Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

VICENTE ALENCAR INFORMA: Nº 300.


VICENTE ALENCAR INFORMA: Nº 300. 
26 DE DEZEMBRO DE 2012. 4ª FEIRA.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.


1 - UM POUCO DE JORGE LUIS BORGES
"Continuo fingindo que não sou cego, continuo comprando livros, continuo enchendo minha casa de 
livros. Outro dia, me presentearam com uma edição, do ano de 1966, da Enciclopédia de Brokhause. Senti
a presença desse livro em minha casa, senti-a como uma espécie de felicidade.

Alí estavam os vinte e tantos volumes, com uma letra gótica que não posso ler, com as imagens e gravuras que não posso ver, e sem embargo, o livro estava alí. Eu sentia como uma gravitação amistosa do livro".

2 -  Avenida dos Ventos o último livro de Maria Thereza Leite, a contista cearense que mostra maturidade absoluta nos seus escritos. É uma peça da melhor qualidade literária. Vale a pena ler: Onde nascem os ventos gemidos, O Sobrado, Visões do Labirinto, Ribeirão do tempo, além do conto-título.
Depois citarei os demais.

3 - Relembrando:
FRANCISCO ALVES (CHICO VIOLA), o Rei da Voz, o maior cantor do Brasil, em sua época (Até 1952), gravou pela primeira vez no Brasil, em 1927, ainda na fase mecânica. Foram 25 anos de absoluta liderança, observando-se uma conta simples. O disco elétrico somente seria lançado um ano depois, em 1928. Naquele ele realizou duas gravações.


4 - A MULHER QUE FICOU NA TAÇA
    (Francisco Alves - Orestes Barbosa).

Fugindo da nostalgia
fui procurar alegria
na ilusão dos cabarés
sinto beijos no meu rosto
mas bebo por meu desgosto
relembrando quem tu és.

E quando bebendo espio
Numa taça que esvazio
Vejo uma visão qualquer
Não distingo bem o vulto
mas deve ser do meu culto
o vulto dessa mulher.

Quando mais ponho bebida
mais a sombra colorida
aparece ao meu olhar
aumentando o sofrimento
no cristal em que sedento
tento a paixão sufocar.

E no anseio da desgraça
encho mais a minha taça
para afogar a visão
quanto mais bebida eu ponho
mais cresce a mulher no sonho
na taça e no coração.

Nenhum comentário: