Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

VERSATILIDADE POÉTICA


VERSATILIDADE POÉTICA
            Valendo-se de sua versatilidade e sensibilidade poéticas, Rita de Cássia surpreende de livro para livro. Não no formalismo criador, que sua poesia, liberta de metáforas enganosas, quase sempre elítica e essencial, é de uma expressividade grande e cósmica; mas na variação temática, com o seu como dizer poético multifacetado, a um tempo contido e inversamente expansivo, fotográfico, em ciranda impressionista, palpitante e vívido,lírico, humano e denunciante. Toda esta pulsação criadora surpreende, palpita, e não cai na redundância.
            Cajueiro florido (Fortaleza, CE., 2012, de belíssima apresentação gráfica, capa e fotos ilustrativas de Beatriz Alcântara),o último livro entregue ao público é um degrau a mais na sua caminhada poética. Cada criação,tal como nos livros anteriores, é uma sequência de achados poéticos. A autora, sensível observadora da vida sentida, ida ou presente, tudo transmuda vibrantemente em poesia. Voltada sentimentalmente para as belezas ecológicas, fez de Cajueiro florido, já pelo título, uma síntese de sensações humanas e sociais. Citação ao acaso: "Amor escondido/ Amor guardado/Amor esquecido . . ."in Amor& Cia. Outra: "Na espera do tempo/perco minha identidade". . in Identidade. As citações seriam continuadas para esta afirmação: a poetisa está em permanente tempo de espera, e o que lhe vem a relevo, de repente, é ungido, dentro da variação temática, de uma benquerença subjacente notável. Um anjo bom acompanha a sua poesia, e dele se socorre, como  contra-espelho, não em busca de dualidade na mensagem criada, antes para que a criação poética caminhe por veredas mais profundas, como acontece.
            Tal como afirma a autora no início do poema Certeza:
            "Questiono, questionamos/a vida doce e amarga/dos dias curtos, corridos/no espaço perdido/nos tempos febris". . . .
            Eis aqui, neste livro, o exemplo do simples sem ser fácil. Cajueiro florido é a mais recente floração de uma poetisa irmanada e sacralizada às palpitações da Vida, na sua essência e essencialidade, sem fulgurações duvidosas, tal o fruto de um cajueiro ou um pássaro que apenas voa.
                                                                                  Caio Porfírio Carneiro
SP., 02/12/2012

Nenhum comentário: