Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Equipe da Maternidade-Escola estuda relação entre HPV e câncer de mama



Equipe da Maternidade-Escola estuda relação entre HPV e câncer de mama

Equipe multidisciplinar formada por médicos, biólogo, bioquímico e estudantes de Medicina da UFC começou estudo há cerca de um ano que detectou a presença de DNA do papilomavírus humano (HPV) em 59% das 71 amostras de tecido mamário com câncer analisadas. "Já encontramos a associação. A próxima etapa de nossa investigação é a identificação do tipo de HPV presente, se o 16, o 18 ou outro menos comum", explica José Roosevelt Cavalcante, médico da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da UFC.

O HPV, muito associado ao câncer de colo de útero, tem sido detectado em cânceres de órgãos como pele, boca, faringe, laringe, esôfago, pulmão, cólon, reto e ovários. Mais recentemente, cientistas internacionais demonstraram a presença do DNA do HPV em grande número de cânceres de mama.

As amostras analisadas no Ceará provêm de biópsias mamárias. As amostras de mamas normais, que são os casos-controle, são oriundas de mamoplastias redutoras estéticas. A faixa etária das mulheres é de 27 a 97 anos de idade (média = 55,8), para os casos de carcinoma e de 24 a 84 anos de idade (média = 43,2) para os casos de mamas normais. Serão, ao todo, 212 amostras analisadas ao final do estudo.

O câncer de mama é o que mais mata no Brasil. Entre 2003 e 2013, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 130 mil pessoas tiveram a morte causada por ele.

Esse estudo, que tem a MEAC como centro de referência, representa, portanto, um grande avanço na orientação da linha de investigação das causas de câncer de mama em nível mundial. "Outro aspecto relevante para a saúde pública diz respeito à vacinação para HPV ora em prática no Brasil e no mundo, mas direcionada à prevenção do câncer de colo uterino. Se o HPV tiver, de fato, papel importante na gênese do câncer mamário, é possível esperar, dentro de 10 a 15 anos, uma significativa queda nas estatísticas de casos positivos para o câncer mamário – em razão justamente da vacinação", completa Roosevelt.

PESQUISA NA UFC – A pesquisa de doutorado Estudo do papilomavírus humano (HPV) no carcinoma mamário em centro de referência em Fortaleza-CE, de autoria do médico José Roosevelt Cavalcante, foi um dos quatro trabalhos selecionados entre 276 inscritos para a 18ª edição do Congresso Brasileiro de Mastologia, realizado de 4 a 6 de junho, em Curitiba, Paraná.

A equipe inclui ainda: Cristiane Cunha Frota, Márcia Valéria Pitombeira Ferreira, Paulo Roberto Carvalho de Almeida, Gizele Almada Cruz, Lara Mulato Lima, Laura Magda Costa Feitosa, Bruno Masato Kitagawa de Oliveira e Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, todos da UFC.

Além da MEAC, estão envolvidos na pesquisa o Departamento de Patologia e Medicina Legal e o Laboratório de Microbactérias da UFC e o Laboratório Biopse, que participou cedendo material de mamas saudáveis para a análise.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC-Ebserh – fone: 85 3366 8183

=====

Abertas inscrições para seleção de professores substitutos nos campi de Fortaleza

Estarão abertas, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, as inscrições para seleção pública de professor substituto do Centro de Ciências e da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC, em Fortaleza.

No Centro de Ciências, está disponível uma vaga para o Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, no setor de estudo "Química Geral". Já na FEAAC, a vaga é para o Departamento de Teoria Econômica, no setor "Teoria Econômica".

O regime de trabalho para as vagas é de 40 horas semanais, e a remuneração, de R$ 5.143,41 mensais. Os candidatos devem ter título de doutor. Detalhes no Edital nº 155/2015 (http://bit.ly/1IO09Qr). Mais informações no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (www.progep.ufc.br).

Fonte: Divisão de Planejamento e Movimentação de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fone: 85 3366 7407


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – Fortaleza/CE – CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 – Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: