Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Brasil na competição do Festival Internacional de Cinema de Berlim

Brasil na competição do Festival Internacional de Cinema de Berlim

15/1/2014 15:51
Por Rui Martins, de Genebra

O diretor e os atores do filme A Praia do Futuro, selecionado para o Festival de Berlim.
O diretor e os atores do filme A Praia do Futuro, selecionado para o Festival de Berlim.
Depois de uma ausência de seis anos, o cinema brasileiro foi novamente selecionado para a competição no Festival Internacional de Berlim (6 ao 17 de fevereiro), onde irá concorrer com 19 filmes de nacionalidades diversas.
Trata-se do filme Praia do Futuro, de Karim Ainouz, rodado em Fortaleza, Berlim e no Mar do Norte e conta a história de um cearense que se torna emigrante brasileiro na Alemanha, para onde foi levado por uma paixão por um alemão com o qual, no início, se comunicava só por sinais, mas que o levou a dominar o idioma quando viviam em Berlim.
Como ocorre com muitos emigrantes, o personagem do filme de Karim, de nome Donato, decide começar vida nova no estrangeiro, rompendo com seu passado e mesmo com sua família, para a qual não envia nenhuma carta e nenhuma mensagem. Porém, deixou sua imagem de um ótimo nadador, como salvavidas, na Praia do Futuro, um bairro de Fortaleza, construído com o objetivo de se tornar uma atração turística, mas que o excesso de salinidade no ar levou ao fracasso.
Essa imagem ficou gravada na imagem do irmão mais novo, Ayrton, que, oito anos depois da partida e desaparecimento de Donato, aprende rudimentos da língua alemã e vai à Alemanha à sua busca. O encontro vai ocorrer numa outra praia, fria e cinzenta, bem diferente da praia cearense quente e colorida.
Karim Ainouz vive atualmente em Berlim considera seu filme uma homenagem a Berlim e vê algumas comparações entre uma praia turística que se pretendeu construir e uma cidade destruída, que se reconstruiu. Outros filmes de Karim Ainouz – O Céu de SuelyAbismo Prateado e Madame Satã.
São atores, Wagner Moura (Donato), Clemens Schick (Conrad) e o estreante Jesuita Barbosa (Ayrton). Embora tratando de um amor homossexual, Karim considera os personagens de seus filme como homens fortes e heróis, um filme sobre a coragem de tirar sua máscara, superar obstáculos e viver sua vida.
Outros filmes brasileiros em Berlim – na mostra Panorama, está o Homem das Multidões, de Cao Guimarães com Marcelo Gomes; e Hoje eu quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro. Dois filmes argentinos concorrem com o brasileiro na competição internacional.
Rui Martins, correspondente em Genebra, estará em Berlim durante o Festival.

Nenhum comentário: