Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Programação de julho do Teatro Universitário apresenta diversidade de linguagens




Programação de julho do Teatro Universitário apresenta diversidade de linguagens

Contos de Luis Fernando Veríssimo, relatos memorialísticos de Nelson Rodrigues, ritmos africanos e seus desdobramentos para a cultura popular brasileira, rock autoral, reflexões sobre as relações entre médicos e pacientes e turnê patrocinada por edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte) compõem a diversa programação de julho do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da UFC. Confira a seguir:

De 1º a 4 de julho, sempre às 19h30min, alunos da turma de 2013 do Curso de Teatro da UFC apresentam a montagem "Deslegível". Com adaptação e direção de Pedro Henriques, orientação para canto do maestro Poty e iluminação de Wallace Rios. O espetáculo apresenta adaptações de contos de Luis Fernando Verissimo e dramaturgia de Newton Moreno, acompanhado de células cênicas criadas a partir das experiências vividas pelos alunos nas disciplinas de interpretação e fragmentos de canções.

"No Ato", nesta quinta-feira (2), às 16h, é uma compilação de crônicas e relatos memorialísticos de Nelson Rodrigues dirigido e apresentado pelo ator, diretor e professor Ricardo Guilherme. No palco do TU, o texto converte-se, sob o ponto de vista temático, em manifesto que aborda as relações do ator com o espectador de teatro, considerando-se as especificidades da atividade cênica, sobretudo sua natureza efêmera e performática, cuja dinâmica justifica a alusão insistente e cíclica de que o teatro está em crise. A abordagem caracteriza esse estado crônico de crise como salutar, detectando nele uma inerente oportunidade de crítica e de autocrítica capaz de ratificar a vocação dialógica do ato teatral como uma ação interpessoal e radicalmente coletiva, que se fundamenta numa postura relacional, relativizadora e intersubjetiva.  

Já de 8 a 10 de julho, às 20h, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, da UFC, apresenta o seu segundo espetáculo, "Agô Tambor", baseado em uma construção cênico-percussiva inspirada em ritmos da cultura africana e seus desdobramentos nas manifestações da cultura popular brasileira. O enredo traz nos toques do agogô – instrumento tradicional da música yorubá africana – as principais sonoridades arranjadas musicalmente nos ritmos como kpatsa, sikyi, congada e samba-reggae.

Dirigido pela Profª Catherine Furtado, do Curso de Música da UFC, e co-dirigido por Artur Guidugli, o espetáculo tem figurinos de Isac Bento e preparação corporal de Aristides de Oliveira.

No dia 14 de julho, às 20h, a banda A Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes apresenta show com músicas autorais e músicas consagradas em novas versões, tendo o rock como base. O grupo é formado por Rodrigo Ferrera (vocais), Jeferson Tinôco (guitarra e vocais), Bruno Leonardo (guitarra) e Wendel (bateria).

Com direção de Abimaelson Santos, o espetáculo "50' de solidão" será apresentado de 20 a 24 de julho e de 28 de julho a 1º de agosto, sempre às 20h. Produzido pelo Pacto Coletivo de Teatro, propõe um debate sobre o corpo humano em estado psíquico de decomposição a partir de um olhar específico, as relações entre médicos e pacientes. Em cena, uma livre adaptação do texto 4:48 Psicose, da dramaturga inglesa Sarah Sane (1971-1999). Duas personagens, uma médica e uma paciente, que debatem assertivamente sobre o estado profundo de morbidez psicológica do corpo. No decorrer da trama, entre declarações amorosas e conflitos, um angustiante fim se aproxima. O elenco é formado por Leuise Furtado, Lidya Ferreira e Karen Cristini.

CARAVANA 3 MARIAS – Em turnê por cinco capitais brasileiras, a Caravana 3 Marias, projeto contemplado em edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), chega ao Teatro Universitário para apresentar três solos: "Solo Almodóvar", no dia 17, às 20h; "Amanheceu", no dia 18, às 20h; e "Benedita", dia 19, às 19h. No dia 18, às 18h, o Grupo Teatro Novo é convidado local da Caravana e apresenta o espetáculo solo "Anônimos", de Sidney Malveira. Saiba mais em: http://bit.ly/1T24MYp

Toda a programação é gratuita. O Teatro Universitário está localizado na Av. da Universidade, 2210, Benfica. Mais informações através do telefone 85 3366 7832.

Fonte: Prof. Héctor Briones, diretor do Teatro Universitário – fone: 85 3366 7832

======

Teatro Universitário seleciona propostas artísticas para evento de 50 anos de atividades

Estão abertas, até 19 de julho, as inscrições para o edital "50 anos do TU", que irá selecionar ações artísticas para integrar evento de comemoração de meio século de atividades do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, em agosto. Podem se inscrever universitários de cursos de artes residentes na cidade de Fortaleza, nas áreas: cenas curtas (dança e teatro), performances, esquetes e intervenções urbanas.

Estão habilitados a participar estudantes regularmente matriculados nos cursos de artes do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que desenvolvam atividades ligadas às artes cênicas e performáticas, seja como artista individual ou em grupos/coletivos. No caso de coletivos, a maioria dos integrantes deve ser de estudantes universitários, exceto trabalhos de direção realizados com estudantes de escolas públicas.

Candidatos podem se inscrever através do e-mail 50anostu@gmail.com. A mensagem deve conter o formulário virtual de inscrição preenchido (http://bit.ly/1g7N7jV), vídeo ou fotografias da ação artística e comprovante de matrícula. Serão selecionadas 15 ações artísticas para integrar o evento de comemoração do TU. A análise será feita pela direção do Teatro Universitário e o resultado será divulgado no dia 27 de julho, nas mídias sociais do Teatro (http://on.fb.me/1Iqx0sM).  

A iniciativa é uma promoção do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC. Tem apoio do projeto Ocupação Benfica, promovido pelo Instituto Teatro Público. Edital da seleção e mais informações estão disponíveis no site dos 50 anos do Teatro Universitário (http://50anostu.wix.com/edital).

Fonte: Prof. Héctor Briones, diretor do Teatro Universitário da UFC – fone: 85 3366 7832


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – Fortaleza/CE – CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 – Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: