Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 29 de dezembro de 2012

VICENTE ALENCAR INFORMA: Nº 302.


VICENTE ALENCAR INFORMA: Nº 302.
29 DE DEZEMBRO DE 2012. SÁBADO.


l - Hoje, 29 de dezembro, comemoramos o aniversário de Jáder de Carvalho, que foi Príncipe dos Poetas 
Cearenses, Jornalista, Sociólogo, Professor e Advogado brilhante. Jáder foi membro da Academia Cearense de Letras, e morreu em Fortaleza, no dia 7 de agosto, de 1985, aos 83 anos de idade. Se vivo fosse completaria hoje 111 anos, pois, nasceu em  
Quixadá em 1901.


2 - UM POUCO DA POESIA DE JÁDER

MODERNISMO
(In O Canto novo da Raça - 1927)

Teu cabelo à Rodolfo 
tuas olheiras românticas,
teus quadris inquietos e atordoadores,
teus seios bico-de-pássaro
- dão-me a idéia cabal deste século ultra chic!

Ontem, quando deixavas o cinema, 
- o colo nu,
os braços nus, 
a perna escandalosamente nua,
eu tive a súbita impressão de que,
na bolsa de ouro a te pender da mão,
vinha (de precavida que és!)
- o teu vestido.


POLÊMICA
(Terra de Ninguém, 1931).

Ante o esplendor da floresta ressucitada
pela fartura d'água,
fui ouvir as graúnas, e os galos-de-campina.
E, depois, vendo a enxada cavar ansiosamente a terra,
para o ato quase litúrgico da fecundação,
eu me perguntei quase maravilhado:
- Foi milagre?
Lábio humano, o lábio introvertido do sertanejo,
nada me disse.
Mas um sapo, um desses sapos polêmicos do Nordeste,
lá dos juncos da lagoa, respondeu-me com alegria:
- Foi!  Foi!
Ora, outro sapo, desses que também amam o diálogo sem fim, 
não vacilou em desmentir:
- Não foi!  Não foi!


3 - Jáder de Carvalho como jornalista fundou os jornais A ESQUERDA e o DIÁRIO DO POVO. 


4 - Entre os principais títulos publicados por 
Jáder de Carvalho, registram-se:


- Classe Média, em 1937.
- Doutor Geraldo, em 1937.
- A criança vive, em 1945.
- Eu quero o Sol, em 1946.

TEMAS SOCIOLÓGICOS:

- O problema demográfico, em 1930.
- O Índio Brasileiro, em 1930.
- Povo Sem Terra, em 1935.


-   Jáder foi professor do Colégio Estadual Liceu do Ceará.

-   Foi Assessor Jurídico do Conselho de Assistência Técnica dos Municípios.



   Pertenceu:

- Ao Instituto do Nordeste.
- Academia Cearense de Letras.
- Sociedade Brasileira de Sociologia.

Nenhum comentário: