom trabalho e o Ferroviário, apesar dos esforços  feitos,  até agora não faz a Campanha que sua Diretoria e sua torcida desejam.

CAMPEONATO DE BENGALA
Muito embora a  denominação não tenha chegado para diminuir ninguém, ou seja, os veteranos, mas,  pelo contrário, motivá-los a boas atuações, o 94º Campeonato Cearense de futebol foi apelidado,por alguns,como Campeonato da Bengala.

Tudo isso em face da veteranice de três jogadores, dos três grandes clubes: 
Marcelinho Paraíba, do Fortaleza com 38 anos, Iarley, do Ferroviário,com 39
anos, e Magno Alves,do Ceará, que ainda vai estrear, com 38.

COPA DO NORDESTE
O Ceará Sporting fez uma excepcional estréia na Copa do Nordeste, vencendo por 5 a 0 a equipe do Clube de Regatas Brasil-CRB, de Maceió, no Estádio Gov. Plácido Castelão - CASTELÃO.  O Vovô pegou uma "galinha morta", em bom momento.  

 O time alagoano sem defesa, sem meio-campo e sem ataque foi uma presa fácil, para o preto e branco alencarino. O outro rival do CRB, no caso, o Centro Sportivo Alagoano - CSA, estreou no dia seguinte e, com 
uma equipe   bem  organizada, derrotou o famoso Esporte Clube Bahia, de Salvador, por 4 a 1.

RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE
Meus amigos, estou com o Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte, das 22 às 23 horas, nos dias em que não há relato de futebol com a Equipe de Moesio Loiola. Geralmente, na segunda e terça-feira, quinta e sexta-feira. Agradeço a honrosa audiência. AM 620 ou pela internet: radioassuncaocearense.am


KIT DE SEGURANÇA DA B & Q
Ao construir ou comprar sua casa, mande instalar o KIT SEGURANÇA da B & Q, contra quedas e subidas de energia. Segurança para toda sua família, com o KIT ENERGIA da B & Q. Você paga em quantas vezes puder. Ligue agora para 0800-095 67 77. Tratamento empresarial diferenciado para você e sua família!

RÁDIO CULTURA DE FORTALEZA.
Ouça no seu computador ou no aplicativo do seu celular radioculturadefortaleza.com.br
Você ouvirá o melhor da Música Popular Brasileira:
Francisco Alves, Nélson Gonçalves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Carlos Galhardo, Roberto Silva, Augusto Calheiros. Ataulfo Alves, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Maurício Benevides, Ângela Maria, Dalva de Oliveira,  Núbia Lafayette, Roberto Carlos, Carlos Alberto, Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano, Agnaldo Timóteo, Carmem Costa, Roberto Luna, Moacir Franco, Ademilde Fonseca, Carlos Augusto, José Augusto,  Mazé Dourado, Aíla Maria, Maliza Bomfim, Rose Espíndola, Isaurinha Garcia, Helena de Lima, Élen de Lima e muitos outros.

________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________


Nenhum comentário: