Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Laboratório de Arquitetura e Urbanismo expõe 'novo cobogó' em evento internacional


Laboratório de Arquitetura e Urbanismo expõe 'novo cobogó' em evento internacional

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Projeto Digital (LED), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, está entre os 25 escolhidos para apresentar trabalho na exposição internacional Homo faber – Fabricação digital na América do Sul, que será realizada em São Paulo, de 7 a 31 de julho.

O evento reúne trabalhos tanto de centros acadêmicos como de pesquisadores independentes latino-americanos e integra a 16ª CAAD Futures, conferência na área de design computacional que, pela primeira vez, está sendo realizada no Brasil.

O trabalho que será apresentado chama-se "Design de Precisão" e é o protótipo de um cobogó de quatro faces. O cobogó é um tijolo vazado, geralmente de cerâmica, bastante conhecido no Nordeste. Ele é feito para permitir a passagem de ar e iluminação, evitando o aquecimento de alguns ambientes.

Um vídeo sobre o trabalho pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=P478ZUms6oE

Os pesquisadores do LED estudaram o impacto da incidência solar e dos ventos nas edificações voltadas para o norte, sul, leste e oeste em Fortaleza. A partir desses dados, aplicaram técnicas de modelagem paramétrica e fabricação digital para realizar um processo de otimização no desenho dos cobogós, de modo a garantir, para cada uma das direções, maior ventilação e redução de calor.

Cada otimização gerou um desenho utilizado em uma das faces do protótipo, que conta ainda com dois lados lisos. "Cada face é a situação ideal para uma orientação do edifício", explica a Profª Mariana Lima, uma das coordenadoras do LED, ao lado dos professores Daniel Cardoso e Roberto Vieira. O LED foi o único laboratório do Norte e Nordeste convidado a participar da Homo faber.

Fonte: Profª Mariana Lima, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC – fone: 85 3366 7759

======

C.A. de Engenharia de Alimentos abre inscrições para cursos de férias

O Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Alimentos da UFC ofertará, de 5 a 22 de julho, no Departamento de Tecnologia de Alimentos (Av. Mister Hull, 2977, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), os cursos Boas Práticas de Fabricação, Boas Práticas de Manipulação, Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Serviços de Alimentação e Indústria de Alimentos, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, além de Elaboração de Manual de Boas Práticas.

As inscrições podem ser realizadas até dois dias úteis antes do início de cada curso, na sala do Centro Acadêmico XVI de Outubro (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, bloco 857), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

As formações possuem duração de 20 horas/aula e têm o objetivo de facilitar o acesso dos alunos aos cursos mais requeridos em futuros estágios e na própria profissão. Serão emitidos certificados para os participantes. Mais informações sobre os cursos, como conteúdo, ministrantes e valores, podem ser acessadas na página do C.A. no Facebook (http://on.fb.me/1LZGppZ). Veja a seguir o horário e a data específica de cada curso:

Boas Práticas de Fabricação: 9 a 15 de julho, das 8h às 12h;
Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Serviços de Alimentação e Indústria de Alimentos: 16 a 22 de julho, das 8h às 12h;
Boas Práticas de Manipulação de Alimentos: 16 a 22 de julho, das 13h30min às 17h30min;
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle: 9 a 15 de julho, das 13h30min às 17h30min;
Elaboração de Manual de Boas Práticas: 6 a 10 de julho, das 8h às 12h.

Fonte: Willame Sousa, do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Alimentos – fone: 85 99612 7074 / e-mail: caengenhariadealimentosufc@gmail.com


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – Fortaleza/CE – CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 – Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: